Questões de O processo de socialização (Pedagogia)

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No contexto da Educação Infantil, as brincadeiras e atividades esportivas devem ser planejadas para promover o desenvolvimento integral das crianças. Qual das alternativas abaixo descreve de maneira mais eficaz a relação entre essas atividades e o desenvolvimento infantil?

  • A Brincadeiras e atividades esportivas devem ser planejadas com foco exclusivo na competição, com o objetivo de desenvolver habilidades motoras e cognitivas.
  • B Atividades esportivas e brincadeiras devem ser abordadas como formas de promover a socialização e a cooperação, priorizando a diversão e a expressão corporal em um ambiente de respeito e acolhimento.
  • C O foco nas brincadeiras deve ser puramente recreativo, sem objetivos pedagógicos claros, enquanto as atividades esportivas devem ser estruturadas como aulas de treinamento físico.
  • D As atividades esportivas devem ser limitadas a momentos de recreação sem qualquer intervenção pedagógica, enquanto as brincadeiras devem ser estruturadas para ensinar conceitos acadêmicos.
  • E As brincadeiras e atividades esportivas podem ser substituídas por atividades acadêmicas formais, pois têm pouca influência sobre o desenvolvimento cognitivo da criança.

Sobre a relação entre o desenvolvimento da criança e as brincadeiras, analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA.

  • A As brincadeiras ajudam as crianças na aprendizagem das diversas linguagens, possibilitam a ampliação de narrativas, do discurso oral e da comunicação.
  • B Brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança, pois desse modo desenvolve as capacidades de imitação, atenção, memória, imaginação, socialização e integração.
  • C As brincadeiras possibilitam que as crianças conheçam o seu próprio corpo, seus limites e suas possibilidades.
  • D As brincadeiras permitem generalizações e tomadas de consciência.
  • E No âmbito educacional, as escolas não precisam disponibilizar espaços e tempos para a ludicidade, uma vez que não é preciso propiciar uma experiência de continuidade no Ensino Fundamental em relação à Educação Infantil.

A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental requer atenção para garantir a integração e a continuidade dos processos de aprendizagem das crianças.
Sobre essa transição, analisar os itens.
I. É necessário um equilíbrio entre as mudanças introduzidas e a continuidade das aprendizagens.
II. A nova etapa precisa ser construída com base no que os educandos não sabem e não são capazes de fazer, pois precisam perceber que têm muito a aprender.
III. É necessário estabelecer estratégias de acolhimento e de adaptação para as crianças.
Está CORRETO o que se afirma:

  • A Apenas nos itens I e II.
  • B Apenas nos itens I e III.
  • C Apenas nos itens II e III.
  • D Em todos os itens.

A sociologia da infância apresenta contribuições significativas para repensar o papel das crianças como sujeitos de direito e agentes sociais. Acerca do assunto, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) A sociologia da infância se posiciona a favor o adultocentrismo, propondo uma visão que reconhece as crianças como sujeitos ativos, capazes de influenciar e transformar a sociedade no presente, mas enfatizando seu papel como futuros adultos.
(__) A perspectiva de gênero e raça é negligenciada nas análises sociológicas da infância realizadas no Brasil.
(__) A criança é vista como sujeito histórico e de direitos, sendo parte ativa na construção de sua vivência social.
(__) O campo da sociologia da infância no Brasil tem se expandido nas últimas décadas, contribuindo para a formulação de políticas públicas que reconhecem as crianças como sujeitos de direito e consideram suas especificidades culturais e sociais.

A sequência está correta em:

  • A F − V − V − F.
  • B F − F − V − F.
  • C F − F − V − V.
  • D V − F − F − V.

No que concerne à relevância da consciência fonológica para o processo de alfabetização e às etapas da alfabetização, bem como à construção e ao desenvolvimento da leitura e da escrita, julgue o item a seguir.


Uma das contribuições da teoria da psicogênese da língua escrita é o reconhecimento de que o sujeito em alfabetização é ativo em seu processo de conhecimento, capaz de progressivamente (re)construir esse sistema de representação, interagindo com a língua escrita em seus usos e práticas sociais. 

  • Certo
  • Errado