Questões de Inteligência Artificial na Comunicação (Jornalismo)

Limpar Busca

De modo geral, as novas tecnologias de comunicação e informação estão associadas à interatividade e a quebra com o modelo comunicacional um-todos, onde a informação é transmitida de modo unidirecional, adotando o modelo todos-todos, em que aqueles que integram redes de conexão operacionalizadas por meio das NTIC fazem parte do envio e do recebimento das informações. Aponte a caracaterística (de um sistema, equipamento, programa, etc.) que deve funcionar em interação com o usuário, ou seja, com a participação deste a cada etapa, por meio de comandos diante do repertório de opções disponíveis.

  • A Interatividade é a qualidade do que é interativo. Não há processo de comunicação sem interatividade, na medida em que a comunicação pressupõe participação, interação e troca de mensagens por parte do usuário.
  • B É muito fácil prever o impacto que temas novas formas de comunicação com o uso das tecnologias digitais, pois pode-se antever os que acessam a infromação, mesmo antes de postála.
  • C As novas tecnologias de comunicação não possuem uma característica educativa e pois não levam a educação a uma nova dimensão, porém são interativas.
  • D As novas tecnologias não se enquadram como meio em que favorecer a tendência para as organizações terem fronteiras cada vez menos demarcadas em relação ao seu meio ambiente, a trabalharem cada vez mais "em rede" com outras organizações e, dentro delas, os seus colaboradores também trabalharem cada vez mais "em rede".

A partir dos conhecimentos sobre as formas de jornalismo, aponte a alternativa ERRADA:

  • A Com o advento de novos meios de comunicação, muitos pensaram que o jornal impresso não iria sobreviver, mas diferente das outras formas de veiculação da notícia, os meios impressos podem aumentar - para amplos limites - os número de páginas ou a quantidade de matérias, já que não trabalha com o mesmo tempo dos veículos televisivos e radiofônicos.
  • B No jornalismo online, precisão, contextualização e interpretação são sacrificados em nome da velocidade. 
  • C No caso brasileiro, os telejornais e programas televisivos são a maior fonte de informação da população. 
  • D Com a possibilidade das rádios digitais, o rádio convencional tende a desaparecer ou, pelo menos, não terá mais seu aspecto noticioso, que será repassado para os meios de comunicação online. 
  • E Para assegurar seu espaço frente às novas formas de comunicação, como os blogs e redes sociais, caberá ao jornal do presente investir naquilo que o leitor espera encontrar nele: originalidade, texto interpretativo e analítico, com suas implicações e possíveis repercussões na vida de cada um.