Questões de Gestão de Serviços de Informação (Biblioteconomia)

Limpar Busca

Segundo Amaral (2007), em cenário informacional competitivo em que bibliotecas têm de assegurar seus espaços, principalmente, na inovação do conhecimento, é imprescindível conhecer melhor os seus clientes para disponibilizar serviços customizados. Nesse sentido, a gestão de bibliotecas universitárias a partir da implementação do Customer Relationship Management (CRM) é constituída por quatro passos básicos, quais sejam, EXCETO:

  • A Identificar.
  • B Diferenciar.
  • C Interagir.
  • D Personalizar.
  • E Produzir.

Belluzzo e Macedo (1993) apresentam padrões para avaliar a qualidade de um serviço de referência, os quais poderão ser utilizados também para o sistema de informação como um todo. São padrões que servem para avaliar a qualidade dos serviços de informação os seguintes, EXCETO:

  • A Controle de qualidade: exatidão, totalidade, relevância e confiança no produto.
  • B Conveniência: o necessário, valor apropriado, nível, formato e aceitação.
  • C Tempo de resposta: prazo que o usuário precisa para receber os materiais e avaliação da urgência do pedido.
  • D Identificar processos/atividades: identificação de todos os processos/atividades presentes ou existentes na organização, o seu estudo e a definição da maneira melhor e mais correta de executá-los.
  • E Confidência: pedidos tratados confidencialmente.

No que se refere à gestão do atendimento, aos recursos informacionais e à catalogação, julgue o item seguinte.


A definição e a escolha de indicadores de qualidade aplicados em unidades informacionais é uma ferramenta fundamental para a definição dos softwares a serem utilizados nas unidades de informação.

  • Certo
  • Errado

Sabe-se que um dos pais da Biblioteconomia é o matemático e bibliotecário indiano Shiyali Ramamarita Ranganathan, que elaborou as 5 (cinco) Leis da Biblioteconomia (1- Os livros são para serem usados/ 2- A cada leitor o seu livro / 3 – Para cada livro o seu leitor / 4- Poupe o tempo do leitor / 5- A biblioteca é um organismo em crescimento).

Identifique quais leis, em sua ordem, estão alinhadas com a Disseminação Seletiva da Informação (DSI), segundo Ribeiro (2000).

  • A 2, 3 e 4
  • B 1, 3 e 2
  • C 3, 2 e 5
  • D 1, 3 e 5
  • E 2, 3 e 5

Sobre os serviços de informação em bibliotecas, analise as afirmativas a seguir:

I. Os serviços de referência são fundamentais para facilitar o acesso dos usuários às fontes de informação e podem incluir tanto fontes gerais quanto especializadas, além de orientação personalizada.
II. A recuperação da informação em sistemas de bibliotecas digitais depende exclusivamente do uso de sistemas tradicionais de indexação manual e catalogação, não havendo impacto das tecnologias de busca e algoritmos de recuperação automatizada.
III. A disseminação seletiva da informação (DSI) é uma técnica que visa atender às necessidades específicas de grupos de usuários, com base em seus interesses e demandas informacionais previamente mapeados.

Está(ão) correta(s) apenas:

  • A I.
  • B II.
  • C I e III.
  • D II e III.