Questões de Linguagem e Pensamento (Filosofia)

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Considere as expressões a seguir reproduzidas da obra “Quando dizer é fazer”, de John Austin (1990), e os contextos em que foram proferidas.

“Aceito (scilicet) esta mulher como minha legítima esposa” (no decurso de uma cerimônia de casamento).

“Batizo este navio com o nome de Rainha Elizabeth” (ao quebrar-se a garrafa contra o casco do navio).

De acordo com a teoria de John Austin, essas expressões são exemplos de atos de fala

  • A locucionários com função descritiva, pois descrevem uma ação ou evento.
  • B ilocucionários com função expressiva, pois comunicam estados emocionais do falante.
  • C perlocucionários, pois visam produzir efeitos psicológicos ou emocionais no ouvinte.
  • D ilocucionários com função assertiva, pois descrevem uma crença sobre algo.
  • E performativos, pois realizam a ação que enunciam por meio da fala.

Se alguém se dispõe a instaurar e estender o poder e o domínio do gênero humano sobre o universo, a sua ambição seria, sem dúvida, a mais sábia e a mais nobre de todas. Pois bem, o império do homem sobre as coisas se apoia unicamente nas artes e nas ciências. A natureza não se domina, senão obedecendo-lhe.

BACON, F. Novum Organum ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza. Pará de Minas: M&M Editores. 2003. p. 129.


O trecho acima revela uma característica fundamental da filosofia do inglês Francis Bacon, um dos inauguradores do ciclo moderno de pensamento.
Tal característica está adequadamente resumida em: 

  • A a concepção do conhecimento humano como puramente contemplativo e não utilitário.
  • B a crença de que, para dedicar-se às artes e à ciência, o ser humano precisa abdicar das ambições de domínio sobre a natureza.
  • C a afirmação do caráter utilitário do conhecimento, com o propósito de promover o domínio humano sobre o mundo natural.
  • D a proposta de promover uma integração entre homem e natureza.
  • E um projeto político de governo planetário.
De acordo com o texto A arte diante do mal radical, de Thierry de Duve, a decisão do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque de expor uma série de fotos de pessoas mantidas em campos de extermínio pelo regime de Pol Pot (líder do Khmer Vermelho cambojano entre 1975 e 1979 e responsável pelo massacre sistemático de milhares de civis durante esse período): 
  • A expõe como arte fotos que não são arte, já que desumanas, sendo a arte um patrimônio da humanidade.
  • B convida o espectador a fazer um julgamento estético, levando-o a contemplar as fotos tendo a arte como referência.
  • C faz justiça ao desejo do fotógrafo em ser reconhecido como artista, a despeito das condições em que exerceu sua arte.
  • D justifica atos imorais em nome da arte.
  • E revela que a decisão acerca do status de arte da fotografia compete exclusivamente aos curadores das exposições fotográficas.

No campo da Filosofia da Linguagem, a partir da perspectiva de Mikhail Bakhtin (2003), a Linguagem é compreendida como prática social, num plano dialógico. Para a educação essas ideias implicam que as:

  • A interações entre professores e alunos devem ser marcadas pela fala instrucional do professor.
  • B interações entre professores e alunos devem ser marcadas pela escuta, num movimento alteritário.
  • C interações entre professores e alunos devem ser marcadas, sobretudo, pela consideração dos interesses dos alunos.
  • D interações entre professores e alunos devem extrapolar a instituição educativa.
  • E interações entre professores e alunos não interferem nas aprendizagens escolares.
Assinale a alternativa que apresenta em qual dos seguintes campos da filosofia sobre a natureza do significado seria melhor categorizada como uma discussão. 
  • A Metafísica
  • B Epistemologia
  • C Filosofia da Ciência
  • D Filosofia da Religião
  • E Filosofia da Linguagem