Questões de Bases Sócio-Históricas da Educação Física (Educação Física)

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A Revolução Industrial trouxe mudanças significativas na forma como o corpo era percebido na sociedade. O crescimento das cidades e o fortalecimento do consumo influenciaram o surgimento da indústria da moda, que passou a ditar padrões estéticos mais acessíveis a diferentes camadas sociais. Além da moda, o cinema e, posteriormente, a televisão, contribuíram para a construção de um ideal de corpo belo e saudável, amplamente difundido. Durante grande parte do século XX, esse padrão de beleza estava alinhado a uma imagem considerada saudável e possível de ser alcançada pela maioria das pessoas. Contudo, essa visão do corpo mudou ao longo do tempo, afastando-se da normalidade populacional e da noção de saúde.
Assinale a alternativa que melhor explica a relação entre a cultura corporal e os padrões de beleza na sociedade moderna.

  • A O corpo idealizado sempre foi o mesmo ao longo da história, sem influência de fatores culturais.
  • B A Revolução Industrial ampliou o acesso à moda e ajudou a consolidar padrões estéticos influenciados pela mídia.
  • C O cinema e a televisão tiveram pouca influência na construção dos ideais de beleza corporal.
  • D O padrão de beleza sempre esteve relacionado exclusivamente à funcionalidade do corpo.
  • E A cultura corporal de movimento permaneceu imutável mesmo com o avanço da industrialização.

Ao longo do século XX, os conflitos mundiais tiveram um impacto significativo na Educação Física. Durante a Primeira Guerra Mundial, os programas escolares passaram a enfatizar atividades que preparavam fisicamente os jovens para o serviço militar, valorizando força, resistência e trabalho em equipe. Já na Segunda Guerra Mundial, houve uma ampliação do investimento em infraestrutura esportiva e na formação de professores, reforçando a importância da Educação Física para a saúde e o bem-estar da população. No período pós-guerra, essa disciplina se consolidou como parte essencial dos currículos escolares, promovendo não apenas o condicionamento físico, mas também valores sociais. Além disso, a popularização dos esportes e sua democratização possibilitaram maior inclusão social.
Assinale a alternativa abaixo que melhor representa um impacto duradouro das guerras mundiais na Educação Física:

  • A A restrição da prática esportiva às elites militares e políticas.
  • B A exclusão dos esportes coletivos dos programas escolares.
  • C O fortalecimento da Educação Física como parte obrigatória do currículo escolar.
  • D A redução do interesse governamental em investimentos esportivos.
  • E O fim das competições esportivas entre escolas e comunidades.

Segundo Rodrigues e Bracht (2010), a Educação Física escolar tem suas raízes na sociedade e, por isso, do início até meados do século XX, orientava-se pela ética do trabalho, que, por sua vez, constituía uma das construções e um dos suportes da chamada “modernidade sólida” descrita por Bauman.

No contexto dessa ética e estética tipicamente modernas, a educação física no período citado enaltecia as ideias de

  • A vida desprovida de prazeres, preservação de práticas corporais tradicionais, busca do alto desempenho corporal.
  • B limpeza e asseio do corpo, cooperação entre as pessoas, negação de qualquer experiência competitiva.
  • C cooperação entre as pessoas, aplicação do mínimo esforço para atingir objetivos, ócio criativo como prática permanente.
  • D vigor físico aliado à força de vontade, vida ascética, limpeza e asseio do corpo, retidão corporal e comportamental.
  • E mínimo esforço, valorização de práticas hedonistas, desprezo pelas questões estéticas ligadas à aparência corporal.

Segundo Moreira (1992), o paradigma mecanicista presente na Educação Física escolar do século XX

  • A era hegemônico e não deveria ser substituído pela concepção sistêmica da vida.
  • B era hegemônico e deveria ser substituído pela concepção sistêmica da vida no séc. XXI.
  • C não era hegemônico, pois a hegemonia pertencia à concepção sistêmica.
  • D pode ser entendido como sinônimo de concepção sistêmica da vida.
  • E é a concepção de vida que garante a qualidade no ensino e não deve ser substituída.

Nas primeiras décadas do século XX, a construção e a estruturação da Educação Física brasileira foram bastante influenciadas pelo pensamento dos médicos que defendiam que ela poderia contribuir para a regeneração e o revigoramento da raça brasileira. De acordo com Soares (2001), esse papel atribuído à Educação Física refletia o pensamento médico higienista em sua vertente

  • A esportiva.
  • B psicomotora.
  • C eugênica.
  • D psicológica.
  • E cooperativa.