Questões de O processo de socialização (Pedagogia)

Limpar Busca

No contexto da Educação Infantil, as brincadeiras e atividades esportivas devem ser planejadas para promover o desenvolvimento integral das crianças. Qual das alternativas abaixo descreve de maneira mais eficaz a relação entre essas atividades e o desenvolvimento infantil?

  • A Brincadeiras e atividades esportivas devem ser planejadas com foco exclusivo na competição, com o objetivo de desenvolver habilidades motoras e cognitivas.
  • B Atividades esportivas e brincadeiras devem ser abordadas como formas de promover a socialização e a cooperação, priorizando a diversão e a expressão corporal em um ambiente de respeito e acolhimento.
  • C O foco nas brincadeiras deve ser puramente recreativo, sem objetivos pedagógicos claros, enquanto as atividades esportivas devem ser estruturadas como aulas de treinamento físico.
  • D As atividades esportivas devem ser limitadas a momentos de recreação sem qualquer intervenção pedagógica, enquanto as brincadeiras devem ser estruturadas para ensinar conceitos acadêmicos.
  • E As brincadeiras e atividades esportivas podem ser substituídas por atividades acadêmicas formais, pois têm pouca influência sobre o desenvolvimento cognitivo da criança.

Sobre a relação entre o desenvolvimento da criança e as brincadeiras, analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA.

  • A As brincadeiras ajudam as crianças na aprendizagem das diversas linguagens, possibilitam a ampliação de narrativas, do discurso oral e da comunicação.
  • B Brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança, pois desse modo desenvolve as capacidades de imitação, atenção, memória, imaginação, socialização e integração.
  • C As brincadeiras possibilitam que as crianças conheçam o seu próprio corpo, seus limites e suas possibilidades.
  • D As brincadeiras permitem generalizações e tomadas de consciência.
  • E No âmbito educacional, as escolas não precisam disponibilizar espaços e tempos para a ludicidade, uma vez que não é preciso propiciar uma experiência de continuidade no Ensino Fundamental em relação à Educação Infantil.

Com relação ao processo de socialização primária, analise as afirmativas a seguir.


I. Internalizar os códigos de comportamento esperados em sala de aula, como sentar adequadamente e respeitar o professor.


II. Ser orientado pelos pais sobre como se portar corretamente em relação aos materiais próprios e os alheios no ambiente escolar.


III. Aprender em casa sobre usos da linguagem que desempenham funções sociais, como se desculpar ou agradecer.


Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Estimular hábitos de higiene é essencial, pois irão desenvolver também o bem-estar e a saúde. Nas instituições de ensino é imprescindível a prática educativa da higiene. Relacione os objetivos de trabalhar a higiene e respectivas consequências, correspondendo a 2ª coluna com a 1ª:
Coluna 1
(1)Promover a saúde. (2)Desenvolver autonomia. (3)Preparar para a socialização. (4)Estabelecer rotinas saudáveis.
Coluna 2

(A)Ao praticar bons hábitos de higiene, as crianças se sentem mais confortáveis e confiantes em sua interação com os outros.
(B)Ao aprender a cuidar de sua própria higiene, as crianças ganham independência e desenvolvem habilidades importantes para a vida cotidiana.
(C)Momento ideal para estabelecer rotinas saudáveis, incluindo os cuidados com a higiene.
(D)Hábitos de higiene adequados ajudam a prevenir doenças e infecções, mantendo as crianças saudáveis.

Marque a alternativa que corresponde a sequência correta:

  • A 1.C, 2.A, 3.B, 4.D.
  • B 1.B, 2.C, 3.D, 4.A.
  • C 1.D, 2.B, 3.A, 4.C.
  • D 1.A, 2.D, 3.B, 4.C.

No contexto escolar, ao dialogar com as crianças, o tom de voz e os modos de falar com elas têm grande importância. Nesse sentido, uma prática adequada de comunicação é

  • A usar frequentemente diminutivos e apelidos carinhosos, para demonstrar carinho pelas crianças e criar laços de amizade.
  • B ajustar o tom de voz conforme a necessidade de cada criança, mantendo contato visual e demonstrando acolhimento.
  • C elevar o tom de voz quando estiver corrigindo o comportamento inadequado das crianças, mostrando quem tem autoridade.
  • D falar rapidamente com as crianças para agilizar o processo de diálogo, evitando pausas longas que possam dispersar sua atenção.
  • E expressar-se de forma monótona, sem variação de entonação, para não assustar as crianças nem as distrair ao alternar tons baixos e altos.