Questões de Teorias do Sujeito na Filosofia Moderna (Filosofia)

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Se alguém se dispõe a instaurar e estender o poder e o domínio do gênero humano sobre o universo, a sua ambição seria, sem dúvida, a mais sábia e a mais nobre de todas. Pois bem, o império do homem sobre as coisas se apoia unicamente nas artes e nas ciências. A natureza não se domina, senão obedecendo-lhe.

BACON, F. Novum Organum ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza. Pará de Minas: M&M Editores. 2003. p. 129.


O trecho acima revela uma característica fundamental da filosofia do inglês Francis Bacon, um dos inauguradores do ciclo moderno de pensamento.
Tal característica está adequadamente resumida em: 

  • A a concepção do conhecimento humano como puramente contemplativo e não utilitário.
  • B a crença de que, para dedicar-se às artes e à ciência, o ser humano precisa abdicar das ambições de domínio sobre a natureza.
  • C a afirmação do caráter utilitário do conhecimento, com o propósito de promover o domínio humano sobre o mundo natural.
  • D a proposta de promover uma integração entre homem e natureza.
  • E um projeto político de governo planetário.

“Dizer que alguma coisa é natural ou por natureza significa dizer que essa coisa existe necessariamente (ou seja, não pode deixar de existir nem pode ser diferente do que é) e universalmente (ou seja, em todos os tempos e lugares) porque é efeito de uma causa necessária e universal. Essa causa é a natureza. Assim como é da natureza dos corpos serem governados por uma lei natural, também seria por natureza que os homens sentem, pensam e agem; e, por isso, haveria uma ‘natureza humana’”. CHAUÍ, Marilena. Iniciação à filosofia. São Paulo: Ática, 2014, p. 215. Levando em consideração apenas o trecho apresentado, é correto afirmar que: 

  • A A natureza humana é determinada por um processo histórico e cultural. 
  • B A natureza humana torna a humanidade algo indistinto da natureza como um todo.
  • C Há uma natureza humana intemporal e existente em si e por si.
  • D Não há uma natureza humana, mas uma condição humana que se define historicamente. 
  • E Não há uma natureza humana, mas um desenvolvimento caótico e indefinível da espécie.

Leia com atenção texto a seguir.
A denominada Filosofia Moderna, também conhecida como o Grande .................... Clássico, tem sua origem vinculada à tentativa de superar o pessimismo teórico do fim do século XVI e início do século seguinte, também conhecido como ..................... , a atitude filosófica que duvida da capacidade da razão humana para conhecer a realidade exterior e o ser humano.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A Agnosticismo • romantismo
  • B Cientificismo • culturalismo
  • C Materialismo • maniqueísmo
  • D Renascimento • empirismo
  • E Racionalismo • ceticismo

Em sua reflexão filosófica, a existência assume um caráter especial, considerando o homem como indivíduo cuja condição existencial é marcada por “angústia, desespero e paradoxo”. Na visão do filósofo, o homem como indivíduo tem diante de si um conjunto de realidades possíveis, nas quais deve realizar escolhas e determinar o seu modo de existir. Portanto, o filósofo explica essa configuração existencial a partir da existência de três estágios: estético, ético e religioso. A qual filósofo e a qual contexto filosófico o contexto apresentado se refere?

  • A Filosofia existencialista nos escritos do filósofo Sören Kierkegaard.
  • B Debate filosófico da metafísica existencialista nos escritos do filósofo Martin Heidegger
  • C Filosofia empirista nos textos do filósofo Jean-Paul Sartre.
  • D Debate filosófico sobre teoria do conhecimento na visão do filósofo Martin Heidegger.
  • E Reflexão filosófica sobre o existencialismo na visão do filosofo Immanuel Kant que tem como expressão a conhecida afirmação que “a existência precede a essência”.
Muitas das discussões contemporâneas oriundas das novas ciências são referências de velhas discussões já acontecidas na Filosofia em outros contextos históricos, agora atualizadas em novos contextos. Uma dessas discussões é a relação entre o corpo e a mente, com propostas dualistas, monistas e “monismo anômalo” (Donald Davidson). Neurociência, Ciências Cognitivas, Ceticismo Científico são novos campos do saber que fazem uso da história da filosofia para realizar suas discussões e defesas de teses. A respeito do pensamento de Descartes, filósofo do século XVII e considerado por muitos como o fundador da ciência moderna, assinale a alternativa correta.
  • A Nunca poderemos saber nada sobre a natureza última da realidade
  • B Devemos primeiramente fazer perguntas sobre o que realmente existe e somente depois poderemos perguntar sobre o que realmente podemos saber
  • C Não importa qual a pergunta fazemos ou a sua ordem metodológica. Podemos conhecer qualquer coisa no universo, desde que sigamos o método correto que varia segundo o objeto pesquisado
  • D Descartes descobriu, com certeza, que ele era a única coisa que existe no universo
  • E Segundo Descartes, percebemos indiretamente objetos que existem fora (e independentemente) de nossa mente; e, percebemos diretamente apenas ideias ou sensações que existem e dependem de nossas mentes