Questão 35 Comentada - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Administrador - UFMG (2023)

Segundo Mintzberg et al. (2010), a escola de posicionamento considera a formulação de estratégia como um processo analítico. Assim, ela busca selecionar estratégias específicas como posições tangíveis em mercados competitivos. Nela, vários enfoques ficaram famosos e são utilizados até os dias atuais. Podemos destacar: matriz de crescimento-participação do BCG (Boston Consulting Group), curva de experiência, modelo de Porter de análise competitiva; cadeia de valor de Porter; e matriz de pesquisa de conteúdo de estratégia, dentre outros.
Sobre essa escola de estratégia, assinale a alternativa CORRETA.

  • A Na matriz de crescimento-participação do BCG, os produtos considerados “vacas leiteiras” são os com alta participação de mercado e elevado potencial de crescimento do negócio, sendo, assim, os que produzem grandes volumes de caixa para a empresa.
  • B A estratégia de diferenciação de Porter busca contemplar os segmentos de mercados específicos, por exemplo, procurando atender determinados grupos de clientes, certas linhas de produtos ou de mercados geográficos.
  • C No modelo de Porter de análise competitiva, o autor identifica cinco forças que influenciam o sucesso da empresa. Uma delas, a barreira à entrada no mercado, é caracterizada pelo desempenho de preço relativo de substitutivos, pelos custos de troca e pela propensão dos compradores para substituir.
  • D Há críticas em relação à escola de posicionamento, sendo que as principais, de acordo com Mintzberg et al. (2020), se concentram nas áreas de foco, de contexto, de processo, e nas estratégias em si. A formulação de estratégias é um processo muito mais complexo do que o ordenado e estático, considerado por essa escola.