Questões de Novas Tecnologias (Áudio e Vídeo)

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Segundo André Lemos, as mídias pós-massivas tornaram cada sujeito um potencial produtor de conteúdo. O autor também argumenta que na cibercultura não basta produzir e publicar, é preciso interagir.
Ao criar um audiovisual interativo para o YouTube, o editor pode inserir cartões visuais com a finalidade de

  • A adicionar links na descrição do vídeo para diferentes partes do vídeo ou para outros vídeos relacionados.
  • B apresentar um menu de tópicos relacionados ao vídeo com links para navegação entre playlists.
  • C criar um prompt para perguntas e respostas do público, enquetes, créditos e informações adicionais.
  • D exibir a função de bate-papo ao vivo para interagir com a audiência.
  • E promover outros vídeos, playlists, canais, sites associados ou campanhas de financiamento coletivo.

Segundo Alex Moletta, na era digital em que vivemos, dominar a técnica e a linguagem de edição de vídeo vem se tornando algo equivalente ao domínio da técnica de redação e escrita nas décadas passadas. A criação e a exibição de vídeos em redes sociais é uma das mais populares estratégias de comunicação que as instituições adotam na atualidade, para estreitar relações, tanto com seu público interno quanto com o externo.
Nesse sentido, para fidelizar e multiplicar a audiência de um perfil corporativo em uma rede social, um realizador necessita enfrentar desafios, tais como os de

  • A capturar e editar vídeos em telefones celulares, webcams e tablets, utilizando recursos de impulsionamento que esses equipamentos oferecem.
  • B criar e publicar vídeos de alta definição (Full HD) diariamente, com resolução de 1:1 (1080 x 1080) pixels e varredura entrelaçada.
  • C editar conteúdos para nativos digitais, com uma variedade de formatos, alta qualidade técnica e recursos de interatividade.
  • D manter frequência regular de publicação e qualidade técnica dos vídeos e conhecer os mecanismos de popularidade da rede.
  • E utilizar o formato mp4 e atualizar frequentemente os codecs de áudio e vídeo para agilizar as postagens e manter a qualidade de som e imagem.

Uma instituição de ensino deseja fazer o streaming de uma palestra para todos os estudantes matriculados, porém alguns têm acesso à internet de banda larga e a conexões excelentes, enquanto outros conseguem acessar a rede apenas por dispositivos móveis, como telefones celulares. Para garantir que todos consigam assistir à palestra, será necessário usar a transcodificação (transcoding).
Para que esse recurso funcione na opção automática, garantindo uma transição suave e sem interrupção entre opções de qualidade de reprodução de vídeo, é recomendada a seguinte ação:

  • A abrir uma conta específica com i-frames e scenecuts adaptáveis.
  • B ajustar as configurações de taxa de transferência de dados.
  • C criar versões com diferentes resoluções e taxas de quadros.
  • D manter um intervalo de quadro-chave consistente.
  • E renderizar o vídeo, com resolução de 720p.

Em uma transmissão de vídeo ao vivo realizada pela internet, solicitou-se que a resolução do vídeo fosse igual à da TV Digital. Na plataforma de transmissão escolhida, existiam algumas alternativas de resoluções disponíveis para seleção.

Assinale a alternativa adequada para a resolução de vídeo solicitada.

  • A 1440p.
  • B 1080p.
  • C 720p.
  • D 480p.

Nos últimos anos, ganhou notoriedade na literatura técnica dos campos da tecnologia educacional, da comunicação e do audiovisual a sigla TDIC para designar uma série de conceitos, dispositivos e softwares dentro de um contexto do que se convencinou chamar de Revolução Informacional, também conhecida como Terceira Revolução Industrial ou simplesmente como Revolução Digital. O significado de TDIC, em português, é:

  • A Técnicas de Digitalização e Interpretação Complementares.
  • B Tecnologias De Informática e Computação.
  • C Técnicos Docentes para Informação Computacional.
  • D Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
  • E Técnicas de Documentação Informatizada da Comunicação.