Questões de Gestão da informação e do conhecimento (Administração Geral)

Limpar Busca

Julgue o item, relativo à moderna técnica de gestão.


O conhecimento presente nas organizações pode ser tácito ou implícito. A gestão do conhecimento é um conjunto de tecnologias e processos voltados para o armazenamento e o compartilhamento de informações, experiências e conhecimentos dos seus colaboradores.

  • Certo
  • Errado

Alguns autores (EDVINSSON; MALONE, 1998; STEWART, 1998; SVEIBY, 1998) entendem que o conhecimento gerado e/ou adquirido e efetivamente mantido por uma organização é representado pelo seu conjunto de capitais do conhecimento, o qual reflete: (1) os talentos e competências dos seus funcionários; (2) a eficácia dos seus sistemas e processos gerenciais, sua cultura, patentes e outros conceitos e modelos desenvolvidos; e (3) o caráter de seus relacionamentos com clientes, fornecedores, etc., a força de suas marcas, e sua reputação ou imagem. Os capitais são:

  • A (1) humano - (2) estrutural - (3) de processos.
  • B (1) pessoal - (2) de processos - (3) de relacionamento.
  • C (1) humano - (2 de marketing - (3) de relacionamento.
  • D (1) pessoal - (2) estrutural - (3) de marketing.
  • E (1) humano - (2) estrutural - (3) de relacionamento.

Analise a figura a seguir.



O conhecimento no contexto das organizações é um grande desafio em relação a sua disseminação e ao seu compartilhamento entre os colaboradores. Analise as afirmativas abaixo.


I. O conhecimento tácito é subjetivo e está presente apenas na mente de cada indivíduo.

II. O conhecimento explícito é objetivo e de fácil codificação, podendo ser armazenado de diversas formas e compartilhado mais facilmente.

III.O conhecimento tácito e explícitos são comuns necessários pois são disseminados fortemente para que os colaboradores desenvolvam sua racionalidade e mantenham a entrega de resultados.


Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • B Apenas as afirmativas I e III estão corretas
  • C Apenas a afirmativa I está correta
  • D Apenas a afirmativa II está correta
  • E Apenas a afirmativa III está correta

As rotinas administrativas são formadas por diversos processos que ocorrem de forma sistemática e exigem conhecimento técnico e o domínio de tecnologias. Assinale a alternativa em que todas as atividades se referem a rotinas administrativas.

  • A Realizar a entrega de materiais; realizar e atender chamadas telefônicas; emitir contra-cheques e elaborar projetos e planos de negócio.
  • B Realizar depósito de salários; controlar o registro de ponto; fomentar debates e discussões; criar inovações e propor ações disruptivas.
  • C Atuar como agente fiscalizador dos ambientes de trabalho; controlar a entrega e saída de materiais e decidir mudanças e inovações organizacionais.
  • D Manter documentos e materiais organizados; emitir notas e recibos; operar equipamentos diversos e controlar a entrega e saída de materiais.
  • E Controlar o ponto de funcionários; operar equipamentos diversos; propor inovações disruptivas e realizar e atender chamadas telefônicas.

A utilização de agenda numa repartição pública contribui para a organização do trabalho e o alcance de resultados. Outras vantanges no uso de agenda são:

  • A otimização do tempo, foco em prioridades, alinhamento entre os funcionários, transparência nas atividades.
  • B redução de custos, melhoria do ambiente de trabalho, aumento na sinergia entre funcionários, inovação incremental.
  • C distribuição das atividades; definição de prioridades, focalização, clima organizacional e inovação disruptiva.
  • D otimização do tempo e recursos, favorecimento ao trabalho em equipe, definição de prioridades e ambiente de criatividade e inovação.
  • E foco em prioridades; otimização do tempo e recursos, alinhamento entre funcionários e eliminação dos conflitos.