- A Ameaça de novas legislações; ameaça de entrada de novos concorrentes; poder de negociação dos clientes; poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os concorrentes.
- B Ameaça de produtos substitutos; ameaça de entrada de novas barreiras de entrada; poder de negociação dos clientes; poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os concorrentes.
- C Ameaça de produtos substitutos; ameaça de entrada de novos concorrentes; poder de compra dos clientes; poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os concorrentes.
- D Ameaça de produtos substitutos; ameaça de entrada de novos concorrentes; poder de negociação dos clientes; poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os concorrentes.
- E Ameaça de produtos substitutos; ameaça de entrada de novos concorrentes; poder de negociação dos clientes; poder de negociação dos fornecedores e cooperação entre os concorrentes.
Questão 36 Comentada - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IF-MA) - Professor - Administração - Instituto AOCP (2023)
Gabarito comentado da Questão 36 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IF-MA) - Professor - Administração - Instituto AOCP (2023)
A questão nos leva a refletir sobre o Modelo das Cinco Forças Competitivas de Michael Porter, um conceito crucial em Administração Estratégica. Este modelo é fundamental para analisar o ambiente competitivo de uma indústria e formular estratégias de negócios mais eficazes.
As cinco forças, que atuam na determinação da intensidade da competição, são:
A. ERRADO. A força "poder de ameaça de novas legislações" não faz parte das Cinco Forças de Porter.
B. ERRADO. A força "poder de ameaça de entrada de novas barreiras de entrada" não integra o modelo.
C. ERRADO. O "poder de compra dos clientes" é um dos elementos das cinco forças, mas a forma como a alternativa apresenta está incorreta.
D. CERTO. A alternativa apresenta uma combinação de forças que não são as de Porter.
E. CERTO. A força "poder de cooperação entre os concorrentes" não faz parte do modelo. A alternativa tenta se aproximar da força "rivalidade entre os concorrentes", mas de forma incorreta. Além disso, a alternativa apresenta as cinco forças de Porter: rivalidade entre os concorrentes, ameaça de novos entrantes, ameaça de produtos substitutos, poder de barganha dos compradores e poder de barganha dos fornecedores.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “D”.
GABARITO DA BANCA: LETRA “E”.
Questões relacionadas ao concurso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IF-MA) Professor - Administração
- Todas as questões da prova Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IF-MA) - Professor - Administração - Instituto AOCP (2023)
- Questões de Administração Geral
- Questões de Gestão estratégica
- Questões de Estratégias competitivas de Porter
- Questões da banca Instituto AOCP
- Questões para Professor - Administração