Questões de A nova lógica das organizações e Capital Intelectual (Administração Geral)

Limpar Busca

Acerca de organização, julgue o item.


Organizações horizontalizadas tendem a desencorajar as pessoas a desenvolver mais habilidades e maior iniciativa.
  • Certo
  • Errado

O desenvolvimento e treinamento da inteligência emocional nas organizações têm crescido muito. Um funcionário que tem uma inteligência emocional pouco desenvolvida geralmente:

  • A mantém a calma em situações de estresse.
  • B percebe facilmente o que os colegas estão sentindo.
  • C é capaz de interpretar a reação dos demais.
  • D ignora os próprios gatilhos emocionais.
  • E tem consciência das emoções que sente.

Em Administração, centralização “significa que a autoridade para tomar decisões está concentrada no topo da organização, enfatizando assim a cadeia de comando” (Sobral e Peci, 2013, p.265).

Embora a centralização das decisões possa ser questionada frente à maior complexidade do processo decisório gerada pelo ambiente externo mais turbulento e incerto que as organizações contemporâneas enfrentam, a centralização apresenta vantagens em relação à descentralização, tais como:

  • A eliminar esforços duplicados de vários tomadores de decisão;
  • B decisões mais próximas dos fatos e das circunstâncias locais;
  • C favorecer a formação de gerentes mais motivados e autônomos;
  • D maior rapidez e flexibilidade na tomada de decisões;
  • E maior interesse e motivação por parte dos subordinados.

Um importante marco na evolução do pensamento administrativo deu-se com o enfoque contingencial, cuja perspectiva pode ser resumida na frase “não existe uma única maneira indicada de administrar e organizar” (Sobral e Peci, 2013, p. 81). Fortemente baseados em pesquisas empíricas, autores desse enfoque - como Woodward, Lawrence e Lorsch, Burns e Stalker e outros - identificaram fatores de contingência que influenciam a estrutura organizacional e que devem ser considerados pelos administradores, na busca por eficácia organizacional.
São fatores de contingência que influenciam a estrutura:

  • A grau de centralização e tipo de processo produtivo;
  • B ambiente e fatia do mercado (market share);
  • C concentração do mercado e cultura organizacional;
  • D composição da mão de obra e estratégia;
  • E tecnologia e tamanho da organização.

Acerca de aspectos da estrutura organizacional, analise as afirmativas a seguir.
1) Uma forma popular de organização é fazer com que os funcionários trabalhem no que eles queiram, seja qual for o departamento, de modo que a motivação e o entusiasmo se mantenham elevados. 2) Os comitês interfuncionais e as forças-tarefa, cujos membros são de diferentes departamentos, possuem como vantagem a eficácia na realização das tarefas. 3) As redes virtuais e as formas de projeto organizacional de terceirização tornaram-se populares porque elas oferecem maior flexibilidade e resposta mais rápida em um ambiente de mudança dinâmico. 4) Uma organização típica precisa estruturar suas atividades de trabalho, cargos e departamentos de uma forma que garanta que o trabalho seja realizado e coordenado para atender as metas organizacionais. 5) Manter controle organizacional sobre toda as atividades internas, além de proporcionar maior segurança, tem a vantagem extra de encorajar a flexibilidade.
Está(ão) correta(s), apenas:

  • A 1, 3 e 4.
  • B 3 e 4.
  • C 5.
  • D 2, 3 e 4.
  • E 2 e 5.