Questões de Pensamento pós-moderno (Filosofia)

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O pós-estruturalismo é uma tendência filosófica que se caracteriza por uma crítica a concepções do próprio estruturalismo, o que realiza com base em autores como Karl Marx, Friedrich Nietzsche e Sigmund Freud. Embora esses autores fundamentais sejam de expressão alemã, os principais representantes do pós-estruturalismo são pensadores de expressão francesa. São autores pós-estruturalistas, EXCETO:

  • A Michel Foucault.
  • B Guy Debord.
  • C Gilles Deleuze.
  • D Jacques Derrida.
  • E Jean-François Lyotard.

As tecnologias digitais e a inteligência artificial têm transformado a concepção contemporânea de ser humano, desafiando noções tradicionais de autonomia, identidade e existência. Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta.

  • A As ferramentas digitais aumentam a autonomia humana ao proporcionar controle consciente sobre decisões e identidades, alinhado à lógica de desempenho nas plataformas digitais.
  • B A fusão entre humano e máquina propõe uma nova concepção de humanidade, marcada por formas híbridas que combinam características humanas e tecnológicas.
  • C As tecnologias digitais substituem dilemas éticos do passado por um controle ampliado sobre identidade e interações sociais, eliminando desafios existenciais.
  • D A lógica de desempenho e exposição nas plataformas digitais promove transparência e autenticidade, reduzindo tensões sociais relacionadas à identidade.
  • E A inteligência artificial e a Big Data ampliam capacidades humanas sem provocar dilemas éticos ou questionamentos sobre a essência do ser humano.

Os jovens tendem a imitar o que veem os outros usarem, desde que pareça “cool”, “moderno” ou “na moda”. Eles são rápidos em seguir a moda para se encaixar. Os guarda-roupas dos adolescentes mudam conforme as estações e as tendências da moda mudam. Muitos fatores são fundamentais para entender por que os adolescentes se preocupam tanto com a moda: pressão dos colegas, imagem corporal, mídia e marcas, celebridades, identidade, independência e rebelião, entre outros.
(Disponível em: https://pt.linkedin.com/pulse/. Acesso em: novembro de 2024.)

Adorno e Horkheimer, representantes da escola de Frankfurt, preconizam sobre a indústria cultural, que, segundo eles, em última instância, acabou por falsificar uma concepção de homem capaz de determinar por si mesmo como ser vivente, transformando-o num simples meio para a obtenção de riquezas. No caso específico do exemplo mencionado, pode-se inferir que:

  • A É a maturidade crítica, característica dos jovens, por excelência, que possibilitará uma experiência diferente daquela imposta pela racionalidade instrumental.
  • B Na indústria cultural e no esclarecimento como salvação das massas diante da mistificação da propaganda está a grande vantagem da industrialização cultural.
  • C A arte moderna, caracterizada pioneiramente por Adorno como abstrata, pois aponta para aquilo que ainda não existe, que compõe essencialmente a indústria cultural.
  • D Não só os jovens, mas as pessoas de uma maneira geral, ficam muitas vezes à mercê de uma produção em série de bens materiais e culturais que os prendem e não os libertam.

Durante uma reunião pedagógica, os professores de uma escola discutem os desafios do processo de ensino-aprendizagem no contexto da pós-modernidade. Um deles levanta a questão de que, na atual era pós-moderna, os alunos tendem a questionar a autoridade do conhecimento tradicional e buscam por abordagens mais flexíveis e adaptáveis ao seu contexto social. Outro professor sugere que as novas tecnologias e a pluralidade de informações fragmentam o conhecimento, dificultando o papel do professor como mediador. Um terceiro professor acredita que o conceito de “verdade única” está sendo substituído por uma multiplicidade de perspectivas, o que exige que o professor adote uma postura mais crítica e reflexiva em sala de aula. Com base nas teorias filosóficas da pós-modernidade, qual afirmativa melhor reflete os desafios enfrentados pelos professores no processo de ensino-aprendizagem?

  • A Na pós-modernidade, os alunos aceitam o conhecimento tradicional de forma acrítica, e o papel do professor é essencialmente o de transmitir informações sem contestação.
  • B A era pós-moderna reforça a noção de uma verdade única, onde o professor deve orientar os alunos a aceitarem e compreenderem o conhecimento preestabelecido pelas instituições tradicionais.
  • C A pós-modernidade exige que o professor adote uma postura flexível, crítica e reflexiva, reconhecendo que o conhecimento é fragmentado e que os alunos estão expostos a múltiplas perspectivas e informações.
  • D O processo de ensino-aprendizagem na pós-modernidade torna-se obsoleto, uma vez que os alunos podem acessar todas as informações necessárias por meio da tecnologia, eliminando a necessidade do professor como mediador do conhecimento.

O existencialismo é uma corrente filosófica que se desenvolve ao longo do século XX com pensadores como Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir. Duas das obras mais representativas do existencialismo e que são desenvolvidas por esses dois autores são, respectivamente:

  • A Ser e tempo; Os mandarins.
  • B A insustentável leveza do ser; O segundo sexo.
  • C A idade da razão; O ser e o nada. 
  • D O ser e o nada; O segundo sexo.
  • E O existencialismo é um humanismo; Fenomenologia da percepção.