Questões de Identidades Surdas (Libras)

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Leia o excerto a seguir.


Os defensores da língua de sinais para os surdos afirmam que é só de posse desta, considerada "natural", adquirida em qualquer idade, que o surdo constituirá uma identidade surda, já que ele não é ouvinte.


Fontes: MOURA, M. C. de. O surdo: caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: Revinter/Fapesp, 2000. PERLIN, G. Identidades surdas. In: SKLIAR, C. (Org.).


As pessoas com a identidade surda 

  • A nasceram ouvintes e tiveram a perda auditiva. A partir disso, começam a aprender a Língua Brasileira de Sinais e vão adentrando, progressivamente, na comunidade surda.
  • B são oralizadas e sabem falar e escrever, não interagem com outros surdos e não participam da comunidade surda. Em vez disso, optam por adotar uma identidade ouvinte e estar com pessoas ouvintes dentro da mesma comunidade.
  • C são oralizadas e cresceram sendo integrantes da comunidade ouvinte, até que, em determinado momento da vida, conhecem a comunidade surda, veem seus membros sinalizando por meio da LIBRAS e se sentem interessados em pertencer àquele grupo.
  • D não aceitam a comunicação oral nem demonstram interesse nesse método. Como resultado, elas frequentam grupos e organizações para surdos, se sentem parte da comunidade surda e consomem mídia que ofereça interpretação/tradução em LIBRAS.

A abreviação CODA vem do inglês Child of Dealf Adults que, em português, significa “filho de pais surdos”. O termo é utilizado para todos os filhos ouvintes. Desse modo, todo ouvinte denominado CODA deverá ser filho de

  • A pai surdo.
  • B pai e mãe surdos.
  • C pai ou mãe surdos.
  • D mãe surda sinalizante.

Segundo Perlin (2004), a identidade surda é formada de acordo com o conhecimento que o surdo apresenta a respeito da língua de sinais. Nesse contexto, a língua apresenta sete identidades surdas, entre elas a “identidade surda” (ou “identidade política”), que é definida como

  • A surdo que oscila de uma comunidade a outra, convivendo tanto com ouvintes quanto com surdos.
  • B surdo oralizado que, muito tempo depois, descobre a comunidade surda e transita do mundo auditivo para o mundo visual.
  • C pessoa que é consciente quanto à sua condição de surdez, politizada e tem a língua de sinais como nativa.
  • D pessoa que nasceu ouvinte, se tornou posteriormente surda e tem conhecimento da estrutura do Português falado.

A educação que os surdos querem tem fundamentos em uma série de pressupostos culturais, entre os quais deve estar inserida a identidade.

G. Perlin e K. Strobel. Fundamentos da educação de surdos. Florianópolis: UFSC, 2008 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca das identidades surdas.

I Os surdos oralizados que sabem falar e escrever são considerados indivíduos com identidade surda flutuante.

II Os surdos oralizados que se interessam pela LIBRAS sem abandonar o oralismo são considerados surdos com identidade de transição.

III A identidade surda de diáspora caracteriza os indivíduos surdos que se deslocam entre diferentes grupos, contatando surdos de diferentes origens e ampliando sua bagagem cultural.

Assinale a opção correta.

  • A Apenas o item I está certo.
  • B Apenas o item III está certo.
  • C Apenas os itens I e II estão certos.
  • D Apenas os itens II e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.

A respeito da identidade e cultura da comunidade surda, julgue os itens que se seguem.

I Na cultura surda, atividades como teatro, filmes, séries, poemas e danças são feitas por e para surdos em LIBRAS.
II Compõem a comunidade surda pessoas que compartilham a experiência da surdez: pessoas surdas, filhos de pais surdos e intérpretes de línguas de sinais.
III A cultura surda nasceu da comunidade surda, de forma natural e espontânea, envolvendo pessoas que possuem a visão como principal sentido para traduzir o mundo e cuja experiência de vida acontece por intermédio de percepções visuais.

Assinale a opção correta

  • A Apenas o item I está certo.
  • B Apenas o item II está certo.
  • C Apenas os itens II e III estão certos.
  • D Apenas os itens I e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.