Os jovens tendem a imitar o que veem os outros usarem, desde que pareça “cool”, “moderno” ou “na moda”. Eles são rápidos em seguir a moda para se encaixar. Os guarda-roupas dos adolescentes mudam conforme as estações e as tendências da moda mudam. Muitos fatores são fundamentais para entender por que os adolescentes se preocupam tanto com a moda: pressão dos colegas, imagem corporal, mídia e marcas, celebridades, identidade, independência e rebelião, entre outros.
(Disponível em: https://pt.linkedin.com/pulse/. Acesso em: novembro de 2024.)
Adorno e Horkheimer, representantes da escola de Frankfurt, preconizam sobre a indústria cultural, que, segundo eles, em última instância, acabou por falsificar uma concepção de homem capaz de determinar por si mesmo como ser vivente, transformando-o num simples meio para a obtenção de riquezas. No caso específico do exemplo mencionado, pode-se inferir que:
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A É a maturidade crítica, característica dos jovens, por excelência, que possibilitará uma experiência diferente daquela imposta pela racionalidade instrumental.
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B Na indústria cultural e no esclarecimento como salvação das massas diante da mistificação da propaganda está a grande vantagem da industrialização cultural.
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C A arte moderna, caracterizada pioneiramente por Adorno como abstrata, pois aponta para aquilo que ainda não existe, que compõe essencialmente a indústria cultural.
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D Não só os jovens, mas as pessoas de uma maneira geral, ficam muitas vezes à mercê de uma produção em série de bens materiais e culturais que os prendem e não os libertam.