Questões de Bases Sócio-Históricas da Educação Física (Educação Física)

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Segundo Carvalho (2001; 2003; 2006), a noção hegemônica de qualidade de vida frequentemente se restringe a uma perspectiva biomédica de “equilíbrio biológico” e “performance física”, ignorando as dimensões sociopolíticas da saúde. Em um IF, um professor de Educação Física, inspirado na abordagem crítico-superadora por Soares et al. (1992) e na perspectiva de Carvalho, propõe um projeto interdisciplinar sobre qualidade de vida para o Ensino Médio Integrado. O projeto inclui as seguintes ações:

Discussão sobre os determinantes sociais da saúde (como acesso à moradia, saneamento, trabalho digno); Análise crítica da indústria do fitness e de seus padrões corporais excludentes; Vivências de práticas corporais populares (como danças e jogos).


Ao considerar a centralidade das relações sociais, das condições de vida e das mediações culturais no conceito ampliado de saúde, o professor busca evitar soluções tecnicistas que desconsiderem as determinações sociais do processo saúde-doença. Com base em Carvalho e nos princípios da Educação Física Crítico-Superadora, analise as assertivas abaixo:


I. O projeto se justifica no contexto do Ensino Técnico Integrado porque contribui para a superação da dualidade entre formação humana e profissional, vinculando a discussão sobre saúde e cidadania à formação integral do futuro trabalhador.


II. A inclusão de temas como saneamento básico no projeto amplia a compreensão crítica da saúde, articulando o corpo e os direitos sociais ao território em que o indivíduo vive.


III. O uso de plataformas digitais e Inteligência Artificial na indústria fitness é um avanço tecnológico que beneficia tanto os clientes, com maior flexibilidade, quanto os profissionais, que passam a ter mais autonomia, o que se alinha à visão ampliada de qualidade de vida.


IV. A crítica à noção hegemônica de qualidade de vida por Carvalho se restringe a uma análise macroeconômica da saúde, não sendo aplicável para entender os desafios do professor de Educação Física, cuja condição de trabalho é um problema puramente individual.


Quais estão corretas?

  • A Apenas III.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas I e IV.
  • D Apenas I, III e IV.
  • E I, II, III e IV.

Ao considerar as abordagens pedagógicas da Educação Física e suas concepções sobre corpo e movimento, é correto afirmar que a

  • A psicomotricidade considera o movimento, a cognição e a afetividade no processo de construção histórica, reflexiva e social do ser humano.
  • B saúde renovada considera o movimento humano um meio de promoção da saúde e qualidade de vida, dentro e fora do ambiente escolar.
  • C desenvolvimentista considera o movimento humano a partir do desenvolvimento motor, da aprendizagem social e do controle motriz.
  • D crítico-superadora considera o movimento humano como expressão corporal, que deve ser desenvolvida de forma crítica e descontextualizada.

Segundo Della Fonte e Loureiro (1997) a ideia de que a Educação Física promove saúde, além de ser hegemonicamente aceita e legitimar sua importância nos mais diversos espaços (academias, clubes, escolas etc.), vincula a área como sinônimo de atividade física. Na perspectiva da saúde coletiva essa vinculação corresponde a uma lógica que

  • A reduz a Educação Física, promove uma concepção individual de saúde, desconsidera os inúmeros fatores sociais e políticos que interferem nas condições de saúde e culpabiliza o indivíduo por aparecimento de doenças que poderiam ser evitadas.
  • B fortalece a Educação Física perante as demais áreas da saúde, impõe seu imprescindível papel para consolidação de políticas e práticas voltadas à saúde das pessoas e valorização de condutas mais saudáveis.
  • C favorece as organizações coletivas em torno do debate sobre saúde, inclui a presença de diferentes setores da sociedade e compreendem a necessidade de considerar a atividade física como apenas um dos fatores que contribuem para a saúde.
  • D promove ações para garantir maior disponibilidade de tempo para cuidar do corpo, apresenta maiores possibilidades de adesão aos locais onde ocorrem as práticas de atividades físicas sistematizadas e considera tais incentivos fundamentais para alcançar a saúde.

Nas duas últimas décadas do século XX cresceram as críticas e discussões sobre o modelo focado no esporte de rendimento que predominava na Educação Física brasileira. Em função dessas discussões, várias abordagens pedagógicas surgiram desde então. Assinale a alternativa correta sobre as abordagens pedagógicas.

  • A A abordagem esportivista visa à formação do cidadão consciente e crítico através da prática dos esportes institucionalizados e da compreensão dos valores olímpicos.
  • B A abordagem crítico-emancipatória necessita de uma didática comunicativa, pela qual o aluno seja capaz de conhecer, reconhecer e problematizar sentidos e significados nesta vida, através da reflexão crítica.
  • C No construtivismo baseia-se na ideia de que existem momentos mais adequados para o ensino e estes momentos estão diretamente relacionas com as fases do crescimento e desenvolvimento humano.
  • D A teoria desenvolvimentista entende que o homem não é passivo sob a influência do meio, isto é, ele responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir seu próprio conhecimento.
  • E Segundo a teoria da saúde renovada, os exercícios físicos são o meio de desenvolvimento e fortalecimento físico e mental, sendo o mais importante objetivo da educação física escolar.

A história da Educação Física na Europa influenciou a Educação Física brasileira. Soares (2001) narra que, no final do século 19, na Europa, mesmo na presença de descobertas científicas, eram observadas altas taxas de morbimortalidade no meio operário. Nesse contexto, a Educação Física passa a constar no rol das práticas que deveriam se tornar habituais para tornar as pessoas mais saudáveis. O caráter que a Educação Física assumiu, nessa época, era o de uma educação

  • A humanista.
  • B esportiva.
  • C do físico.
  • D crítica.
  • E sociopolítica.