Questões de Ata (Redação Oficial)

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Toda ata precisa de algumas informações essenciais. Por exemplo:

I- Data, localização e horário; I- Publicação obrigatória no Diário Oficial; III- Detalhamento da reunião; IV- Lista de presença.

Dos itens acima:

  • A todos os itens estão corretos.
  • B apenas os itens I e II estão corretos.
  • C apenas os itens I, III e IV estão corretos.
  • D apenas os itens II, III e IV estão corretos.
  • E apenas os itens I e III estão corretos.

Leia o texto a seguir.

É um documento redigido para dar sequência a algum assunto que foi encaminhado para a apreciação da autoridade. Além disso, ele pode comunicar uma decisão, ordem ou até recomendar o prosseguimento de um processo.
Manual de Atendimento, Fundação Universidade de Passo Fundo, 2020.

O trecho acima descreve o

  • A ofício.
  • B atestado.
  • C despacho.
  • D requerimento.

Leia o texto a seguir.

É um relato fiel de fatos que ocorreram e decisões que foram feitas durante reuniões e assembleias, segundo uma pauta previamente estabelecida, garantindo a posterior execução dos acordos ali tratados. Além de ser registrada e ao final da reunião assinada pelos participantes.

Manual de Atendimento, Fundação Universidade de Passo Fundo, 2020.


O conceito descrito é o da

  • A ata.
  • B portaria.
  • C circular.
  • D declaração.

Assinale a opção que apresenta o documento usado para relatar eventos, acontecimentos, deliberações e decisões.

  • A estatuto
  • B requerimento
  • C atestado
  • D certificado
  • E ata
Em textos de redação técnica, de modo a manter a coerência e a estruturação textual, bem como a fidelidade ao gênero textual a que se propõe escrever, é imprescindível que aquele que os redige tenha ciência quanto às especificidades de cada documento. Um exemplo é a ata de reunião formal, conhecida por conter cinco partes, a saber:
  • A Timbre da instituição, vocativo, epígrafe ou ementa, corpo do texto e despedida.
  • B Abertura, legalidade, expediente registro informativo, ordem do dia e encerramento/desfecho.
  • C Abertura, identificação do remetente, identificação do destinatário, corpo do texto e timbre da instituição.
  • D Ordem do dia, identificação do outorgante, identificação do outorgado, tipo e extensão dos poderes conferidos e assinatura do outorgante.