Questões de Desenvolvimento de coleções de bibliotecas e unidades de informação (Biblioteconomia)

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Os serviços de informação estão investindo cada vez mais recursos na modernização de suas práticas gerenciais, na melhoria de seus processos e na capacitação de seus colaboradores, visando principalmente oferecer produtos e serviços mais adequados a seus usuários, otimizando ao máximo os recursos disponíveis, sem perder naturalmente o padrão de qualidade planejado.
No que se refere à gestão da qualidade em unidades de informação, e sobre o padrão de qualidade de uma biblioteca, assinale a alternativa incorreta.

  • A Os modelos utilizados no Brasil para a gestão da qualidade em unidades de informação são as Normas Regulamentadoras (NR) e o Programa 5S, visando a relevância, captação, organização, armazenamento e utilização da informação.
  • B Segundo a NBR ISO 9000, gestão da qualidade é o conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade em conformidade com as exigências dos clientes presentes e futuros.
  • C A gestão da qualidade deve ser parametrizada pelas necessidades dos seus clientes, fundamentada na identificação de requisitos de qualidade do produto ou serviço, no estabelecimento de um planejamento para que esse padrão seja atingido e na constante busca pela melhoria em todos os seus aspectos, visando à satisfação dos clientes.
  • D A gestão da qualidade é a combinação de estratégias, sistemas de gerenciamento, métodos e ferramentas da qualidade para tornar a organização apta a competir em qualidade e por meio da qualidade, a partir da contínua melhoria do desempenho para manutenção da vantagem competitiva.

A política de formação e desenvolvimento de coleções é uma importante ferramenta para assegurar a construção racional e equilibrada do acervo em uma biblioteca, alinhando o acervo à missão e aos objetivos institucionais.
Nesse sentido, com relação às etapas do processo de desenvolvimento de coleções, assinale a alternativa incorreta.

  • A O estudo da comunidade deve trazer dados que indiquem o público-alvo, destacando os usuários reais e potenciais.
  • B O processo de seleção antecede à atividade denominada aquisição de acervos, contudo, nem sempre a seleção é apenas para a aquisição do acervo, ela pode ser utilizada também para elencar os itens que serão desbastados do acervo.
  • C As metodologias para a avaliação das coleções de uma biblioteca podem ser quantitativas, que têm como objetivo avaliar o uso de bibliografias como padrão e análise do uso real de cada coleção, ou qualitativas, que procuram avaliar o acervo por meio de dados estatísticos sobre o tamanho e o crescimento da coleção.
  • D O desbastamento e / ou descarte está relacionado a critérios como a idade da obra e das coleções, o uso e a obsolescência das coleções. Uma das principais funções do desbastamento é o ajuste do acervo às necessidades de informação dos usuários da biblioteca.

Sobre as bibliotecas universitárias, pode-se afirmar que:

  • A fornecem material bibliográfico necessário à formação dos alunos e complementam atividades de classe
  • B são despretensiosas, constituindo espaços onde as crianças têm seu primeiro contato com os livros
  • C são vinculadas a entidades de pesquisa, com interesse em determinados assuntos, atendendo às necessidades de um grupo
  • D atendem às necessidades informacionais básicas de alunos de acordo com a bibliografia pedida pelos docentes dos cursos

Na seleção de coleções didáticas organizadas por componente curricular do ensino fundamental que devem compor, consequentemente, a biblioteca escolar, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) contempla uma versão impressa e outra, enriquecida com recursos como áudios, vídeos e imagens, denominada no Programa de

  • A digital-interativa.
  • B eletrônica ou especial.
  • C multimídia/reália.
  • D não impressa.

O desenvolvimento de coleções é um processo ininterrupto, de caráter cíclico, abordado sob uma perspectiva sistêmica. Conforme o modelo de processo de Desenvolvimento de Coleções, elaborado pelo bibliotecário G. Edward Evans (1989), a opção que aborda todas as etapas sugeridas pelo autor é:

  • A estudo da comunidade, seleção, política de seleção, desbastamento e descarte.
  • B estudo da comunidade, seleção, triagem, aquisição, desbastamento e avaliação.
  • C seleção, política de aquisição, aquisição, desbastamento, avaliação e descarte.
  • D estudo da comunidade, políticas de seleção, seleção, aquisição, desbastamento e avaliação.