Questões de Organização e Metodos (Secretariado)

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Considerando-se as características do arquivo escolar, segundo o Parecer nº 325/2014 - Registros escolares na Educação Básica pelos estabelecimentos de ensino integrantes do Sistema Estadual de Ensino, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

O Arquivo Escolar se constitui de dois segmentos: ___________. Nenhum documento pode ser dele retirado sem autorização escrita ___________ e registro do fato.

  • A atual e remoto | do Secretário da escola
  • B ativo e passivo| do Diretor
  • C atual e remoto | do Diretor
  • D ativo e passivo | do Secretário da escola

Os registros e o arquivamento dos documentos de um ambiente escolar favorecem o esclarecimento de dúvidas, atesta a expedição e o recebimento de documentos e permite agilidade na consulta dos mesmos.

Fonte: Organização e Funcionamento da Secretaria. Escola Estadual de Educação Profissional - EEEP. Curso Técnico em Secretaria Escolar. Secretaria da Educação. Governo do Estado do Ceará.

Abaixo estão contidas algumas características corretamente estabelecidas para o ambiente de secretaria, EXCETO:

  • A Os serviços de uma secretaria podem depender da memória de quem os manuseia.
  • B Legalmente, os sistemas de ensino possuem liberdade de organização de seus próprios modelos de registro.
  • C Os documentos que apresentam dados pessoais do aluno, legalmente, não podem ficar retidos mais de quinze dias na escola.
  • D Por vezes, é necessária a adoção de mais de um critério para a organização de um arquivo.

Na organização e secretariado de reuniões presenciais, é muito relevante considerar que essas reuniões representam um investimento significativo para a empresa. Por isso, é necessário avaliar e planejar adequadamente, aproveitando as tecnologias disponíveis para otimizar o processo, reduzir custos e facilitar a comunicação. Considerando a necessidade de otimizar os recursos utilizados em reuniões presenciais, assinale a alternativa que exemplifica um recurso tecnológico que pode facilitar esse processo.

  • A Ferramentas de gestão de tempo.
  • B Plataformas de organização de tarefas.
  • C LinkedIn.
  • D Videoconferência.

Dentro das atividades desempenhadas por profissionais da área secretarial, a organização de reuniões é uma tarefa recorrente e de grande importância para a boa condução de processos e tomada de decisões. Em relação à organização de reuniões, a convocação dos participantes deve

  • A ser realizada com antecedência, garantindo que todos possam se organizar para comparecer ao encontro.
  • B ser feita em cima da hora, a fim de evitar respostas evasivas.
  • C ser realizada sem levar em consideração feriados.
  • D ser feita sem considerar a disponibilidade prévia dos envolvidos.

Ao organizar um evento voltado para o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre profissionais de determinada área, é fundamental compreender suas características para garantir uma estrutura adequada. Nesse contexto, há eventos que ocorrem em ambientes institucionais ou acadêmicos e são compostos por diversas sessões de trabalho, incluindo debates, mesas-redondas e conferências. Assinale a alternativa que corresponde a esse tipo de evento.

  • A Confraternizações.
  • B Palestras.
  • C Congressos.
  • D Reuniões de Planejamento.