Questões de Gestão de Serviços de Informação (Biblioteconomia)

Limpar Busca

Suponha-se que um estudante entre em uma biblioteca e pergunte o que existe sobre as mais novas profissões no mercado de trabalho brasileiro.

Nessa situação, a fonte mais adequada para suprir a necessidade informacional do usuário, de forma rápida e efetiva, seria o(a)

  • A Wikipédia.
  • B guia de profissões.
  • C Google.
  • D anuário das universidades federais.
  • E ChatGPT.

O autor Murilo Cunha Vergueiro Jr., em seu livro “Seleção de Materiais de Informação”, apresenta uma abordagem sobre os princípios e técnicas aplicadas na seleção de materiais de informação em bibliotecas.
Com relação aos princípios e técnicas discutidos pelo autor, assinale a alternativa incorreta.

  • A No princípio da relevância, a seleção deve estar alinhada com as necessidades e interesses dos usuários da biblioteca. Os materiais escolhidos devem ser relevantes para atender às demandas da comunidade atendida.
  • B No princípio da qualidade, os materiais selecionados devem ser de alta qualidade, precisão e atualização, sendo que a avaliação da qualidade é fundamental para garantir a credibilidade da coleção.
  • C No princípio da atualização, a coleção deve preservar a história da evolução do conhecimento, atualizando regularmente para refletir os avanços e mudanças de todas as áreas de conhecimento.
  • D No princípio do acesso, os materiais selecionados devem ser acessíveis aos usuários. Isso inclui considerar aspectos como a disponibilidade física, o licenciamento digital e a acessibilidade para pessoas com deficiência.

Os serviços de informação estão investindo cada vez mais recursos na modernização de suas práticas gerenciais, na melhoria de seus processos e na capacitação de seus colaboradores, visando principalmente oferecer produtos e serviços mais adequados a seus usuários, otimizando ao máximo os recursos disponíveis, sem perder naturalmente o padrão de qualidade planejado.
No que se refere à gestão da qualidade em unidades de informação, e sobre o padrão de qualidade de uma biblioteca, assinale a alternativa incorreta.

  • A Os modelos utilizados no Brasil para a gestão da qualidade em unidades de informação são as Normas Regulamentadoras (NR) e o Programa 5S, visando a relevância, captação, organização, armazenamento e utilização da informação.
  • B Segundo a NBR ISO 9000, gestão da qualidade é o conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade em conformidade com as exigências dos clientes presentes e futuros.
  • C A gestão da qualidade deve ser parametrizada pelas necessidades dos seus clientes, fundamentada na identificação de requisitos de qualidade do produto ou serviço, no estabelecimento de um planejamento para que esse padrão seja atingido e na constante busca pela melhoria em todos os seus aspectos, visando à satisfação dos clientes.
  • D A gestão da qualidade é a combinação de estratégias, sistemas de gerenciamento, métodos e ferramentas da qualidade para tornar a organização apta a competir em qualidade e por meio da qualidade, a partir da contínua melhoria do desempenho para manutenção da vantagem competitiva.

Sistemas de informação, também conhecidos como Information System, no âmbito da administração de bibliotecas, corresponde a um grupo lógico de subsistemas e dados ou informação, necessários para suprir as necessidades de informação de uma comunidade, grupo ou processo. Acerca das redes e dos sistemas de informação, indique a afirmativa correta.

  • A A rede e os sistemas de informação, caracterizados pela aquisição e pelo processo, excluem as seguintes atividades; seleção, aquisição física e armazenagem de materiais escolhidos da oferta total de informação no mercado, com a intenção de fornecer informação relevante selecionada para o usuário final.
  • B Os sistemas informacionais são caracterizados por seu ciclo produtivo, o ciclo documentário, compreendido dentro do ciclo informacional, parte da cadeia informacional. Esses ciclos envolvem processos de geração, identificação, seleção, aquisição, controle bibliográfico e disseminação da informação. A cadeia informacional é menos abrangente e engloba dois processos básicos: produção e uso.
  • C Um sistema de informação é um único processo relacionado ao ciclo informacional, de pessoas e de uma plataforma de tecnologia da informação, organizados para o alcance dos objetivos de uma organização.
  • D Os sistemas de informação podem ser considerados uma série de elementos interrelacionados que armazenam (entrada), manipulam e coletam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de retorno.
  • E Sistema de informação é uma entidade complexa, organizada que capta, armazena, processa, fornece, usa e distribui informação. Considera-se que inclui os recursos organizacionais relacionados, tais como: recursos humanos, tecnológicos e financeiros. É de fato um sistema humano, que inclui provavelmente recursos computacionais para automatizar determinados elementos do sistema.

Numa ponta da cadeia informacional está a produção e, na outra, o uso da informação, ligados entre si por meio da distribuição, pelas livrarias, e aquisição, pelos sistemas de informação com vistas ao tratamento e preparo para uso. Analise as assertivas abaixo, identificando a correta.

  • A Denomina-se sistema de informação o conjunto de computadores e outros equipamentos interligados que partilham informação, recursos e serviços. Pode dividir-se em diversas categorias, isto é, de acordo com o seu alcance (rede de área local ou LAN, rede de área metropolitana ou MAN etc.).
  • B O propósito social da cadeia informacional é dar apoio informacional às atividades dos indivíduos na sociedade e nas instituições, às quais, estão ligados. Considerando a cadeia produtiva, o acervo é o ponto central do serviço informacional e o seu atendimento deve ser realizado com qualidade e eficácia.
  • C O propósito da atividade de disseminação é determinar as necessidades de informação e disponibilizá-las com oportunidade. Cada vez menos, esta atividade envolve a disponibilização da informação em diferentes formatos.
  • D Analisados sob o enfoque organizacional, os sistemas de informação, por serem organizações sociais e de serviço, têm características de grande interação com seu meio ambiente, que inclui o ambiente geral e o institucional.
  • E Uma das tarefas críticas de qualquer sistema de informação é a disponibilização da informação correta às pessoas certas. Cada tomador de decisão dentro de uma organização necessita de muitas informações para apoiá-lo neste processo.