Questões de Distribuição e Transporte (Administração de Recursos Materiais)

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Acerca da distribuição de materiais, julgue o item que se segue.


A integração horizontal ocorre entre varejistas, atacadistas e fabricante.

  • Certo
  • Errado

Acerca da distribuição de materiais, julgue o item que se segue.


As características dos concorrentes não interferem na determinação dos canais de distribuição de materiais.

  • Certo
  • Errado

Sobre os Incoterms a serem utilizados em cotações-faturas pró-forma e conhecimentos de inglês técnico aplicável em compras, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A FOB: FREE ON BOARD (named port of shipment) – Incoterm utilizável, exclusivamente, no transporte aquaviário.
  • B EXW: EX WORKS (named place of delivery) – Esse Incoterm só pode ser utilizado na modalidade de transporte aéreo.
  • C CIF: COST, INSURANCE AND FREIGHT (named port of destination) – A escolha desse Incoterm estabelecerá que o vendedor será o responsável pela contratação e pelo pagamento do frete, dos custos e do seguro relativos ao transporte da mercadoria até o porto de destino acordado com o comprador. Utilizável, exclusivamente, no transporte aquaviário.
  • D FCA: FREE CARRIER (named place of delivery) – A utilização desse Incoterm estabelece que o vendedor completa suas obrigações e encerra sua responsabilidade quando entrega a mercadoria, desembaraçada para a exportação, ao transportador ou a outra pessoa indicada pelo comprador, no local nomeado do país de origem. Utilizável em qualquer modalidade de transporte.

A gestão eficiente da cadeia de suprimentos (SCM) visa otimizar o fluxo de materiais, informações e recursos financeiros ao longo de todo o processo, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega do produto final ao consumidor. Nesse contexto, a análise do impacto do efeito chicote é crucial para:

  • A Acelerar a produção e a distribuição de produtos em períodos de alta demanda, garantindo a disponibilidade imediata para o consumidor final, mesmo que isso implique em aumento dos custos de estoque e transporte.
  • B Minimizar as flutuações da demanda ao longo da cadeia de suprimentos, evitando o excesso ou a falta de estoque em diferentes elos da cadeia, o que pode levar a custos adicionais e perda de vendas.
  • C Aumentar o poder de barganha dos fornecedores, permitindo-lhes impor preços mais altos e prazos de entrega mais longos, o que pode impactar negativamente a competitividade da empresa.
  • D Reduzir a necessidade de colaboração e compartilhamento de informações entre os diferentes elos da cadeia de suprimentos, tornando o processo mais eficiente e menos dependente da comunicação entre as partes.

A crescente preocupação com a sustentabilidade tem levado as empresas a adotar práticas mais responsáveis em suas cadeias de suprimentos. A logística reversa, por exemplo, busca:

  • A Reduzir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos, incentivando o reuso, a reciclagem e o descarte adequado de produtos e embalagens após o uso.
  • B Aumentar a eficiência do transporte de mercadorias, utilizando modais mais sustentáveis, como o ferroviário e o hidroviário, e otimizando as rotas de entrega para reduzir o consumo de combustível e as emissões de gases poluentes.
  • C Garantir a rastreabilidade dos produtos ao longo da cadeia de suprimentos, permitindo identificar a origem de cada item e responsabilizar os fornecedores em caso de irregularidades ou problemas de qualidade.
  • D Promover a inclusão social e o desenvolvimento econômico das comunidades locais, priorizando a contratação de fornecedores e prestadores de serviços que atuem de forma ética e responsável.