Questões de Fisioterapia Neonatal e Pediátrica (Fisioterapia)

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Na análise da marcha de uma criança com órtese, um fisioterapeuta observou que ela arrasta os dedos durante a fase de balanço.


São causas anatômicas para o desvio apresentado durante a marcha dessa criança, exceto:

  • A Dorsiflexores fracos.
  • B Pé equino.
  • C Espasticidade dos flexores plantares.
  • D Extensores do quadril fracos.
Apneia é definida como interrupção do fluxo gasoso pelas vias aéreas, secundária à obstrução ou à parada da respiração por 20 segundos ou mais, ou em tempo menor, porém seguida de bradicardia menor ou igual a 100 bpm, cianose ou palidez. Quando ocorre em recém-nascidos com idade gestacional menor que 37 semanas de gestação, sem uma causa específica definida, é chamada de apneia da prematuridade. Analise os itens seguintes: I-. Hipóxia; II- Hipercapnia; III- Reflexos pulmonares imaturos; IV- Redução do tônus muscular da hipofaringe; V- Obstrução nasal por edema provocado por tempo prolongado de uso de sonda nasogástrica ou sucções repetidas. São fatores associados ao aparecimento e exacerbação dos episódios de apneia:
  • A Apenas I, II e V.
  • B Apenas I, III e IV.
  • C Apenas II, IV e V.
  • D I, II, III, IV e V.
A displasia broncopulmonar, também conceituada como Doença Pulmonar Crônica (DPC), é uma doença decorrente da associação da prematuridade e da assistência respiratória, notadamente a ventilação mecânica, a que esses recém-nascidos possam, porventura, ter sido submetidos, causando uma alteração estrutural pulmonar com necessidade do uso prolongado da oxigenioterapia. Nas suas formas mais graves, pode levar a óbito ou a alterações futuras do crescimento e do neurodesenvolvimento. Sobre a função respiratória, em longo prazo, desses pacientes, marque a alternativa correta.
  • A A capacidade residual funcional tende a se normalizar entre 12 e 24 meses de idade.
  • B A complacência pulmonar permanece diminuída até a idade adulta.
  • C O volume residual permanece reduzido até a idade adulta.
  • D A resistência das vias aéreas melhora significativamente com o aumento da idade.
Na teoria síncrono-ativa do desenvolvimento, os comportamentos dos recém-nascidos são analisados de acordo com cinco subsistemas. A teoria é chamada de síncrono-ativa porque, durante cada estágio do desenvolvimento, os subsistemas desenvolvem-se independentemente e, ao mesmo tempo, interagem continuamente um com o outro e com o meio ambiente. O processo do desenvolvimento é descrito como uma série de círculos concêntricos, com cada um dos subsistemas continuamente promovendo retroalimentação para os demais. Sobre esta teoria, relacione a primeira coluna de acordo com a segunda:
Subsistema (1ª coluna): 1- Autônomo 2- Motor 3- Estado comportamental 4- Atenção e interação 5- Regulador
Característica do subsistema (2ª coluna): ( ) Este subsistema compreende níveis de consciência, que vão do sono profundo ao choro, podendo ser avaliado pela escala de Brazelton. ( ) Implica a capacidade de o recém-nascido permanecer no estado de alerta, apreender as informações do meio e comunicar-se usando alguns comportamentos, como a capacidade de se fixar o olhar por um período curto de tempo. ( ) Compreende as funções neurovegetativas e sempre que o equilíbrio for afetado por demandas, neste sistema ou nos demais, poderão surgir sinais de estresse e estafa da criança, variando de uma leve alteração de cor, passando por pausas respiratórias e até mesmo apneia. ( ) Compreende o tônus muscular, a postura e os movimentos voluntários e involuntários. Comportamentos que refletem estabilidade desse subsistema incluem postura harmoniosa e movimentos sincrônicos e harmoniosos dos membros, como segurar as próprias mãos, agarrar objetos, levar a mão à boca ou à face, sugar o dedo ou realizar movimentos bucais solicitando sucção. ( ) Engloba as estratégias que o recém-nascido utiliza para manter ou retornar a uma integração equilibrada, relativamente estável e relaxada dos subsistemas. Pode também envolver o tipo e a quantidade de facilitação que o RN necessita receber do meio.
A ordem correta, de cima para baixo é:
  • A 3 – 4 – 1 – 2 – 5.
  • B 1 – 4 – 3 – 2 – 5.
  • C 5 – 3 – 4 – 1 – 2.
  • D 4 – 5 – 3 – 1 – 2.
O Método Canguru é um modelo de atenção perinatal voltado para a atenção qualificada e humanizada que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial, com uma ambiência que favoreça o cuidado ao recém-nascido (RN) e à sua família. A respeito disso, analise as afirmações a seguir: I- A primeira etapa tem início na internação do recém-nascido na UTI neonatal e/ou na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo). II- A segunda etapa é realizada na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa), garantindo todos os processos de cuidado já iniciados na primeira etapa, com especial atenção ao aleitamento materno. O recém-nascido permanece de maneira contínua com sua mãe e a posição canguru será realizada pelo maior tempo possível. III- Os RNs pré-termo e/ou de baixo peso (RNBP) na terceira etapa receberão alta hospitalar e serão acompanhados de forma compartilhada pela equipe do hospital e da atenção básica do método canguru. Marque a alternativa correta:
  • A Apenas a I está correta.
  • B Apenas a II está correta.
  • C Apenas a III está correta
  • D Apenas II e III estão corretas.