Questões de Teorias do Sujeito na Filosofia Moderna (Filosofia)

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Uma relevante consequência da postulação do cogito nas Meditações de René Descartes é o chamado dualismo psicofísico (ou dicotomia corpo-consciência), segundo o qual o ser humano é um ser composto de substância pensante e substância extensa.

(Aranha e Martins, 2009. Adaptado)

Qual é a principal crítica dirigida ao dualismo psicofísico defendido por René Descartes?

  • A O argumento da existência de Deus resultante de evidências sensíveis.
  • B O problema da caracterização da razão ou alma como substância extensa.
  • C A suposta demonstração da existência do corpo como coisa pensante.
  • D A dificuldade de explicar interações causais entre o corpo e a consciência.
  • E A questão da fundamentação das certezas em entidades matemáticas.

Os governos controlam e restringem o comportamento dos cidadãos de várias formas. O que legitima, segundo os filósofos contratualistas modernos, a existência do poder coercitivo do Estado?

  • A O acordo entre os cidadãos, que restringe a liberdade total e funda a liberdade civil.
  • B O direito divino dos reis, que sustenta ser a obediência ao governo uma instância do princípio mais geral da obediência a Deus.
  • C O uso da força e do poder de polícia, uma vez que o Estado detém o monopólio da violência.
  • D O interesse na manutenção não só de relações de produção, mas também de divisões de classe na base da sociedade.
  • E As estratégias e táticas disciplinares de controle que têm como alvo o corpo dos cidadãos.

No século XIX, Nietzsche constatou contradições indispensáveis que implicam as crenças dos gregos com o cristianismo. Acerca disso, o problema do abandono do mito para se justificar as religiões, como soma acabada de acontecimentos, especialmente a partir de bases históricas, encontra-se no modo como

  • A a morte de Cristo é decretada.
  • B as religiões substituem as ciências.
  • C as religiões costumam morrer.
  • D a credibilidade dos mitos é reificada.
  • E as religiões são dogmatizadas.

Leia o texto a seguir.

“A modernidade é um mundo completo, fechado, endógeno, autorreferencial, autossuficiente e autossubsistente, que não precisa de colaboração e crítica de fora para dentro, e nem abre espaço para a participação por parte do outro da modernidade”.

DANNER, F.; DORRICO, J.; DANNER, L. F. Pensamento indígena brasileiro como crítica da modernidade: sobre uma expressão de Ailton Krenak. Griot: Revista de Filosofia. Amargosa – BA, v. 19, n. 3, p. 76, outubro, 2019.


O excerto acima, com base no pensamento de Ailton Krenak, leva à afirmação de que o Ocidente é uma

  • A pseudocultura de ideias.
  • B monocultura de ideias.
  • C necrocultura de ideias.
  • D topocultura de ideias.
  • E policultura de ideias.

Leia o texto a seguir.

“O sonho moderno da razão legisladora da felicidade tem trazido frutos amargos. Os maiores crimes contra a humanidade têm sido cometidos em nome da regrada razão, da melhor ordem e da maior felicidade”.

ZIGMUNT, B. Ética pós-moderna. São Paulo: Editora Paulus, 2006, p. 271.

Crítico da modernidade, Zigmunt Bauman admite que uma ética pós-moderna se vincula à admissão do outro como

  • A distante.
  • B próximo.
  • C intermediário.
  • D eu mesmo.
  • E eu moral.