Questões de ITIL (Governança de TI)

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A ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é um conjunto de boas práticas para o gerenciamento de serviços de TI, focado em alinhar os serviços tecnológicos com as necessidades do negócio. A estrutura da ITIL 2011 é dividida em cinco estágios principais do ciclo de vida do serviço: Estratégia, Desenho, Transição, Operação e Melhoria Contínua de Serviços. O processo que, dentro do ciclo de vida ITIL 2011, tem como principal objetivo garantir que os serviços entregues atendam aos níveis de qualidade esperados pelos clientes e que as falhas sejam rapidamente identificadas e corrigidas é o gerenciamento de

  • A incidentes.
  • B problemas.
  • C mudanças.
  • D nível de serviço.
  • E melhoria contínua de serviço.

Uma grande organização de Tl está passando por uma transformação significativa, envolvendo a introdução de novos serviços e uma reestruturação interna. Essa mudança afeta tanto a infraestrutura tecnológica quanto o comportamento e as funções dos colaboradores. Durante a fase de implementação dos novos serviços, um número considerável de incidentes relacionados ao desempenho e à estabilidade dos sistemas foi registrado. Além disso, para garantir que a transformação seja bem-sucedida, a organização esta se concentrando na aceitação dos colaboradores e no gerenciamento dos riscos associados as novas praticas. 

Com base no cenário apresentado, associe corretamente os objetivos das praticas de gerenciamento da ITIL 4 listadas a seguir com suas respectivas descrições. 

1. Gerenciamento de Incidentes. 
2. Gerenciamento de Problemas. 
3. Gerenciamento de Risco. 
4. Controle de Mudanças. 
5. Gerenciamento da Implantação. 
6. Gerenciamento de Mudanças Organizacionais. 

( ) Restaurar o serviço ao funcionamento normal o mais rapidamente possível após uma interrupção minimizando o impacto negativo. 
( ) Reduzir a probabilidade e o impacto de incidentes, identificando causas reais e potenciais de incidentes e gerenciando soluções alternativas e erros conhecidos. 
( ) Garantir que a Organização identifique, avalie e lide com os riscos que podem impactar a criação de valor para seus clientes.  
( ) Controlar as mudanças no ambiente de Tl de forma segura e minimizar impactos negativos nos serviços. 
( ) Gerenciar o impacto das mudanças organizacionais nas pessoas, facilitando a transição. 

A sequência está CORRETA em:

  • A 1, 2, 3, 6, 4.
  • B 1, 3, 2, 4, 5.
  • C 5, 6, 1, 2, 3.
  • D 1, 3, 2, 4, 5
  • E 2, 6, 3, 1, 4.

Qual é o objetivo principal do processo de Gerenciamento de Incidentes no ITIL?

  • A Garantir a continuidade do negócio em caso de desastre.
  • B Minimizar o impacto de interrupções e restaurar o serviço normal rapidamente.
  • C Implementar mudanças no ambiente de TI de forma controlada.
  • D Monitorar os acordos de níveis de serviço.
  • E Planejar a capacidade futura dos serviços de TI.

No ITIL, o Gerenciamento de Problemas tem como objetivo:

  • A Resolver incidentes imediatamente após sua ocorrência.
  • B Identificar e eliminar as causas raiz de incidentes recorrentes.
  • C Monitorar e medir o desempenho dos serviços.
  • D Implementar novos serviços em produção.
  • E Prover suporte técnico de primeiro nível.

Julgue o item a seguir, relativos ao ITIL v4.



O ITIL v4 suporta abordagens diferentes de trabalho como ágil, DevOps e Lean.

  • Certo
  • Errado