Determinada concessionária, responsável pelo transporte rodoviário intermunicipal de passageiros entre as cidades A e B, enfrenta um grande desafio durante o período de pico, que ocorre de 17h às 18h. O tempo médio de viagem entre as duas cidades é de 40 minutos, e o sistema opera com 24 ônibus, cada um com capacidade para 50 passageiros. A demanda de passageiros durante o horário de pico é de 1.500 passageiros por hora. A concessionária tem o objetivo de garantir que todos os passageiros sejam atendidos no horário de pico, considerando a necessidade de ampliar a capacidade do sistema sem comprometer a qualidade do serviço. Para tanto, a concessionária está avaliando as seguintes alternativas para melhorar a eficiência operacional:
I. Aumento da frota: introduzir mais ônibus, mantendo o tempo de viagem constante.
II. Otimização das rotas: modificar parcialmente as rotas para reduzir o tempo de viagem para 35 minutos, permitindo que os ônibus façam mais viagens.
III. Uso de faixas exclusivas: implementar faixas exclusivas para ônibus a fim de reduzir o tempo de viagem no trecho mais congestionado.
Com base nos dados fornecidos e, ainda, considerando as alternativas de melhorias mencionadas, qual é a melhor estratégia para atender à demanda de 1.500 passageiros por hora, sem comprometer a eficiência operacional?
- A Implementar faixas exclusivas para ônibus, reduzindo o tempo de viagem para 35 minutos e diminuir a frota para 20 ônibus, atendendo à demanda de passageiros
- B Aumentar a frota para 30 ônibus e implementar faixas exclusivas para reduzir o tempo de viagem para 35 minutos, sem otimizar as rotas, atendendo à demanda de passageiros.
- C Otimizar as rotas e reduzir o tempo de viagem para 30 minutos, mantendo a quantidade atual de 24 ônibus para atender à demanda de passageiros sem a necessidade de ampliar a frota.
- D Aumentar a frota de ônibus em 20%, mantendo a capacidade para 50 passageiros, no mesmo tempo de viagem de 45 minutos, garantindo a capacidade de atender toda a demanda de passageiros.