Questões de Bases Sócio-Históricas da Educação Física (Educação Física)

Limpar Busca

“A história recente da Educação Física brasileira registra nas últimas três décadas a efervescência de constructos teórico-metodológicos no bojo do chamado movimento renovador da Educação Física” (ARAÚJO, 2021). Qual abordagem da Educação Física escolar utiliza o discurso da justiça social como ponto de apoio e é baseada no marxismo e neomarxismo, tendo recebido grande influência dos educadores José Libâneo e Demerval Saviani?

  • A Abordagem Cultural
  • B Abordagem Construtivista
  • C Abordagem Crítico-Superadora
  • D Abordagem Crítico-Emancipatória
  • E Abordagem Desenvolvimentista

Historicamente, na educação Física existem várias escolas que foram importantes para a sua evolução ao longo do tempo: a escola Sueca, Francesa, Alemã e a Calistenia. A ginástica militar está inserida na escola sueca e tem como base o trabalho educativo e acrescentava exercícios militares como, EXCETO:

  • A Esgrima;
  • B Jogos;
  • C Tiro;
  • D Lançamento.
Em relação a história da educação física no Brasil, assinale a alternativa correta. 
  • A A introdução da educação física na escola brasileira ocorre com a reforma Rui Barbosa.
  • B Na concepção higienista na educação física, a preocupação central são os hábitos de higiene e a aptidão física. Não se preocupando com a moral e com o cívico.
  • C A educação física "nasce"sobre a base de uma ciência fenomenológica, valorizando o desenvolvimento do físico e da moral.
  • D O modelo militarista, todos eram selecionados a participarem das aulas.
  • E Nas concepções, higienista e militarista, a educação física é compreendida como uma disciplina prática não necessitando de uma fundamentação teórica de suporte.
Sobre as tendências pedagógicas da educação física brasileira anteriores a década de 1980. Compreende a educação física a parti dos pressupostos da produtividade, da eficiência e da eficácia a educação física. Assinale a alternativa correta. 
  • A Higienista
  • B Militarista
  • C Competitivista
  • D Popular
  • E Pedagogicista

A partir da década de 1980, temos início na área da Educação Física um processo de renovação do pensamento pedagógico, com o início de resistência às concepções biologicistas, críticas ao esporte de rendimento e oposição às vertentes mais tecnicistas, esportivistas e biologicistas. Neste cenário, vemos uma aproximação da vertente pedagógica da educação com as concepções críticas de ensino, inspiradas pelas teorias progressistas da área da educação. Sobre o pensamento renovador na Educação Física Escolar, analise os itens que seguem e assinale a opção correta.
I) A partir do movimento renovador têm-se o surgimento de diferentes concepções e abordagens de ensino que tinham por objetivo romper e superar o modelo mecanicista e tradicional de ensino da educação física. II) A dinâmica pedagógica da disciplina passou por mudanças com a inserção na prática de novos formatos de aula, evidenciando mudanças significativas na relação teoria e prática, no ensino crítico-reflexivo do esporte, na inclusão de todos os alunos e nas concepções de avaliação. III) A perspectiva da aptidão física, até então predominante na dinâmica curricular da disciplina, é confrontada com a perspectiva da cultura corporal que será proposta para referenciar e sistematizar a dinâmica pedagógica dos conteúdos a serem ensinado.

  • A Somente o Item I está correto.
  • B Os itens I e II estão corretos.
  • C Os itens I e III estão corretos.
  • D Somente o item III está correto.