Questões de Orientação Profissional na Psicologia (Psicologia)

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Com relação ao trabalho do psicólogo no processo de orientação profissional/vocacional, é incorreto afirmar que:

  • A O psicólogo deve basear a orientação profissional no sigilo e na privacidade.
  • B É papel do psicólogo acompanhar o orientando e definir, de acordo com sua habilidade técnica, quais as melhores atividades profissionais que atendam seu perfil.
  • C A orientação de carreira deve propor um planejamento que considere sonhos, potencialidades, valores e alguns possíveis obstáculos que possam existir.
  • D O psicólogo será um facilitador no processo, logo, a escolha final é feita pelo jovem/adulto, devendo ele estar consciente da responsabilidade por suas escolhas.
  • E O processo envolve várias fases e etapas, entre elas pode ser a testagem psicológica.

A psicologia pode contribuir com a inclusão das pessoas com deficiência nos espaços organizacionais. Nesse sentido, a Orientação Profissional e de Carreira (OPC) é um meio de auxiliar na inserção profissional e social dos cidadãos com deficiência, pois auxilia a construção de projetos de vida individuais, além de participar da elaboração e acompanhamento de mecanismos de inserção no âmbito do trabalho. Dessa maneira, através da OPC, pessoas com deficiência física / motora, visual, auditiva ou intelectual se beneficiariam do mesmo processo, tendo em vista que nessas deficiências os desafios e dificuldades enfrentadas são as mesmas. 

  • Certo
  • Errado

Na Orientação, acompanhamento e readaptação profissionais o atendimento é prestado, principalmente, por dois profissionais, o responsável pela orientação profissional e o Perito Médico. O responsável pela orientação é o servidor de área afim à Reabilitação Profissional, e pode ser assistente social, psicólogo, pedagogo, terapeuta ocupacional, sociólogo, entre outros. Ao orientador compete:

  • A avaliar as perdas e ganhos funcionais, nível de escolaridade, faixa etária, estrutura familiar e outras experiências profissionais, situação e vínculos empregatícios anteriores.
  • B orientar após aplicação de teste, o desempenho da nova função/atividade a exercer no mercado de trabalho, no caso de precarização de vínculo.
  • C encaminhar para a preparação profissional, utilizando-se dos recursos disponíveis na comunidade (cursos e treinamentos provenientes de parcerias, contratos e convênios).
  • D acompanhar “in loco” o programa de RP desenvolvido pelo segurado, e ainda, por meio de entrevistas, a situação do reabilitado, após o seu retorno ao trabalho diariamente.
  • E definir competências e habilidades, regras de desempenho de retorno ao trabalho e prescrever os recursos materiais necessários para a recuperação plena do trabalhador.

A orientação profissional e de carreira é um conjunto de atividades que permite aos cidadãos identificar as suas aptidões, competências e interesses, tomar decisões importantes em nível escolar, de formação e profissional e gerir os seus projetos de vida individuais no estudo, no trabalho e em outros contextos nos quais essas aptidões e competências são adquiridas ou utilizadas.


É correto afirmar que um instrumento com parecer favorável pelo Conselho Federal de Psicologia que mensura como o sujeito lida com tarefas do desenvolvimento vocacional é o(a)

  • A Escala de Empregabilidade.
  • B Inventário de Interesses Kuder.
  • C Método de Avaliação de Pessoas (MAPA).
  • D Escala de Maturidade para Escolha Profissional (2ª edição) – EMEP.

De acordo com Levenfus (2016), são aspectos que precisam ser considerados para o processo de orientação profissional

  • A os gostos, as dúvidas, as decisões, as escolhas, a interferência financeira, a universidade, o mercado de trabalho, as informações, a influência, o autoconhecimento, a identificação e o sistema de ingresso, entre outros aspectos relacionados à formação pessoal e a contextos socioculturais.
  • B a tendência vocacional e o mercado de trabalho.
  • C os níveis de inteligência, aptidão e autoconhecimento.
  • D a aptidão genuína e a posição socioeconômica da família, que influenciam diretamente no desenvolvimento vocacional do jovem.
  • E as aptidões, pois, com o potencial para o desempenho da atividade profissional, o indivíduo conseguirá uma colocação no mercado de trabalho.