Questões de Frotas de Veículos (Engenharia de Transportes e Trânsito)

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Determinada concessionária, responsável pelo transporte rodoviário intermunicipal de passageiros entre as cidades A e B, enfrenta um grande desafio durante o período de pico, que ocorre de 17h às 18h. O tempo médio de viagem entre as duas cidades é de 40 minutos, e o sistema opera com 24 ônibus, cada um com capacidade para 50 passageiros. A demanda de passageiros durante o horário de pico é de 1.500 passageiros por hora. A concessionária tem o objetivo de garantir que todos os passageiros sejam atendidos no horário de pico, considerando a necessidade de ampliar a capacidade do sistema sem comprometer a qualidade do serviço. Para tanto, a concessionária está avaliando as seguintes alternativas para melhorar a eficiência operacional:

I. Aumento da frota: introduzir mais ônibus, mantendo o tempo de viagem constante.
II. Otimização das rotas: modificar parcialmente as rotas para reduzir o tempo de viagem para 35 minutos, permitindo que os ônibus façam mais viagens.
III. Uso de faixas exclusivas: implementar faixas exclusivas para ônibus a fim de reduzir o tempo de viagem no trecho mais congestionado.

Com base nos dados fornecidos e, ainda, considerando as alternativas de melhorias mencionadas, qual é a melhor estratégia para atender à demanda de 1.500 passageiros por hora, sem comprometer a eficiência operacional?

  • A Implementar faixas exclusivas para ônibus, reduzindo o tempo de viagem para 35 minutos e diminuir a frota para 20 ônibus, atendendo à demanda de passageiros
  • B Aumentar a frota para 30 ônibus e implementar faixas exclusivas para reduzir o tempo de viagem para 35 minutos, sem otimizar as rotas, atendendo à demanda de passageiros.
  • C Otimizar as rotas e reduzir o tempo de viagem para 30 minutos, mantendo a quantidade atual de 24 ônibus para atender à demanda de passageiros sem a necessidade de ampliar a frota.
  • D Aumentar a frota de ônibus em 20%, mantendo a capacidade para 50 passageiros, no mesmo tempo de viagem de 45 minutos, garantindo a capacidade de atender toda a demanda de passageiros.

Um ônibus urbano com valor estimado de R$ 687.500,00 tem vida útil de 10 anos. Usando o método de depreciação pela soma dos dígitos dos anos, com depreciação decrescente e valor residual de 20%, a depreciação acumulada ao final de 2 anos é de

  • A R$ 150.000,00.
  • B R$ 27.272,73.
  • C R$ 190.000,00.
  • D R$ 100.000,00.
  • E R$ 200.000,00.
Para o dimensionamento de frota no transporte urbano de passageiros um dos conceitos básicos é o Fator de Renovação (FR). Pode-se afirmar que FR:
  • A É dado pela equação resultante da divisão do total de passageiros no trecho crítico por hora pelo total de passageiros transportados na linha por hora
  • B É o total de passageiros no trecho crítico por hora
  • C É um indicador de renovação de passageiros na linha
  • D É a quantidade de partidas de ônibus para atender a demanda
Em motores, como se desenvolve o processo de oxidação?
  • A Deixando de usar óleo no carburador.
  • B Deixando de usar óleo no motor.
  • C Deixando de usar aditivo na água do radiador.
  • D Deixando de engraxar as bronzinas.
  • E Deixando a sedimentação exposta.

Relacione as nomenclaturas a seguir (em inglês) com alguns dos modelos de tarifa de remuneração mais utilizados na concessão de transportes públicos


1. cost-plus

2. net-cost

3. gross-cost


( ) em função da quilometragem produzida e da frota.


( ) em função do volume de passageiros transportados.


( ) igual à tarifa pública recolhida.


Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada. 

  • A 1 – 2 – 3.
  • B 1 – 3 – 2.
  • C 2 – 1 – 3.
  • D 2 – 3 – 1.
  • E 3 – 1 – 2.