Questões de Avaliação de Serviços de Informação (Biblioteconomia)

Limpar Busca

Na avaliação de uma base de dados, o critério que permite verificar com que eficiência o usuário pode aferir quais itens serão úteis é o de

  • A atualidade.
  • B cobertura.
  • C conveniência.
  • D previsibilidade.
  • E recuperabilidade.

Assinale a alternativa que indica o meio utilizado para determinar, na avaliação de um serviço de informação, em que grau os objetivos da unidade de informação são cumpridos.

  • A Coletas de dados.
  • B Medidas de desempenho.
  • C Padrões qualitativos.
  • D Padrões quantitativos.
  • E Relatórios estatísticos.
Avaliar é "atribuir valor, julgar mérito e relevância e medir o grau de eficiência e eficácia e o impacto causado pelas ações de determinada organização ou pela implementação de políticas, programas e projetos de informação" (ALMEIDA, 2005, p. 12). Sobre o processo de avaliação em bibliotecas, é CORRETO afirmar que:
  • A a eficácia está relacionada ao processo, à relação entre os recursos (financeiros, materiais e humanos), para a consecução de determinada tarefa;
  • B a eficiência está relacionada aos resultados; mede o grau com que os objetivos do projeto ou da organização foram atingidos;
  • C a eficiência está relacionada a fazer bem as coisas, e a ineficácia está relacionada a fazer bem coisas que não precisariam ser feitas.
  • D o grau de eficiência de um sistema de informação é determinado pelo grau de satisfação do usuário, considerando-se, principalmente, a rapidez e precisão desejadas.
  • E estudos sobre não-público da unidade de informação são desnecessários, na medida em que o foco da avaliação é o público real e suas necessidades de informação.

De acordo com Almeida (2005), a principal função de determinado processo […] “é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que se situa e a seu ambiente, para servir de subsídio ao planejamento, tanto na fase de elaboração do plano, quanto na fase de implementação das ações”. Na implementação do plano, neste processo […] “se produzem informações para a maior produtividade e para a melhoria da qualidade”. E, no final do processo, […] “permite comparar resultados esperados e conseguidos, conhecer o nível de satisfação do usuário e os efeitos do planejamento”.
Assinale a alternativa que apresenta o nome deste processo.

  • A Avaliação
  • B Identificação
  • C Disseminação
  • D Implementação
  • E Acompanhamento

No processo de avaliação dos serviços oferecidos pelas bibliotecas escolares, vários indicadores podem ser utilizados para verificar se os objetivos estão sendo alcançados.
Associe as colunas relacionando corretamente a categoria ao seu indicador.
Categorias 1. De uso 2. De recursos 3. De qualidade
Indicadores ( ) Pesquisa de satisfação do usuário. ( ) Total de empréstimos por membro da comunidade escolar. ( ) Provisão de computadores com acesso online por estudante.
A sequência correta dessa associação é

  • A 3; 2; 1.
  • B 2; 1; 3.
  • C 2; 3; 1.
  • D 3; 1; 2.