Questões de Intoxicações Exógenas (Medicina)

Limpar Busca

A Portaria n° 204 de 17/02/2016 estabeleceu que as intoxicações exógenas (por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados), devem ser tratadas como um agravo à saúde de notificação compulsória semanal. Este componente da vigilância das intoxicações exógenas fornece as informações tanto para o acompanhamento dos casos individualmente, como para a identificação do perfil epidemiológico da população atingida pelas intoxicações.
É correto afirmar:
I. Dependendo do agente envolvido podem ser solicitados exames laboratoriais, ECG, exames de imagem (RX, TC) ou endoscopia digestiva alta. II. O manejo adequado de um paciente com suspeita de intoxicação depende do agente envolvido e da sua toxicidade, assim como do tempo decorrido entre a exposição e o atendimento. Além do suporte, o tratamento envolve medidas específicas como descontaminação, administração de antídotos e técnicas de eliminação. III. O carvão ativado na maioria das vezes deverá ser utilizado em dose única, porém pode ser administrado em doses múltiplas como medida de eliminação, em exposições a agentes de ação prolongada ou com circulação ênterohepática, como o fenobarbital, carbamazepina, dapsona, clorpropramida, dentre outros. As formas de administração em dose única são: Crianças: 2,5 g/kg, em uma suspensão com água ou SF 0,9% na proporção de 4-8 mL/g. º Adultos: 100 g em 250 mL de água ou SF 0,9%. IV. Hemodiálise ou hemoperfusão: são técnicas comunmente utilizadas. São geralmente indicadas quando a velocidade de depuração da substância pode ser menor pela remoção extracorpórea do que pelo próprio clearance endógeno, que ocorre nos casos de nítida deterioração do quadro clínico do paciente ou quando os níveis séricos da substância determinam mau prognóstico. A hemodiálise pode ser útil em intoxicações por fenobarbital, teofilina, lítio, salicilatos e álcoois tóxicos.
A sequência correta é:

  • A Apenas as assertivas I e II estão corretas.
  • B Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
  • C As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
  • D Apenas a assertiva III está correta.

Sobre intoxicação inalatória por cloro, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A O quadro clínico típico é de manifestações pulmonares e de irritação ocular.
  • B O mecanismo de ação envolve a ativação da cascata inflamatória na mucosa.
  • C A intoxicação geralmente acontece em trabalhadores de limpeza domiciliar e de piscinas.
  • D Oxigênio pode potencializar o efeito deletério do cloro.
  • E O tratamento se baseia em remover a exposição, lavar a área irritada com água e, se necessário, nebulizar com beta2-agonista.
Os antídotos utilizados diante da intoxicação exógena por inseticidas organofosforados e benzodiazepínicos são, respectivamente:
  • A atropina e flumazenil.
  • B flumazenil e atropina.
  • C atropina e naloxona.
  • D flumazenil e N-acetilcisteína.

Um organismo é considerado intoxicado quando entra em contato com uma substância química não nutritiva que produza um desequilíbrio fisiológico nocivo, podendo produzir sinais clínicos e laboratoriais ou não. Esta substância química que não é produzida pelo organismo, é chamada de xenobiótico, e a sua capacidade de causar danos a um organismo vivo é chamada de toxicidade. (Fonte: https://www.inca.gov.br)
Acerca do tema, marque a alternativa CORRETA:

  • A A única via de introdução de agentes químicos xenobióticos com potencial toxicológico no organismo humano é a pele.
  • B A doença de Itai-itai, enfermidade causada exclusivamente pela exposição ao chumbo, é definida como uma forma de osteomalácia renal.
  • C As reações agudas ao uso da cocaína associadas ao sistema cardiovascular incluem hipertensão arterial sistêmica (HAS), infarto agudo do miocárdio (IAM) e cardiomiopatia.
  • D A morfina é substância tóxica de dependência química e psíquica. É um produto sintético (diacetilmorfina) e tem a forma de pó branco e cristalino. Após injetado no usuário, este apresenta de início euforia, disposição, alegria.
  • E Os agentes tóxicos sistêmicos são substâncias que provocam efeitos deletérios ao organismo no mesmo local do contato inicial.

Em relação a intoxicação alimentar bacteriana, assinale a alternativa correta, que corresponde ao sintoma causado pela Salmonella spp.

  • A Diarreia inflamatória.
  • B Náuseas.
  • C Diarreia aquosa.
  • D Diarreia sanguinolenta.
  • E Disenteria.