Questões de ITIL 4 (Governança de TI)

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O analista Mário está utilizando a Biblioteca ITIL para melhorar a prestação de serviços de tecnologia da informação do MPU, começando pelo atendimento ao usuário.
De acordo com a Biblioteca ITIL versão 4, para que haja um ponto de comunicação entre o provedor de serviço e todos os seus usuários, deve-se implementar um service:

  • A desk;
  • B request;
  • C portfolio;
  • D value system (SVS);
  • E level agreement (SLA).

No contexto da governança de TI, é correto afirmar que

  • A o escopo do framework COBIT é menor do que o escopo do framework ITIL.
  • B o escopo do framework COBIT abrange toda a organização e o escopo do framework ITIL concentra-se nas atividades operacionais do departamento de TI.
  • C o framework ITIL define os objetivos estratégicos e as responsabilidades da alta gerência.
  • D não distinguir a governança de gestão é um princípio do framework COBIT.
  • E aplicar um modelo único integrado é um princípio do framework ITIL.

Acerca de governança e gestão de TI, julgue o item a seguir.


No COBIT 2019, equilibrar os custos e benefícios do gerenciamento do risco corporativo relacionado a tecnologia da informação é tratado como objetivo de processo, enquanto, no ITIL 4, a prática de gerenciamento de riscos visa a garantir que a organização realize o tratamento eficaz dos riscos.

  • Certo
  • Errado

Acerca de governança e gestão de TI, julgue o item que se segue.


No ITIL 4, o gerenciamento de incidentes tem como objetivo principal investigar e diagnosticar problemas subjacentes que causam interrupções nos serviços de TI, garantindo-se a identificação e a resolução de problemas a longo prazo.

  • Certo
  • Errado

Acerca de governança e gestão de TI, julgue o item a seguir.


O gerenciamento do conhecimento é tratado tanto no ITIL 4 quanto no COBIT 2019: no primeiro, como prática que visa a manter e aprimorar o uso conveniente da informação no âmbito de uma organização; no segundo, como processo que visa a fornecer o conhecimento para apoiar o gerenciamento da TI corporativa nas tomadas de decisões.

  • Certo
  • Errado