Questões de Modelagem de Processos (Modelagem de Processos de Negócio (BPM))

Limpar Busca

Modelos de processos organizacionais podem ser representados em diferentes níveis de detalhamento, variando desde uma visão macro, como os processos de negócio primários, até um nível atômico de execução. Cada nível tem uma finalidade distinta, como decompor, organizar ou operacionalizar as etapas envolvidas na entrega de produtos e serviços. A partir dessa informação, assinale a opção que apresenta o nível em que se descreve a decomposição de atividades em passos ou ações, realizadas em um determinado cenário.

  • A atividade
  • B subprocesso
  • C tarefa
  • D cenário
  • E passo

DMN é um padrão criado pela OMG para modelar e automatizar decisões de negócios. A modelagem de decisões é realizada por analistas de negócios e as decisões são tipicamente decisões operacionais tomadas em processos de negócios do dia a dia das organizações.
Com relação aos três usos do DMN, avalie as afirmativas a seguir.

I. Usado para promover a tomada de decisões baseadas em algoritmos baseados em aprendizado de máquina.
II. Usado para modelar os requisitos para a tomada de decisões automatizadas.
III. Usado para invalidar a tomada de decisões humanas sob condições de risco.


Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E II e III, apenas.

Joana, gestora de processos de negócio, é responsável por otimizar os processos do MPU. Com base no CBOK 4.0, na primeira fase do seu trabalho, Joana definiu a seguinte tarefa:


• identificar interfaces entre processos em que o trabalho ou a informação passam de um departamento para outro, o que pode gerar atrasos na execução do processo, além de distorções ou perdas de informações.


Para executar essa tarefa, Joana deve identificar:

  • A as atividades manuais, para transformá-las em atividades automáticas, visando a otimizar e agilizar a execução das tarefas;
  • B os repositórios de processos de negócio, para catalogar as tarefas manuais e repetitivas dos departamentos;
  • C handoffs utilizando swim lanes, para modelar as interfaces entre os departamentos;
  • D as atividades atômicas, limitando as transferências de informação entre departamentos quando possível;
  • E Key Performance Indicator (KPI), para avaliar as tarefas que mais atrasam, causam distorções e perdas de informações.

I. Os vários subprocessos relacionam-se de forma lógica atendendo a um objetivo específico e colaborando com o alcance da missão do macroprocesso.


II. A modelagem de processos refere-se ao período de análise e questionamento das múltiplas características, dos pontos e elementos do processo de trabalho, buscando-se, desse modo, o desenvolvimento de melhorias.


III. A ação que permite que a instituição tenha a visão e entenda suas atividades e a relação entre as atividades dos diferentes departamentos, ou seja, a análise e conhecimento dos seus processos atuais, denomina-se mapeamento de processos.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II, apenas
  • D I, II e III.

A respeito de BPM (business process management), julgue o item que se segue.


No contexto de BPM, a modelagem de processos de negócio é essencial para entender e otimizar os processos organizacionais, pois permite uma visão clara das atividades e dos fluxos de trabalho.

  • Certo
  • Errado