Questões de Correspondência Oficial (Arquivologia)

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Após a reunião, foi redigido um texto em que se relatava com detalhes o que havia sido discutido e quais haviam sido as deliberações feitas. Todos os participantes leram o texto e registraram concordância com o que havia sido escrito, subscrevendo o documento.
Nesse caso, o tipo de correspondência oficial é denominado 

  • A ata
  • B edital
  • C portaria
  • D certidão
  • E atestado

No contexto do cotidiano das empresas, em se tratando da burocracia e dos documentos correntes, analise as afirmativas a seguir.

I. Quando se emite uma nota fiscal de vendas, deve-se emitir também a fatura e a duplicata de cobrança.

II. Uma nota promissória é um documento que ratifica o compromisso feito pelo próprio devedor de realizar um pagamento em uma data.

III. A ordem de pagamento é o documento emitido por pessoa física ou jurídica, que comprova um pagamento, valendo como nota, lembrete, informando que um serviço ou produto foi pago.

Estão corretas as afirmativas

  • A I e II, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D I, II e III.

No que se refere à correspondência (suas formas, seu destino e sua procedência), assinale a alternativa correta.

  • A A correspondência é exclusivamente feita por meio de cartas físicas, enviadas por correio, com o destino e a procedência claramente identificados.
  • B A correspondência configura-se apenas na comunicação eletrônica, como e-mails e mensagens instantâneas, sem a necessidade de se identificar o destino e a procedência.
  • C A correspondência envolve todas as formas de comunicação, incluindo cartas físicas, e-mails, fax, telefonemas e mensagens instantâneas, com destino e procedência identificados.
  • D A correspondência refere-se apenas à comunicação verbal, realizada pessoalmente entre as instituições, sem a necessidade de se identificar destino e procedência.
  • E A correspondência limita-se à comunicação escrita, por meio de cartas físicas ou e-mails, com o destino e a procedência apenas parcialmente identificados.

Por meio dessa ferramenta, dirigentes de órgãos e entidades da Administração Direta, Indireta e Fundacional declaram um fato ou uma situação com base na lei.

  • A Decisão
  • B Certidão
  • C Ato
  • D Ata

Os documentos oficiais geralmente são enviados entre órgãos públicos, sendo que muitas vezes é necessário direcioná-los a uma autoridade específica. Desse modo, é importante ter o conhecimento sobre como se dirigir a pessoas ocupantes de determinados cargos. Quais os três momentos onde se faz necessário a utilização dos pronomes de tratamento nos documentos oficiais:

  • A Resumo
  • B Endereçamento, Vocativo e Corpo do Texto.
  • C Endereçamento, apenas.
  • D Corpo do Texto, apenas.