Questões de Mapeamento de Processos (Modelagem de Processos de Negócio (BPM))

Limpar Busca
Sobre gestão de processos, técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A criação de um inventário de processos facilita e normatiza a análise, além de definir uma "linguagem comum de processos", para descrever o problema e/ou exigência. ( ) O mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial analítica e de comunicação com a função de descrever, objetivamente e dentro de uma sequência lógica, quais tipos de processos acontecem na organização. ( ) A análise de processos por meio de métricas que avaliem, desde o input até o output, estabelece uma linha de base quantitativa e mensurável, para fins de comparação. ( ) Gráfico de Pareto é uma ferramenta utilizada para conhecer o processo. Consiste em responder pontos chaves, a fim de registrar de maneira organizada e planejada, quais ações e como serão efetuadas, por quem, quando, onde, por que, e quanto essas ações irão custar para a empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A V, V, V, F
  • B V, F, V, V
  • C F, F, V, V
  • D V, F, V, F
  • E F, F, V, F
A análise de processos de uma organização requer a revisão dos vários elementos que os compõem. Nesse sentido, a primeira tarefa dessa análise consiste em identificar e mapear os principais tipos de processos organizacionais. Nas organizações públicas, os que entregam valor diretamente aos cidadãos/usuários são os
  • A processos de apoio.
  • B processos finalísticos.
  • C processos de gestão.
  • D processos de suporte.

Com relação à identificação e à delimitação de processos de negócio, assinale a opção que corresponde a uma das etapas de aplicação da ferramenta matriz de priorização.

  • A geração de ideias
  • B definição de uma fórmula de comparação
  • C agrupamento
  • D análise de gravidade
  • E análise de tendência

Acerca de mapeamento, modelagem e melhoria de processos de negócio, julgue os itens a seguir.


I Um diagrama de processo é utilizado para representar, com precisão e completude, o funcionamento do processo e, para tanto, requer um conjunto amplo de dados acerca do processo, dos recursos, dos relacionamentos e dos fatores que afetam o comportamento desse processo.

II Um mapa de processo fornece uma visão abrangente dos principais componentes do processo e propõe um detalhamento acerca do processo e de alguns dos relacionamentos mais importantes com outros elementos, tais como atores, eventos e resultados.

III Um modelo de processo representa um estado do negócio e dos respectivos recursos envolvidos, tais como pessoas, informação, instalações, automação, finanças e insumos.

IV A abordagem de cadeia de valor é apropriada para ser usada em modelagem de processos de negócio, mas não se aplica a iniciativas de melhoria de processos de negócio.


Estão certos apenas os itens

  • A I e II.
  • B I e IV.
  • C II e III.
  • D I, III e IV.
  • E II, III e IV.

Julgue o item.


Os mapas de processos detalham os fluxos de trabalho das organizações. Têm como característica a simplicidade, quando comparados com os organogramas, mostrando um quadro claro e completo do trabalho realizado.

  • Certo
  • Errado