Questões de Risco de Auditoria (Auditoria Governamental)

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No contexto da auditoria pública, a natureza dos riscos identificados pode variar conforme os objetivos da auditoria. Em relação ao processo de avaliação de riscos, qual das alternativas abaixo está correta, considerando a necessidade de o auditor avaliar diferentes tipos de deficiências, desvios ou distorções:

  • A O auditor deve considerar apenas os riscos financeiros e ignorar os riscos operacionais e de conformidade, pois são irrelevantes para a auditoria pública.
  • B O auditor deve avaliar apenas os riscos gerais relacionados à conformidade com as leis, desconsiderando os riscos específicos ligados a programas ou operações governamentais.
  • C A avaliação de riscos deve considerar tanto os riscos gerais quanto os específicos, incluindo deficiências, desvios ou distorções que possam afetar o objeto da auditoria.
  • D A natureza dos riscos identificados não influencia o planejamento da auditoria, pois o auditor deve seguir sempre o mesmo processo de auditoria, independentemente do tipo de risco.
  • E O auditor deve considerar somente os riscos de distorções financeiras, uma vez que são os mais comuns em auditorias no setor público.

Assinale corretamente a assertiva que apresenta o conceito de risco de auditoria.

  • A O risco de auditoria é o risco de que o relatório de auditoria possa ser inadequado.
  • B O risco de auditoria é o risco de que o auditor encontre fraudes.
  • C O risco de auditoria é o risco de a auditoria não durar a quantidade de tempo determinada no planejamento.
  • D O risco de auditoria é o risco de não ser encontrada fraudes nos trabalhos realizados.

Se tratando dos riscos de auditoria, o risco de que os procedimentos realizados pelo auditor levem a uma conclusão/opinião incorreta, é denominado de:

  • A Risco inerente ao objeto.
  • B Risco de controle.
  • C Risco de detecção.
  • D Risco de opinião.

Conforme disposições da Portaria nº 0004/2023/GSC/CGE, a CGE/PB pode assessorar órgãos e entidades da administração estadual por meio de consultorias, com metodologia própria. Tais consultorias consistem na definição do desenho ou redesenho de processos, com abordagem baseada em riscos e nos objetivos estratégicos ou operacionais a fim de melhorar as operações da unidade demandante. Ao final do trabalho, são emitidas recomendações baseadas nos seguintes elementos:

I. Matriz de objetivos, riscos e controles elaborada;
II. Redesenho proposto para o processo objeto da consultoria;
III. Estrutura e recursos gerenciados pela unidade demandante.

Está(Estão) alinhado(s) às disposições da Portaria nº 0004/2023/GSC/CGE somente o(s) item(ns):

  • A I;
  • B III;
  • C I e II;
  • D I e III;
  • E II e III.

Em decorrência de uma série de transformações nas organizações e uma maior complexidade dos seus processos, atualmente a auditoria interna encontra-se frente a um novo paradigma, que se baseia na visão dos processos organizacionais com foco na gestão de riscos para o alcance dos objetivos da organização.
As normas de atributos dispostas no conjunto de Normas Internacionais para o exercício profissional da Auditoria Interna (The Institute of Internal Auditors) estão alinhadas a esse novo paradigma e estabelecem fundamentos do trabalho do auditor interno, que incluem:

  • A vedação a alterações recorrentes no estatuto da auditoria interna;
  • B definição da natureza dos serviços prestados no estatuto da auditoria interna;
  • C isenção da alta administração da entidade quanto às definições da auditoria interna;
  • D não interferência no planejamento do trabalho de auditoria interna pela alta administração;
  • E recomendação de que o executivo chefe da auditoria se mantenha apartado da alta administração.