Questões de COBIT 2019 (Governança de TI)

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No contexto da governança de TI, é correto afirmar que

  • A o escopo do framework COBIT é menor do que o escopo do framework ITIL.
  • B o escopo do framework COBIT abrange toda a organização e o escopo do framework ITIL concentra-se nas atividades operacionais do departamento de TI.
  • C o framework ITIL define os objetivos estratégicos e as responsabilidades da alta gerência.
  • D não distinguir a governança de gestão é um princípio do framework COBIT.
  • E aplicar um modelo único integrado é um princípio do framework ITIL.

Considerando o COBIT 2019, é correto afirmar que são processos do domínio Entregar, Servir e Suportar (DSS):

  • A Sistema de Controle Interno Gerenciado, Garantia Gerenciada e Monitoração do Desempenho e da Conformidade Gerenciado.
  • B Estratégia Gerenciada, Recursos Humanos Gerenciados e Qualidade Gerenciada.
  • C Definição de Requisitos Gerenciada, Definição de Requisitos Gerenciada e Projetos Gerenciados.
  • D Problemas Gerenciados, Serviços de Segurança Gerenciados e Continuidade Gerenciada.
  • E Inovação Gerenciada, Construção de Soluções Gerenciadas e Dados Gerenciados.

Acerca de governança e gestão de TI, julgue o item que se segue.


O COBIT 2019 enfatiza a governança e a gestão de informações e tecnologias corporativas, e foca na criação de valor para as partes interessadas, ao alinhar os objetivos de TI com os objetivos estratégicos do negócio.

  • Certo
  • Errado

Acerca de governança e gestão de TI, julgue o item a seguir.


No COBIT 2019, equilibrar os custos e benefícios do gerenciamento do risco corporativo relacionado a tecnologia da informação é tratado como objetivo de processo, enquanto, no ITIL 4, a prática de gerenciamento de riscos visa a garantir que a organização realize o tratamento eficaz dos riscos.

  • Certo
  • Errado

Acerca de governança e gestão de TI, julgue o item a seguir.


O gerenciamento do conhecimento é tratado tanto no ITIL 4 quanto no COBIT 2019: no primeiro, como prática que visa a manter e aprimorar o uso conveniente da informação no âmbito de uma organização; no segundo, como processo que visa a fornecer o conhecimento para apoiar o gerenciamento da TI corporativa nas tomadas de decisões.

  • Certo
  • Errado