Questões de Estratégias competitivas de Porter (Administração Geral) Página 4

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O modelo de Porter precisa ser discutido e analisado nas aulas de administração estratégica. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta as 5 forças de Porter.
  • A Ameaça de novas legislações; ameaça de entrada de novos concorrentes; poder de negociação dos clientes; poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os concorrentes.
  • B Ameaça de produtos substitutos; ameaça de entrada de novas barreiras de entrada; poder de negociação dos clientes; poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os concorrentes.
  • C Ameaça de produtos substitutos; ameaça de entrada de novos concorrentes; poder de compra dos clientes; poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os concorrentes.
  • D Ameaça de produtos substitutos; ameaça de entrada de novos concorrentes; poder de negociação dos clientes; poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os concorrentes.
  • E Ameaça de produtos substitutos; ameaça de entrada de novos concorrentes; poder de negociação dos clientes; poder de negociação dos fornecedores e cooperação entre os concorrentes.

O modelo das Cinco Forças de Porter é uma ferramenta amplamente utilizada no planejamento estratégico. O modelo busca avaliar a atratividade de uma indústria com base em cinco forças competitivas, que influenciam a natureza da competição e o potencial de lucratividade em determinada indústria ou setor. Dentre as forças competitivas do modelo estão:

  • A ameaça de novos entrantes; tecnologia dominante;
  • B ameaça de produtos substitutos; arcabouço legal;
  • C rivalidade entre os concorrentes estabelecidos; poder de barganha dos clientes;
  • D poder de barganha dos fornecedores; tamanho das empresas do setor;
  • E poder de barganha das empresas dominantes; concentração do mercado.

A estratégia competitiva de Porter que consiste em direcionar os esforços de uma empresa para um segmento específico do mercado, grupo de clientes ou uma região geográfica, sob o pressuposto de que a empresa será capaz de atender melhor seu alvo estratégico do que os concorrentes que atuam em toda a indústria, é a estratégia denominada

  • A diferenciação.
  • B nicho de mercado.
  • C diversificação.
  • D expansão direta.
  • E liderança em custo.

Quais são as estratégias genéricas de uma empresa segundo Michael E. Porter?

  • A Liderança em custo, diferenciação e foco.
  • B Clientes, liderança em custo e compatibilização.
  • C Compatibilização, clientes e foco.
  • D Foco, clientes e diferenciação.

Segundo Mintzberg et al. (2010), a escola de posicionamento considera a formulação de estratégia como um processo analítico. Assim, ela busca selecionar estratégias específicas como posições tangíveis em mercados competitivos. Nela, vários enfoques ficaram famosos e são utilizados até os dias atuais. Podemos destacar: matriz de crescimento-participação do BCG (Boston Consulting Group), curva de experiência, modelo de Porter de análise competitiva; cadeia de valor de Porter; e matriz de pesquisa de conteúdo de estratégia, dentre outros.
Sobre essa escola de estratégia, assinale a alternativa CORRETA.

  • A Na matriz de crescimento-participação do BCG, os produtos considerados “vacas leiteiras” são os com alta participação de mercado e elevado potencial de crescimento do negócio, sendo, assim, os que produzem grandes volumes de caixa para a empresa.
  • B A estratégia de diferenciação de Porter busca contemplar os segmentos de mercados específicos, por exemplo, procurando atender determinados grupos de clientes, certas linhas de produtos ou de mercados geográficos.
  • C No modelo de Porter de análise competitiva, o autor identifica cinco forças que influenciam o sucesso da empresa. Uma delas, a barreira à entrada no mercado, é caracterizada pelo desempenho de preço relativo de substitutivos, pelos custos de troca e pela propensão dos compradores para substituir.
  • D Há críticas em relação à escola de posicionamento, sendo que as principais, de acordo com Mintzberg et al. (2020), se concentram nas áreas de foco, de contexto, de processo, e nas estratégias em si. A formulação de estratégias é um processo muito mais complexo do que o ordenado e estático, considerado por essa escola.