Questões de Procedimentos Administrativos (Arquivologia)

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Após a reunião, foi redigido um texto em que se relatava com detalhes o que havia sido discutido e quais haviam sido as deliberações feitas. Todos os participantes leram o texto e registraram concordância com o que havia sido escrito, subscrevendo o documento.
Nesse caso, o tipo de correspondência oficial é denominado 

  • A ata
  • B edital
  • C portaria
  • D certidão
  • E atestado

No contexto do cotidiano das empresas, em se tratando da burocracia e dos documentos correntes, analise as afirmativas a seguir.

I. Quando se emite uma nota fiscal de vendas, deve-se emitir também a fatura e a duplicata de cobrança.

II. Uma nota promissória é um documento que ratifica o compromisso feito pelo próprio devedor de realizar um pagamento em uma data.

III. A ordem de pagamento é o documento emitido por pessoa física ou jurídica, que comprova um pagamento, valendo como nota, lembrete, informando que um serviço ou produto foi pago.

Estão corretas as afirmativas

  • A I e II, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D I, II e III.

No que se refere à correspondência (suas formas, seu destino e sua procedência), assinale a alternativa correta.

  • A A correspondência é exclusivamente feita por meio de cartas físicas, enviadas por correio, com o destino e a procedência claramente identificados.
  • B A correspondência configura-se apenas na comunicação eletrônica, como e-mails e mensagens instantâneas, sem a necessidade de se identificar o destino e a procedência.
  • C A correspondência envolve todas as formas de comunicação, incluindo cartas físicas, e-mails, fax, telefonemas e mensagens instantâneas, com destino e procedência identificados.
  • D A correspondência refere-se apenas à comunicação verbal, realizada pessoalmente entre as instituições, sem a necessidade de se identificar destino e procedência.
  • E A correspondência limita-se à comunicação escrita, por meio de cartas físicas ou e-mails, com o destino e a procedência apenas parcialmente identificados.

A gestão estratégica da informação é a divisão em etapas que compõe o processo administrativo, o planejamento, a execução, a avaliação e a ação corretiva.

  • Certo
  • Errado

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a gestão de documentos, arquivos e protocolo.
( ) Acervo é a totalidade dos documentos sob custódia de um arquivo. ( ) Apensação é a técnica de seleção de documentos representativos de um conjunto. ( ) Arquivamento é a sequência de operações que visam à guarda ordenada de documentos. ( ) Documento ostensivo é aquele sem qualquer restrição de acesso. ( ) Notação é o processo de reconhecimento, sistematização e registro de informações sobre arquivos com vista ao seu controle físico e/ou intelectual.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo

  • A V • V • F • V • V
  • B V • F • V • V • F
  • C V • F • F • V • F
  • D F • V • V • F • V
  • E F • V • F • F • F