Questões de Gestão por resultados (Administração Pública)

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A gestão de resultados nos serviços públicos busca eficiência, transparência e atendimento às demandas sociais por meio de monitoramento e avaliação contínuos.
Assinale a opção que apresenta, corretamente, itens da agenda para a estruturação da gestão de resultados na produção de serviços públicos.

  • A Foco nos resultados e políticas públicas formuladas a partir de processo de organização governamental.
  • B Caráter centralizado da tomada de decisão e flexibilização de recursos com cobrança de responsabilidade de gestores.
  • C Utilização de planejamento estratégico nas organizações públicas e otimização dos processos administrativos.
  • D Mudanças metodológicas no processo de formulação do orçamento privado e sistemas de monitoramento da gestão, prestação de contas e avaliação.
  • E Desenvolvimento de indicadores que permitam medir o insumo da ação governamental e indicar os desvios para introdução de medidas preventivas.

Similar ao que ocorre no setor privado, a avaliação e a mensuração do desempenho governamental se tornam possíveis com a adoção do conceito denominado Mensuração de Performance ou Performance Measurement (PM) por parte dos órgãos de controle. Entende-se por Performance Measurement (PM) a quantificação de uma ação e a aferição de sua performance (efetividade), eficiência e eficácia. Sobre a mensuração de performance do desempenho governamental, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A O uso do sistema de mensuração deve estar ajustado ao cotidiano da gestão, o que concerne na operacionalização de todo o sistema.
  • B As medidas de avaliação e de mensuração do desempenho governamental se restringem às seguintes medidas de resultado: performance financeira e performance de competitividade.
  • C Deve ocorrer a efetiva implementação do sistema de mensuração, o que implica na construção do sistema, com definição dos métodos de coleta de dados e da periodicidade de atualização.
  • D É necessário definir e desenhar um sistema de mensuração, a fim de definir quais indicadores serão monitorados, ciente de que esses indicadores devem ser um reflexo da missão e dos objetivos estratégicos da organização.

O Brasil conta com onze Agências Reguladoras Federais. Juntas, elas regulam os mais diversos setores da economia, que correspondem a uma considerável parcela do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A escolha de um Estado regulador advém de uma evolução mundial quanto à forma de organizar as economias dos países, tendo por foco o que se entrega para a sociedade. Nesse sentido, a regulação se refere a um conjunto de medidas e ações do Governo que envolve a criação de normas, o controle e a fiscalização de segmentos de mercado explorados por empresas para assegurar o interesse público. Assim, é compreensível a exigência de verificação dos efeitos decorrentes da edição de ato normativo, considerados o alcance dos objetivos originalmente pretendidos e os demais impactos observados sobre o mercado e a sociedade, em decorrência de sua implementação. Sobre a Avaliação de Resultado Regulatório (ARR), assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A A ARR poderá ter caráter temático e ser realizada apenas quanto a partes específicas de um ou mais atos normativos.
  • B A ARR é um procedimento de avaliação prévia à edição dos atos normativos que conterá informações e dados sobre os seus prováveis efeitos para verificar a razoabilidade do impacto e subsidiar as tomadas de decisões.
  • C Os órgãos e as entidades implementarão estratégias para integrar a ARR à atividade de elaboração normativa com vistas a proceder à verificação dos efeitos obtidos pelos atos normativos de interesse geral de agentes econômicos ou de usuários dos serviços prestados.
  • D Os órgãos e as entidades da Administração Pública Federal Direta, autárquica e fundacional, com competência para edição de atos normativos sujeitos à elaboração de Análise de Impacto Regulatório (AIR), instituirão agenda de ARR e nela incluirão, no mínimo, um ato normativo de interesse geral de agentes econômicos ou de usuários dos serviços prestados de seu estoque regulatório.

O planejamento estratégico no setor público orienta a gestão por resultados, promovendo ações alinhadas a metas e indicadores que garantem maior eficiência, transparência e foco nas demandas da sociedade.

Assinale a opção que apresenta corretamente uma característica do planejamento estratégico no setor público.

  • A O planejamento estratégico é voltado principalmente para a resolução imediata de problemas operacionais, com foco no curto prazo.
  • B O planejamento estratégico é um processo limitado a algumas áreas da organização, buscando melhorias isoladas e específicas.
  • C O planejamento estratégico ignora o ambiente externo, concentrando-se apenas nos recursos internos da organização.
  • D O planejamento estratégico é um processo centrado exclusivamente na alta administração, sem necessidade de envolvimento de outros atores.
  • E O planejamento estratégico é orientado para o futuro, envolvendo toda a organização, busca consenso entre os atores e promove o aprendizado organizacional.

A gestão de resultados nos serviços públicos busca eficiência, transparência e atendimento às demandas sociais por meio de monitoramento e avaliação contínuos.

Assinale a opção que apresenta, corretamente, itens da agenda para a estruturação da gestão de resultados na produção de serviços públicos.

  • A Foco nos resultados e políticas públicas formuladas a partir de processo de organização governamental.
  • B Caráter centralizado da tomada de decisão e flexibilização de recursos com cobrança de responsabilidade de gestores.
  • C Utilização de planejamento estratégico nas organizações públicas e otimização dos processos administrativos.
  • D Mudanças metodológicas no processo de formulação do orçamento privado e sistemas de monitoramento da gestão, prestação de contas e avaliação.
  • E Desenvolvimento de indicadores que permitam medir o insumo da ação governamental e indicar os desvios para introdução de medidas preventivas.