Questões de Comportamento, Postura (Secretariado)

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Uma câmara municipal utiliza serviços postais e de malote para envio e recebimento de correspondências entre seus departamentos e órgãos externos. Em um determinado dia, o agente administrativo responsável pela recepção recebe as seguintes demandas:

I.Enviar um contrato licitatório via serviço postal com registro e aviso de recebimento (AR).

II.Receber documentos confidenciais de outro órgão público através do malote interno.

III.Organizar o envio de convites para uma audiência pública via serviço comum de correspondência.

Considerando as boas práticas de serviços postais e gestão de malotes, qual é a conduta mais adequada para o agente administrativo diante dessas demandas?

  • A Usar o serviço postal comum para o contrato licitatório e os convites, garantindo que o malote seja reservado exclusivamente para documentos confidenciais.
  • B Encaminhar o contrato licitatório com registro e AR, garantir que os documentos confidenciais sejam lacrados e registrados no controle de malotes, e priorizar o envio dos convites via serviço comum com registro de despacho.
  • C Enviar todos os documentos via malote interno para agilizar os processos, garantindo que o contrato licitatório receba atenção especial.
  • D Direcionar os documentos confidenciais para o setor jurídico antes de qualquer registro ou envio, garantindo maior controle sobre a segurança.
  • E Registrar todos os envios no sistema interno da câmara e enviar os documentos de acordo com a ordem de chegada, sem priorizar nenhuma correspondência.

Quando o recepcionista apresenta um conjunto harmônico de boas maneiras, bons costumes, boas atitudes, gestos próprios, palavras certas, tom de voz adequado, além da fisionomia e traje corretos, isso facilita as relações humanas, tornando-as mais agradáveis e simpáticas. Melhorando, assim, o relacionamento em todos os níveis. Assinale a alternativa que apresenta um comportamento que deve ser adotado pelo recepcionista:

  • A Ao falar com o patrão, o recepcionista deve entrar na sala sem bater ou, se anunciar previamente, manter-se de pé enquanto fala com ele.
  • B Caso seja íntimo do seu patrão, o recepcionista deve tratá-lo com intimidade no trabalho, principalmente na presença de outros funcionários para que pensem que ele é o funcionário preferido do patrão.
  • C Quando conversar com alguém, é importante olhá-lo nos olhos. Isso transmite segurança e atenção.
  • D Ser reticente nas conversas com clientes e colegas de trabalho.

O texto abaixo refere-se ao seguinte aspecto da ética profissional na atividade de secretariado:

Trata-se de uma obrigação omissiva: a de não revelar a informação obtida em razão de ofício e em dever de omissão. Por outro lado, a observância do segredo gera estabilidade e confiança social, não somente para aquele a quem se refere, mas para a sociedade em geral.

  • A legalidade.
  • B confidencialidade.
  • C individualidade.
  • D coletividade.
  • E assiduidade.

Uma das responsabilidades de um(a) recepcionista é quanto ao seu comportamento: a forma de se vestir, falar e se comportar, além da linguagem não verbal expressada pelo corpo. Isso se chama

  • A postura. 
  • B educação.
  • C convivência.
  • D etiqueta social.

Atuar na recepção, atender e direcionar as pessoas para os locais adequados, anotar e entregar recados de forma correta, enviar e controlar as correspondências são o que para o(a) recepcionista?

  • A Lista de atividades.
  • B Opções de trabalho.
  • C Responsabilidades.
  • D Alternativas de trabalho.