Questões de Gestão da Mudança (Gestão de Pessoas)

Limpar Busca

A teoria das inteligências múltiplas, propostas por Howard Gardner, sugere que o ser humano possui diferentes tipos de inteligências que se manifestam de maneiras diversas. Cada tipo está associado a habilidades específicas e contextos de aplicação distintos. NÃO corresponde a uma das inteligências múltiplas descritas por Gardner:

  • A Inteligência naturalista – aptidão para identificar padrões na natureza, como ocorre em botânica, zoologia e ciências ambientais.
  • B Inteligência linguística – capacidade de utilizar a linguagem verbal para comunicação eficaz, incluindo a criação literária e argumentativa.
  • C Inteligência intrapessoal – habilidade de compreender a si mesmo, incluindo emoções, motivações e desejos, para alcançar objetivos pessoais.
  • D Inteligência espacial – competência em visualizar e manipular os objetos mentalmente, como ocorre em atividades como design e navegação.
  • E Inteligência inovativa – talento para gerar ideias inovadoras e resolver problemas de forma criativa, especialmente em contextos artísticos e desafiadores.

Uma organização pública lançou uma série de iniciativas para promover a gestão da pluralidade/diversidade entre seus servidores. A seguir estão listadas algumas dessas ações; analise-as.

I. Implantação de programas para a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho, garantindo acessibilidade física e tecnológica.
II. Realização de treinamentos para identificar e combater estereótipos relacionados à idade e gênero no processo de seleção e promoção interna.
III. Desenvolvimento de programas de mentoring que consideram a compatibilidade entre personalidades, visando uma maior sintonia entre mentor e mentorado.
IV. Criação de um comitê inter-religioso para respeitar e acomodar as práticas religiosas dos servidores, como horários de orações ou feriados religiosos.
V. Promoção de atividades de integração para alinhar os valores organizacionais às preferências individuais dos servidores, como preferências por trabalho em equipe ou trabalho autônomo.

Considerando a classificação dos níveis de diversidade, são ações que representam diversidade em nível profundo o que se afirma apenas em

  • A III.
  • B I e IV.
  • C III e V.
  • D I, II e V
  • E II, III e IV.

Considere que determinada entidade pública esteja passando por um grande processo de mudança organizacional e, como estratégia para gerenciar esse processo, busca aplicar os conceitos predicados por Kurt Lewin sobre o tema. Com base nos estudos apresentados pelo referido autor, o processo de mudança envolverá uma etapa denominada recongelamento,

  • A que ocorre no início do processo de mudança, e quando os comportamentos e hábitos arraigados devem ser desmobilizados e é preciso criar um novo “molde” a ser adotado para o comportamento organizacional.
  • B na qual a mudança é estabilizada, ou seja, quando ocorre de fato a incorporação do novo comportamento na organização e as novas práticas se tornam a nova norma, o novo paradigma.
  • C apenas na hipótese em que o processo não tenha sido bem conduzido e a mudança não tenha sido completamente internalizada, constatando-se que os antigos paradigmas seguem presentes e o processo de mudança deve ser reiniciado.
  • D que representa o ponto crítico da mudança e se dá na fase intermediária do processo, quando o novo modelo é posto à prova e deverá ser feito o máximo esforço para a aceitação pelo grupo.
  • E que consiste em uma etapa meramente formal, na qual, já tendo sido estabilizada a mudança na etapa de “descongelamento”, as normas e os regulamentos internos devem ser atualizados para refletir tal mudança.

Em um departamento da Câmara Municipal, uma servidora recém-empossada identificou que alguns procedimentos administrativos poderiam ser otimizados através da implementação de um novo sistema digital. Ao apresentar sua sugestão durante uma reunião, percebeu resistência de colegas mais antigos, que argumentaram: "Sempre fizemos assim e funciona". A servidora também notou que alguns colegas começaram a se mostrar menos receptivos após sua proposta. Considerando as relações humanas no ambiente de trabalho e a gestão de mudanças organizacionais, analise a situação apresentada e identifique a correta:

  • A O mais adequado seria a servidora concentrar-se em aprender os procedimentos existentes e aguardar que a própria chefia proponha eventuais mudanças nos processos de trabalho, respeitando assim a hierarquia organizacional.
  • B A servidora deveria apresentar sua proposta apenas após completar um período maior de adaptação no setor, pois sugestões de mudanças vindas de funcionários novatos podem ser interpretadas como críticas aos métodos estabelecidos pelos servidores mais experientes.
  • C A implementação de mudanças em ambientes organizacionais requer uma abordagem que considere tanto os aspectos técnicos quanto os relacionais, sendo fundamental desenvolver um processo gradual de sensibilização, demonstrando na prática os benefícios das mudanças propostas e valorizando a experiência prévia dos servidores mais antigos na construção coletiva de soluções.
  • D A servidora deveria buscar apoio direto da chefia superior para implementar as mudanças, uma vez que inovações tecnológicas são inevitáveis e os servidores resistentes precisam se adaptar às novas realidades do serviço público.
  • E A resistência dos colegas mais antigos demonstra que as mudanças propostas são inadequadas para o setor, sendo mais prudente manter os procedimentos que já demonstraram eficácia ao longo do tempo.

A inovação possui características que influenciam a sua difusão entre os adotantes. Tais características são conceituadas na Teoria da Difusão da Inovação (TDI) como atributos de uma inovação. O gerente de uma organização identificou três situações que influenciam a difusão da inovação entre os funcionários de sua empresa:
(i) quando eles visualizavam claramente os resultados positivos da utilização da inovação;
(ii) quando eles acreditavam que a inovação era melhor do que a ideia, a prática ou o objeto que a antecederam;
(iii) quando eles percebiam consistência da inovação com suas crenças, valores, normas, experiências passadas e necessidades.
Essas três situações ilustram, respectivamente, os seguintes atributos de uma inovação:

  • A Imagem, Compatibilidade, Voluntariedade
  • B Compatibilidade, Visibilidade, Testabilidade
  • C Facilidade de uso, Complexidade, Visibilidade
  • D Observabilidade, Vantagem Relativa, Compatibilidade
  • E Vantagem Relativa, Voluntariedade, Demonstrabilidade dos resultados