Questões de Planejamento de Bibliotecas (Biblioteconomia)

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Segundo Andrade e Vergueiro (1996), a biblioteca tem autonomia ou delegação para a realização das compras. Após o profissional que atua em biblioteca definir os fornecedores com quem trabalhará, dá-se início ao processo de compra dos materiais, que em geral passa pelas seguintes etapas, EXCETO:

  • A Elaboração de listas para cotação e sua remessa aos fornecedores.
  • B Encaminhamento do pedido de compras, sem necessidade de encaminhar à unidade responsável por esse serviço.
  • C Recebimento das cotações e decisão quanto à aquisição.
  • D Controle de registros.
  • E Pagamento e recebimento do material.

Segundo Maciel (2000), controle é uma função gerencial destinada a verificar se os resultados são alcançados por meio das operações executadas. Nessa função, tomam-se decisões no exercício da avaliação. São ações que fazem parte do exercício da avaliação, EXCETO:

  • A Manter objetivos e metas inalterados.
  • B Avaliar a adequação dos recursos materiais, humanos e orçamentários durante o andamento das ações planejadas, propondo alterações.
  • C Alterar fluxos e rotinas de trabalho que não estejam se mostrando eficazes.
  • D Propor mudanças na estrutura organizacional, se esta não estiver compatível com os resultados que se pretende.
  • E Alterar planos, programas ou projetos quando mudanças de política, estratégicas ou ações estejam se fazendo necessárias.

Sobre os princípios e funções administrativas em bibliotecas, assinale a alternativa CORRETA.

  • A A direção em uma biblioteca se refere ao controle do público que utiliza o acervo, sem envolver a gestão de equipes e recursos.
  • B A função de organização se refere, exclusivamente, à disposição física dos livros nas estantes, não envolvendo outras áreas da biblioteca.
  • C A administração de bibliotecas se concentra apenas na gestão do acervo, sem a necessidade de planejamento estratégico.
  • D O planejamento é uma função administrativa essencial para bibliotecas, pois orienta a definição de objetivos, metas e estratégias para a prestação eficiente dos serviços de informação.
  • E A função de controle em uma biblioteca é responsável por garantir que o acervo esteja em boas condições físicas, sem relação com o desempenho dos serviços.

A elaboração de um plano estratégico para uma biblioteca pública exige a consideração de diversos fatores, incluindo a análise do ambiente externo e interno. Nesse contexto, a identificação de tendências sociais, tecnológicas e econômicas que podem impactar a oferta de serviços e a demanda por informações é crucial para:

  • A A definição de metas e objetivos estratégicos que reflitam a missão e os valores da biblioteca, alinhados com as necessidades e expectativas da comunidade a ser atendida.
  • B A seleção e aquisição de recursos informacionais relevantes e atualizados, garantindo a qualidade e a diversidade do acervo, de acordo com os interesses e as demandas dos usuários.
  • C O desenvolvimento de serviços e programas inovadores que promovam o acesso à informação, a leitura e a cultura, utilizando tecnologias e metodologias que atendam às diferentes faixas etárias e grupos sociais.
  • D A avaliação contínua do desempenho da biblioteca, monitorando o alcance das metas, a satisfação dos usuários e a eficiência dos processos, com vistas ao aprimoramento da gestão e dos serviços oferecidos.

Apesar de toda a valorização no plano do discurso, a situação real da biblioteca escolar no Brasil continua precária, fato que tem sido reconhecido inclusive em nível governamental. O Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar, da Escola de Ciência da Informação, da UFMG, se dispôs a elaborar parâmetros para criação e avaliação de bibliotecas escolares, justamente com o objetivo de prover a sociedade de um instrumento capaz de ajudar a melhorar um pouco essa situação. Sobre o trabalho que norteou a elaboração desses parâmetros, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A O objetivo principal dos elaboradores dos parâmetros era criar um documento capaz de apoiar as escolas no processo de implementação da Lei nº 12.244/2010.
  • B Os parâmetros deveriam oferecer aos interessados um ponto de partida para se criar bibliotecas nas escolas, além de permitir o aperfeiçoamento das bibliotecas escolares já existentes.
  • C Partiu-se do princípio de que os padrões deveriam constituir-se de referenciais rígidos, que não admitissem modificação a partir das comunidades educacionais, exceto por bibliotecários brasileiros.
  • D Para a composição do documento, apenas foram selecionados os seguintes aspectos: espaço físico, acervo, computadores com acesso à internet, organização do acervo, pessoal, serviços e atividades.