Questões de Atendimento na Publicidade (Comunicação Social)

Limpar Busca

De acordo com João Vicente Cegato Bertomeu, em seu Criação em filmes publicitários (São Paulo: Cencage Learning), o profissional responsável pelos aspectos estéticos e visuais das peças de propaganda criadas e que domina as buscas conceituais criativas, transformando-as, pela linguagem visual, nos aspectos imagéticos e visuais das peças é o

  • A redator.
  • B diretor de criação.
  • C produtor de RTVC.
  • D diretor de arte.
  • E diretor de atendimento.

Assinale a alternativa correta que define o que é Briefing de Criação na Publicidade.

  • A Envolve funções de investigação, estratégias, criações, design e, por fim, o gerenciamento constante da marca, com o intuito de acompanhar as suas “expressões” e otimizar relações com os respectivos públicos-alvos, buscando aumentar não apenas o valor econômico, mas principalmente o valor simbólico da marca
  • B É um manual de instruções para que a equipe se guie por ele. Define-se como um documento que reúne todas as ideias que o cliente tem para a realização de determinado projeto, seja um site, uma campanha de marketing, uma peça publicitária, uma identidade visual, entre outros
  • C Remete aos processos de negociação no mercado, tais como a compra e venda de anúncios, ações de marketing que serão veiculadas e os prazos de faturamento para os clientes
  • D É um termo da língua inglesa que significa orçamento. É frequentemente utilizado no meio publicitário e empresarial para designar o orçamento periódico (normalmente anual) feito por uma empresa, onde são inseridas variáveis de custos, receitas e despesas, definindo um plano de contas e as ações de marketing
  • E Prazo final de produção. Geralmente usado no mercado publicitário, em projetos, negócios e marketing, para especificar que o prazo para entrega de determinada tarefa está chegando ao fim
A atividade de criação publicitária busca, entre outros resultados, a produção do anúncio ou comercial, que reúne,numa peça, a informação sobre o produto, sobre a empresa e sobre a perspectiva de consumo. Neste sentido, o comercial se constitui como uma peça publicitária que tem como objetivo

I) informar o consumidor sobre preço do produto,buscando influenciá-lo na hora da compra, pois este é o único fator que produz efeito objetivo na decisão.
II)
informar e atrair o consumidor de forma persuasiva para influenciá-lo na sua decisão de compra, motivo principal da criação do anúncio.
III) influenciarpelo valor estético, uma vez que o consumidor orienta a sua compra exclusivamente pela beleza do anúncio e pela retórica usada para apresentar o produto.
IV) orientar o consumidor no sentido da sua decisão de compra, trazendo, por isso mesmo, informações precisas sobre o produto ou serviço,aliadas a uma forma estética que possa influenciar o consumidor na sua decisão final.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
  • A II e IV somente.
  • B IV somente.
  • C II, III e IV.
  • D I, II e III.

Algumas áreas pelas quais passam os trabalhos desenvolvidos nas agências de propaganda são menos conhecidas ou celebradas pela sociedade em geral. A base fixada ao longo dos anos na memória do público, em geral, conta quase sempre com Atendimento, Planejamento, Criação e Mídia, mas deixa de lado algumas atividades que fazem parte do tecido complexo e múltiplo que é o trabalho publicitário.

Sobre as áreas menos reconhecidas do trabalho publicitário, constata-se que a(o)

  • A Promoção de Vendas é responsável pela distribuição de comerciais.
  • B Produção Eletrônica é responsável pelos fornecedores de impressão.
  • C Pesquisa de Mercado é responsável pela análise de dados.
  • D Produção Gráfica é responsável pela distribuição de amostras grátis.
  • E RTVC (Rádio, TV e Cinema) é responsável pelo trato com os birôs.