Questões de Declaração (Redação Oficial)

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A redação de comunicações, na gestão pública, é utilizada para registrar, analisar, avaliar, controlar e dinamizar diferentes processos e procedimentos da Administração Pública, um documento com valor jurídico dedicado à comunicação oficial entre órgãos públicos, empresas ou mesmo autoridades com função de solicitar, requerer etc. O documento que apresenta a seguinte estrutura: cabeçalho, identificação do expediente, local e data do documento, endereçamento, assunto, texto do documento, fechos para comunicações, identificação do signatário, numeração das páginas é conhecido como, de acordo com Manual de Redação da Presidência da República?

  • A Ata.
  • B Ofício.
  • C Cartas.
  • D Declaração.

Associe os tipos de correspondência a seguir com a descrição de uma situação em que se aplicam.


I. Memorando

II. Circular

III. Declaração


1. parecer baseado na idoneidade de quem o elabora

2. comunicação de forma rápida e direta para alguém próximo, em caráter informal

3. aviso transmitido a diversas pessoas


A associação correta é: 

  • A I - 1; II - 2; III - 3.
  • B I - 1; II - 3; III - 2.
  • C I - 2; II - 3; III - 1.
  • D I - 2; II - 1; III - 3.
  • E I - 3; II - 2; III - 1.

"O documento firmado por autoridade competente, certificando, autorizando ou aprovando atos ou direitos, é chamado de:

  • A Ato declaratório.
  • B Alvará.
  • C Declaração.
  • D Autorização.

"A comunicação pela qual os titulares de órgãos e entidades comunicam ao público assunto de seu interesse e solicitam a sua participação", denomina-se:

  • A Aviso.
  • B Declaração.
  • C Ata.
  • D Atestado.

O documento oficial que é utilizado para os mais diferentes tipos de solicitações às autoridades ou órgãos públicos é denominado

  • A Declaração.
  • B Atestado.
  • C Ofício.
  • D Relatório.
  • E Requerimento.