Questões de Informação, era do conhecimento e gestão do conhecimento (Administração Pública)

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A respeito da gestão pública, julgue o item a seguir.


Na Internet, o domínio gov.br é indicado para autarquias, fundações públicas, empresas públicas e administração direta do Poder Executivo federal, porém é permitida a utilização de outros domínios.  

  • Certo
  • Errado

De acordo com Cavalcante et al. (2017), a inovação nos serviços públicos, embora menos enfatizada quando comparada ao setor privado, vem recebendo mais atenção pelos gestores públicos, podendo ser compreendida como:

  • A As mudanças em práticas anteriores, por meio da incorporação de novos elementos ou combinações destes, advindos da gestão privada, que ofereçam melhores produtos para a sociedade.
  • B O processo de geração e implementação de novas ideias com vistas a criar valor para sociedade, seja ele com foco interno ou externo à administração pública.
  • C Trata-se da introdução de práticas nos processos e serviços como forma de maximizar gastos públicos para enfrentar sistemas autocráticos.
  • D Pode ser entendida como algo que está sendo realizado de forma diferente com vistas a gerar um novo método de produção ou novo mercado e, dessa forma, contribuir para o lucro organizacional.
  • E É algo que está sendo realizado de maneira diferente no processo de gestão, com foco nas melhorias das condições de trabalho dos servidores públicos.
A implementação de um sistema de acesso à informação pública tem como um de seus principais desafios vencer a “cultura de segredo” que, muitas vezes, prevalece na gestão pública. A disponibilização de informações públicas ao cidadão exige uma cultura de abertura e o servidor público tem um papel fundamental para a mudança cultural, pois lida cotidianamente com a produção e o arquivamento desse tipo de informação. A “cultura do segredo” se fortalece em virtude das seguintes percepções, EXCETO:
  • A Cabe sempre à chefia decidir pela liberação ou não da informação.
  • B Os cidadãos brasileiros não estão preparados para exercer o direito de acesso à informação.
  • C A demanda do cidadão é um problema, pois sobrecarrega os servidores e compromete outras atividades.
  • D A demanda do cidadão é vista como legítima e ele pode solicitar a informação sem necessidade de justificativa.
  • E O cidadão só pode solicitar informações que lhe digam respeito direto, pois os dados podem ser utilizados indevidamente por grupos de interesse.
Cabe aos órgãos e entidades do poder público, observadas as normas e procedimentos específicos aplicáveis, assegurar a:

I. Gestão transparente da informação, propiciando amplo acesso a ela e sua divulgação.
II. Proteção da informação, garantindo-se somente sua disponibilidade e integridade.
III. Proteção da informação sigilosa e da informação pessoal, observada a sua disponibilidade, autenticidade, integridade e eventual liberação de acesso.

Julgue os itens e assinale a alternativa correta:
  • A Somente I é verdadeiro.
  • B Somente II é verdadeiro.
  • C Somente III é verdadeiro.
  • D I, II e III são verdadeiros.
  • E I, II e III são falsos.

A inovação tecnológica pode ser importante aliada da gestão pública. As tecnologias da informação e da comunicação, por exemplo, permitiram avanços como o chamado governo eletrônico, e sua evolução tem trazido o chamado governo digital. A recente digitalização de muitos serviços públicos incide decisivamente na qualidade e efetividade das políticas públicas.

Com relação aos possíveis impactos positivos da transformação digital dos serviços públicos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A redução do contato com o usuário, permitindo maior foco nos processos administrativos.

( ) Monitoramento pela sociedade da execução orçamentária e financeira em tempo real.

( ) A simplificação administrativa e a integração de serviços públicos.

( ) A ampliação da participação social por meio digital, incrementando os mecanismos de disponibilização de informações e controle social.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  • A F, V, V e V.
  • B V, V, F e F.
  • C F, F, V e F.
  • D F, V, F e V.
  • E V, V, V e F.