Nas duas últimas décadas do século XX cresceram as críticas e discussões sobre o modelo focado no esporte de rendimento que predominava na Educação Física brasileira. Em função dessas discussões, várias abordagens pedagógicas surgiram desde então. Assinale a alternativa correta sobre as abordagens pedagógicas.
- A A abordagem esportivista visa à formação do cidadão consciente e crítico através da prática dos esportes institucionalizados e da compreensão dos valores olímpicos.
- B A abordagem crítico-emancipatória necessita de uma didática comunicativa, pela qual o aluno seja capaz de conhecer, reconhecer e problematizar sentidos e significados nesta vida, através da reflexão crítica.
- C No construtivismo baseia-se na ideia de que existem momentos mais adequados para o ensino e estes momentos estão diretamente relacionas com as fases do crescimento e desenvolvimento humano.
- D A teoria desenvolvimentista entende que o homem não é passivo sob a influência do meio, isto é, ele responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir seu próprio conhecimento.
- E Segundo a teoria da saúde renovada, os exercícios físicos são o meio de desenvolvimento e fortalecimento físico e mental, sendo o mais importante objetivo da educação física escolar.