Questões de Estrutura Conceitual de Análise de Risco (COSO) (Auditoria Governamental)

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Publicado em 2004, o COSO II substituiu o COSO I como guia de melhores práticas na gestão de riscos e controles internos.

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COSO ERM 2017 – Gerenciamento dos Riscos Corporativos – Integrado com Estratégia e Performance é um conjunto de princípios organizados em cinco componentes inter-relacionados. Nesse sentido, analise os seguintes princípios:
• Analisa riscos e performance. • Avalia mudanças importantes. • Busca o aprimoramento no gerenciamento de riscos corporativos.
A qual componente esses princípios se referem, com base no COSO ERM 2017?

  • A Estratégia e definição de objetivos.
  • B Análise e revisão.
  • C Governança e cultura.
  • D Informação, comunicação e divulgação.
  • E Performance.

De acordo com o COSO ERM, o gerenciamento de riscos corporativos é

  • A um processo temporário e que flui pela organização.
  • B conduzido pelos profissionais nos níveis gerenciais da organização.
  • C aplicado até os níveis gerenciais e inclui a formação de uma visão de portfólio de todos os riscos a que ela está exposta.
  • D capaz de propiciar garantia razoável para a diretoria executiva e para o conselho de administração de uma organização.
  • E formulado de modo que identifique eventos em potencial cuja ocorrência poderá afetar a organização para eliminá‐los em qualquer ocasião.

Segundo o COSO ERM, o componente do gerenciamento de riscos corporativos que tem a finalidade de determinar a forma como os riscos serão administrados e de associá‐los aos objetivos que podem influenciar é o de

  • A fixação de objetivos.
  • B identificação de eventos.
  • C avaliação de riscos.
  • D resposta ao risco.
  • E atividade de controle.

O controle interno, conforme o COSO I, consiste na integração de cinco componentes. O componente de controle interno que abrange a integridade e os valores éticos da organização e os parâmetros que permitem à estrutura de governança cumprir com suas responsabilidades de supervisionar a governança, é denominado de

  • A atividades de monitoramento.
  • B informação e comunicação.
  • C ambiente de controle.
  • D avaliação de riscos.