Questões de ITIL 4 (Governança de TI)

Limpar Busca

Uma grande organização de Tl está passando por uma transformação significativa, envolvendo a introdução de novos serviços e uma reestruturação interna. Essa mudança afeta tanto a infraestrutura tecnológica quanto o comportamento e as funções dos colaboradores. Durante a fase de implementação dos novos serviços, um número considerável de incidentes relacionados ao desempenho e à estabilidade dos sistemas foi registrado. Além disso, para garantir que a transformação seja bem-sucedida, a organização esta se concentrando na aceitação dos colaboradores e no gerenciamento dos riscos associados as novas praticas. 

Com base no cenário apresentado, associe corretamente os objetivos das praticas de gerenciamento da ITIL 4 listadas a seguir com suas respectivas descrições. 

1. Gerenciamento de Incidentes. 
2. Gerenciamento de Problemas. 
3. Gerenciamento de Risco. 
4. Controle de Mudanças. 
5. Gerenciamento da Implantação. 
6. Gerenciamento de Mudanças Organizacionais. 

( ) Restaurar o serviço ao funcionamento normal o mais rapidamente possível após uma interrupção minimizando o impacto negativo. 
( ) Reduzir a probabilidade e o impacto de incidentes, identificando causas reais e potenciais de incidentes e gerenciando soluções alternativas e erros conhecidos. 
( ) Garantir que a Organização identifique, avalie e lide com os riscos que podem impactar a criação de valor para seus clientes.  
( ) Controlar as mudanças no ambiente de Tl de forma segura e minimizar impactos negativos nos serviços. 
( ) Gerenciar o impacto das mudanças organizacionais nas pessoas, facilitando a transição. 

A sequência está CORRETA em:

  • A 1, 2, 3, 6, 4.
  • B 1, 3, 2, 4, 5.
  • C 5, 6, 1, 2, 3.
  • D 1, 3, 2, 4, 5
  • E 2, 6, 3, 1, 4.

Julgue o item a seguir, relativos ao ITIL v4.



A investigação da causa raiz de incidentes para evitar que no futuro aconteçam novamente os mesmos tipos de incidente é de responsabilidade da prática de gerenciamento de problemas.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item a seguir, relativos ao ITIL v4.



Obter/construir é uma atividade da cadeia de valor a qual garante que os componentes do serviço estejam disponíveis quando forem necessários. 

  • Certo
  • Errado

Julgue o item a seguir, relativos ao ITIL v4.



O ITIL v4 suporta abordagens diferentes de trabalho como ágil, DevOps e Lean.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item a seguir, relativos ao ITIL v4.



Entre as quatro dimensões de gerenciamento de serviços, a gestão financeira está incluída para manutenção dos serviços e alinhada ao negócio da organização.

  • Certo
  • Errado