Questões de Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação (Biblioteconomia)

Limpar Busca

A figura a seguir mostra fatores que influem na busca em uma base de dados.

Com base na figura, assinale a assertiva correta.

  • A Admitindo-se que o pedido se aproxime razoavelmente da necessidade de informação, o fator seguinte a influir no desempenho será a experiência do bibliotecário documentalista.
  • B O vocabulário da base de dados não se mostra essencial. Qualquer que seja o vocabulário controlado, não se poderá realizar uma busca que seja mais específica do que o vocabulário permite.
  • C Se o pedido for uma representação imperfeita da necessidade de informação, passa a ser quase irrelevante que todos os demais elementos — vocabulário, estratégia de busca, indexação, etc. — sejam satisfatórios.
  • D Indexação coerente é necessariamente o mesmo que indexação de alta qualidade. Esta somente pode ser aferida ex post facto, isto é, como resultado da experiência na operação de um sistema de recuperação e mais especificamente sua avaliação.

O planejamento para a realização de um estudo de usuários envolve várias etapas, que devem ser destacadas no documento do projeto do estudo de usuários. NÃO é etapa desse planejamento:

  • A Definição dos objetivos, metas e limites do estudo.
  • B Diagnóstico da situação e esboço do prognóstico da situação futura.
  • C Determinação da população/amostra e Elaboração do cronograma.
  • D Estudo infométrico e marketing.

Accart (2012) destaca vários objetivos a serem considerados na concepção do Serviço de Referência e Informação (SRI). Sobre esses objetivos, analise:
I. Apresentar uma imagem positiva da instituição através do cuidado dispensado quanto ao lugar físico, organização do espaço, contar com pessoal qualificado, dando ao SRI uma identidade própria. II. Atingir a excelência na classificação e catalogação para orientação e pesquisa de informação nas bases de dados. III. Ser intermediário entre uma necessidade de informação e as fontes de informação, valendo-se de todos os recursos disponíveis para melhor atender às necessidades de informação. IV. Usar as TIC, em relação à comunicação visual / divulgação da biblioteca, como ferramentas estratégicas para o SRI, colocando a biblioteca em um cenário de hibridez cada vez menor.
São objetivos:

  • A I, II e III, apenas.
  • B I, II e IV, apenas.
  • C II e IV, apenas.
  • D I e III, apenas.

Sobre o estudo de usuários, analise as assertivas.


I. Os métodos, técnicas e modelos utilizados como procedimentos metodológicos nas pesquisas de estudo de usuários da informação têm sido inadequados na sua maior parte para o entendimento das reais necessidades dos usuários, dificilmente descobertas, mensuradas e classificadas.

II. Uma proposta teórica e metodológica não pode somente ser útil para a identificação da necessidade de informação, mas também deve evidenciar o seu profundo impacto para encontrar os caminhos e significados para satisfazer as necessidades identificadas.

III. As pessoas recebem informação de seu meio ambiente social – em certo sentido, do físico – e a integram àquela que já existe em sua memória, o que resulta no aparecimento ou na manifestação de um comportamento para se informar, produto dessa fusão. Contudo, o estudo dos usuários da informação abarca somente determinados aspectos referentes às necessidades, ao comportamento, ao uso da informação e à satisfação do usuário.

IV. As áreas de Biblioteconomia e da Ciência da Informação exigem a disseminação de conhecimentos teóricos que possam aprimorar e enriquecer as práticas da prestação dos serviços informativos para que sejam capazes de atender proativamente as necessidades e os interesses dos usuários de informação. Logo, é preciso que os fundamentos teóricos e metodológicos sejam discutidos para serem percebidos e entendidos de modo cada vez mais claro para facilitar a sua aplicação prática.


Estão corretas as assertivas

  • A I e IV, apenas.
  • B I, II e IV, apenas.
  • C III e IV, apenas.
  • D I, II e III, apenas.

Sobre gestão de unidades de informação, leia o trecho. A _____________ da qualidade em serviços de informação é um conjunto de ações focadas _____________ ao sucesso da organização, voltadas à ____________ dos serviços com ênfase na ampliação das possibilidades de _______________ dos clientes.
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

  • A Melhoria – Estrategicamente – Satisfação – Gestão
  • B Satisfação – Estritamente – Gestão – Melhoria
  • C Melhoria – Principalmente – Gestão – Satisfação
  • D Gestão – Estrategicamente – Melhoria – Satisfação