Questões de A nova lógica das organizações e Capital Intelectual (Administração Geral)

Limpar Busca

Assinale a alternativa que melhor descreve uma característica central do modelo de organização em rede, amplamente adotado por empresas modernas e tecnológicas, conforme a literatura especializada em gestão organizacional, como as contribuições de Miles e Snow:

  • A Prioriza a centralização das decisões e a hierarquia vertical, reforçando controles e a padronização dos processos.
  • B Valoriza a descentralização, a colaboração horizontal e a integração intensiva de tecnologias digitais, promovendo agilidade, inovação e adaptabilidade aos ambientes dinâmicos.
  • C Foca na especialização funcional, estabelecendo divisões bem definidas e comunicação hierárquica para garantir estabilidade operacional.
  • D Enfatiza a padronização e o controle centralizado, limitando a autonomia das equipes em prol da uniformidade dos procedimentos organizacionais.

Na abordagem da gestão do conhecimento e capital intelectual, os ativos de conhecimento são:

  • A O capital humano, dos colaboradores; o capital estrutural, da organização; e o capital de relacionamento, dos clientes.
  • B Os equipamentos, as finanças e a tecnologia. 
  • C A sustentabilidade, a ética e a responsabilidade social. 
  • D A visão, a missão e os valores. 
  • E O acesso, a ciência e o capital financeiro. 

Nas alternativas a seguir, encontram-se elementos que se vinculam como tendências ou desafios ao universo da sustentabilidade empresarial no mundo contemporâneo, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A política de ESG
  • B política de compliance e governança
  • C política de inclusão social
  • D participação nos lucros
  • E emprego de tecnologias de baixo impacto ambiental

Uso de bens e serviços que atendam às necessidades básicas, proporcionando uma melhor qualidade de vida, enquanto minimizam o uso de recursos naturais e materiais tóxicos, a geração de resíduos e a emissão de poluentes durante todo ciclo de vida do produto ou do serviço, de modo que não se coloquem em risco as necessidades das futuras gerações.  Trata-se de

  • A produção sustentável.
  • B consumo sustentável.
  • C responsabilidade socioambiental.
  • D educação para a sustentabilidade.
  • E agenda ambiental da Administração Pública.

Chiavenato (2020) define que, atualmente, as organizações precisam transformar seus modelos de negócios e buscar maior agilidade com novos tipos de vantagens competitivas de escala para poder navegar e competir em mercados altamente dinâmicos e competitivos. Aprender, reinventar com abordagem criativa e inovadora, construir e medir tornaram-se indispensáveis nesse cenário de tentar formas de fazer diferente e oferecer vivência e experiência, além de usabilidade de mobilidade em plena era da conexão. Segundo o autor, a experiência do consumidor (CX = customer experience) existe em um íntimo looping de feedback com a experiência do empregado (EX = employee experience). Se uma organização tentar melhorar seu retorno da experiência do consumidor (ROX = return on customer experience), sem considerar a experiência do empregado (EX), está perdendo uma parte integral da equação. O mapa das conexões entre cultura organizacional, comportamentos críticos e resultados dos negócios pode identificar a abordagem de _____ em que a _____ pode ter o maior impacto na _______. Quanto melhor a ____, tanto melhor a _______.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A CX – ROX – EX – CX – EX
  • B EX – CX – CX – EX – ROX
  • C ROX – EX – CX – EX – CX
  • D CX – EX – ROX – EX – ROX
  • E ROX – CX – EX – CX – EX