Questões de A nova lógica das organizações e Capital Intelectual (Administração Geral)

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Chiavenato (2020) define que, atualmente, as organizações precisam transformar seus modelos de negócios e buscar maior agilidade com novos tipos de vantagens competitivas de escala para poder navegar e competir em mercados altamente dinâmicos e competitivos. Aprender, reinventar com abordagem criativa e inovadora, construir e medir tornaram-se indispensáveis nesse cenário de tentar formas de fazer diferente e oferecer vivência e experiência, além de usabilidade de mobilidade em plena era da conexão. Segundo o autor, a experiência do consumidor (CX = customer experience) existe em um íntimo looping de feedback com a experiência do empregado (EX = employee experience). Se uma organização tentar melhorar seu retorno da experiência do consumidor (ROX = return on customer experience), sem considerar a experiência do empregado (EX), está perdendo uma parte integral da equação. O mapa das conexões entre cultura organizacional, comportamentos críticos e resultados dos negócios pode identificar a abordagem de _____ em que a _____ pode ter o maior impacto na _______. Quanto melhor a ____, tanto melhor a _______.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A CX – ROX – EX – CX – EX
  • B EX – CX – CX – EX – ROX
  • C ROX – EX – CX – EX – CX
  • D CX – EX – ROX – EX – ROX
  • E ROX – CX – EX – CX – EX

Um elemento importante quando se fala em relações humanas no trabalho é a inteligência emocional. O conceito de inteligência, muito ligado ao desenvolvimento cognitivo, relaciona-se às habilidades que o sujeito desenvolve para resolver problemas relacionados à vida e ao trabalho.
Essa competência se refere, principalmente, à capacidade que uma pessoa tem de identificar e controlar as próprias emoções, mesmo em situações adversas, representando, também, o potencial para identificar as emoções pessoais ao redor e ser empático.
Dessa forma, quando os servidores têm uma inteligência emocional bem desenvolvida, são capazes de controlar as próprias emoções diante de altos níveis de estresse e sobrecarga ou em conflitos com gestores e colegas.
A inteligência emocional permite que essas pessoas desenvolvam a capacidade de ajudar outras ao redor a trabalhar as próprias emoções, emitindo comportamentos adequados ao ambiente laboral, mesmo diante de sentimentos negativos.
Em suma, pode-se dizer que inteligência emocional é a capacidade que a pessoa tem de se relacionar consigo e com suas emoções, por meio de suas habilidades pessoais, ao mesmo tempo em que administra sua relação com o outro, por meio de suas habilidades sociais.
Disponível em: https://curtlink.com/KDtuNgW. Adaptado.
De acordo com o texto, é correto afirmar que a inteligência emocional:

  • A É uma habilidade característica de alguns indivíduos, excluindo-se de ser desenvolvida por meio de treinamento e aprimoramento pessoal.
  • B É uma competência que se refere à capacidade de identificar e controlar as próprias emoções, além de identificá-las ao redor e ser empático, importante em situações adversas e conflitos no trabalho.
  • C Refere-se tão-só à capacidade de identificar as próprias emoções, indistintamente relacionada ao controle delas ou à empatia com os colegas.
  • D Refere-se tão-somente à capacidade de identificar as próprias emoções e controlá-las, influenciando na relação com outras pessoas no trabalho, sendo de uma importância ímpar para lidar com questões favoráveis no trabalho.
  • E É uma habilidade nata aos cargos de liderança, pois esses profissionais precisam ser capazes de controlar as próprias emoções em situações de depressão.

Além dos resultados econômicos, a dimensão ética da atividade empresarial tornou-se uma das principais preocupações dos gestores. A adoção de uma conduta pautada em princípios morais de respeito ao ambiente e aos valores da comunidade é uma exigência incontornável das sociedades contemporâneas. O impacto social e ambiental das atividades empresariais pode influenciar, inclusive, a competitividade das organizações.
ALMEIDA, F. J. R. Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de análise dos fatores culturais e contextuais. RAC - Revista de Administração Contemporânea, v. 11, n. 3, p. 105-25, 2007 (adaptado).
De acordo com o texto, os gestores devem

  • A promover ações socioambientais e culturais para obter ganhos de mercado.
  • B ser intolerantes perante os abusos de poder na concorrência entre empresas.
  • C deixar de explorar recursos ambientais, a fim de conformar-se às exigências contemporâneas.
  • D considerar resultados econômicos, ambientais e sociais como relevantes na concorrência entre empresas.
  • E priorizar a preservação do meio ambiente e dos valores da comunidade, em detrimento do desempenho econômico.

Embora praticada, pelo menos, desde os anos 1970, é a partir de 2010 que se verifica a intensificação da Gestão Baseada em Dados, que consiste em tomar dados de sistemas de informação transacionais ou de inteligência de mercado, que costumavam ficar depositados sem maior utilização, e transformá-los em informações e conhecimento de valor para decisões operacionais e estratégicas. Métodos de aprendizado de máquina e estatística avançada, antes ignorados, passaram a fazer parte do dia a dia de empresas e governos. Na esfera estatal, um exemplo dessa mudança é o funcionamento do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, entendido como uma inovação pública que articula tecnologia da informação, inovação e gestão operacional. No evento de 2 anos do Laboratório, em 2021, foi destacado o seu papel fundamental para gerar mais impacto em suas entregas, com dados que permitem tratar cada indivíduo como cidadão.
Disponível em: https://www.ceara.gov.br/2021/12/01/iris-comemora-2-anos-de-entregas-e-realizacoescom-foco-no-cidadao/. Acesso em: 24 jun. 2022 (adaptado).
A partir das informações apresentadas no texto, assinale a opção correta.

  • A A utilização da Gestão Baseada em Dados possibilitou, desde 1970, a transformação dos dados em informação, conhecimento e decisão.
  • B A Gestão Baseada em Dados consiste em uma inovação pública voltada a incrementar a gestão de dados a partir de um novo papel das tecnologias da informação transacionais.
  • C A utilização da Gestão Baseada em Dados para apoio à gestão ganhou destaque a partir de 2010, provocando um aumento de práticas inovadoras em empresas e governos.
  • D Os projetos públicos de Gestão Baseada em Dados são iniciativas que inovam, articulando soluções de tecnologia da informação típicas do setor privado para apoio à construção de políticas públicas estratégicas
  • E O projeto apresentado no texto materializa uma aproximação entre gestão governamental e privada em que Estado aprende com o setor empresarial práticas bem-sucedidas de Gestão Baseada em Dados e as aplica em favor dos cidadãos.

Praticar a responsabilidade social empresarial requer atenção a múltiplas exigências no tocante a relações de parceria entre clientes e fornecedores, produção de qualidade, contribuições para o desenvolvimento da comunidade, investimentos empesquisa tecnológica, preservação domeio ambiente,redução de ações predatórias, participação dos trabalhadores nos resultados organizacionais, qualificação profissional, respeito ao cidadão etc. Ao praticar conduta ética e socialmente responsável, a organização alcança o respeito das pessoas e das comunidades que atinge, engajando seus colaboradores e conquistando a preferência dos consumidores. A atuação socialmente responsável da empresa depende diretamente do modelo de gestão implementado. Quando o modelo e as diretrizes estratégicas são pautados pela responsabilidade social, as pessoas envolvidas primarão pela ética e ações sociais, visto que o próprio ambiente as conduz nessa direção.
AMORIM, T. N. G. F. Responsabilidade social corporativa. In: ALBUQUERQUE, J. L. (org.) Gestão ambiental e responsabilidade social: conceitos, ferramentas e aplicações. São Paulo: Atlas, 2009 (adaptado).
Considerando a abordagem realizada no texto, pode-se afirmar que uma empresa cumpre seu papel social com êxito quando

  • A a preferência dos consumidores e o engajamento dos colaboradores não são influenciados pelo modelo de gestão implementado pela empresa.
  • B respeito pelas pessoas e pelas comunidades antecede a prática da empresa, considerando que a responsabilidade social empresarial é uma exigência imposta pelo mercado e pelos fornecedores.
  • C o modelo de gestão for pautado tanto pela responsabilidade social quanto pela atmosfera interna, contribuindo, assim, para a prevalência de condutas éticas, respeito às pessoas e engajamento dos colaboradores.
  • D preservação do meio ambiente é atendida pela empresa, pois é um fator que amplia a sua participação no mercado, considerando que esse é um dos problemas contemporâneos que mais exige atenção das organizações.
  • E participação dos trabalhadores nos resultados organizacionais reflete o engajamento deles no conjunto dos procedimentos internos, primando pela ética e pelas ações sociais e fortalecendo, assim, a imagem pública da empresa.