Questões de Análise final e elaboração do projeto (Administração Pública)

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O prefeito do Município X está preparando o balanço de seu final de mandato para mostrar aos cidadãos as realizações do período. 

Acerca das realizações ao longo do mandato do prefeito, assinale a que se relaciona com a dimensão de desempenho conhecida como economicidade.
  • A Alcance das metas educacionais previstas no plano de educação.
  • B Aumento na relação leito/pacientes atendidos nos hospitais públicos.
  • C Execução dos programas públicos, em conformidade com os critérios e padrões de qualidade recomendados.
  • D Aquisição de novos equipamentos e insumos para as escolas de alta qualidade e com custo abaixo do valor de mercado.
  • E Atendimento das demandas populacionais com relação ao transporte público, gerando um impacto social positivo. 

Com relação a planejamento e avaliação nas políticas públicas, julgue o item subsecutivo.


Planejar os custos, estimar os custos, determinar o orçamento e controlar os custos são processos relativos ao gerenciamento do escopo de um projeto de políticas públicas.

  • Certo
  • Errado

Considerando a competência “realizar análises financeiras com precisão utilizando modelos de mensuração de riscos de projetos” e as orientações de descrição de competências adotadas pelo governo federal do Brasil, analise as afirmativas abaixo:
I A competência está incompleta, pois não possui condição. II O trecho “utilizando modelos de mensuração de riscos de projetos” é a condição da competência. III A competência está incompleta, pois não possui critério. IV O trecho “utilizando modelos de mensuração de riscos de projetos” é o critério da competência. V O trecho “com precisão” é o critério da competência. VI O trecho “com precisão” é a condição da competência.
Estão CORRETAS as afirmativas

  • A II e V.
  • B I e III.
  • C II e III.
  • D I e V.
  • E III e VI.

A Instrução Normativa MPOG/SLTI n. 4, que dispõe sobre o processo de contratação de Soluções de Tecnologia da Informação pelos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação ─ SISP do Poder Executivo Federal, prevê que as contratações de Soluções de Tecnologia da Informação deverão seguir três fases. Essas fases são:

  • A planejamento da contratação, seleção do fornecedor e gestão do contrato.
  • B estudo técnico preliminar, análise de riscos e elaboração do projeto básico.
  • C elaboração de projeto básico, realização de licitação e assinatura do contrato.
  • D instituição da comissão de licitação, realização da licitação e assinatura do contrato.
  • E análise de riscos, elaboração de projeto básico e contratação.
No orçamento público há projetos a serem desenvolvidos.
Esses projetos têm que seguir o modelo de elaboração de projetos com todos os seus itens. Dentre eles, o cronograma. O cronograma é:
  • A a apresentação em cores dos principais dados do projeto.
  • B a ordenação em gráfico das etapas realizadas.
  • C a apresentação das etapas de um projeto.
  • D a discriminação das etapas do trabalho com seus respectivos prazos.
  • E a listagem das etapas de um trabalho com seus respectivos responsáveis.