Questões de Gestão da informação e do conhecimento (Administração Geral)

Limpar Busca

Sobre o conceito de Business Intelligence, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Esta tecnologia gera consultas que alimentam relatórios para ajudar a gestão da empresa a tomar decisões mais informadas.
( ) É um ambiente onde uma vasta quantidade de dados de vários tipos e estruturas pode ser ingerida, armazenada, avaliada e analisada, fornecendo um local central de armazenamento para dados brutos, com o mínimo de transformação, se houver.
( ) Um de seus objetivos é permitir o acesso interativo (muitas vezes em tempo real) aos dados, possibilitando a manipulação das informações e oferecendo aos usuários a capacidade de realizar análises apropriadas.
( ) Consiste no armazenamento de dados confidenciais de forma criptografada, garantindo assim a segurança contra acesso não autorizado.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A V – V – V – F.
  • B F – F – F – V.
  • C V – F – V – F.
  • D F – V – V – F.
  • E V – V – V – V.

Um sistema de controle eficaz deve garantir que as informações produzidas sejam claras, facilitando a identificação de desvios de desempenho e auxiliando na tomada de decisões. Considerando essa informação, assinale a opção que apresenta essa característica do sistema de controle.

  • A rapidez
  • B precisão
  • C objetividade
  • D aceitação pelas pessoas
  • E economia

Uma boa gestão da informação e do conhecimento facilita a utilização da informação empresarial para tomadas de decisões e possibilita a geração de conhecimentos organizacionais. A esse respeito considere os conceitos a seguir:

Gestão da Informação – conjunto de conceitos, de princípios, de métodos e de técnicas utilizados na prática administrativa e colocados em execução pela liderança de um serviço de informação para atingir a missão e os objetivos fixados.

(Dias; Beluzzo. 2003. p. 65. Adaptado.)

Gestão do Conhecimento – conjunto de atividades que busca desenvolver e controlar todo tipo de conhecimento em uma organização, visando à utilização na consecução de seus objetivos.

(Tarapanoff, 2001.)

Considerando a temática e tendo por base os conceitos disponibilizados, é possível afirmar que, EXCETO:

  • A A gestão da informação trabalha essencialmente com os fluxos formais de informação.
  • B A gestão da informação deve ser vista como a administração de uma rede de processos que adquirem, criam, organizam, distribuem e usam a informação.
  • C Para tomadas de decisões mais racionais e condizentes com os objetivos da entidade, o gestor necessita não só de informações relevantes, como também de conhecimento organizacional.
  • D A aprendizagem organizacional surge da necessidade de enfrentar, exclusivamente, mudanças microambientais. Nesse sentido, aprendizagem é um processo de mudança resultante de prática ou experiência anterior que, indiscutivelmente, sempre resultará em mudança perceptível do comportamento.

Com relação aos recursos para apresentação de dados como gráficos e tabelas, analise as afirmativas a seguir.


I. Tabelas e gráficos são instrumentos de primeira escolha para a apresentação sintética de dados, porque possibilitam a visualização isolada de dados e as relações entre esses dados.


II. Gráficos de setores são formados por um círculo completo que representa o somatório dos dados levantados, e cada parte destacada desse círculo corresponde a uma categoria pesquisada.


III. A tabulação cruzada é o método que permite que duas ou mais categorias sejam relacionadas, exibindo valores resumidos em subtotais, somas ou médias; porém, esse recurso não é adequado para tratar grandes volumes de informação.


Estão corretas as afirmativas

  • A I e II, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D I, II e III.

Com relação ao uso e acesso aos dados e informação na empresa, o método estatístico é uma ferramenta segura e prática para o dia a dia institucional e seus desafios.


Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.


I. O uso de dados secundários é uma forma ágil e barata de acessar informações para, por exemplo, se conhecer o mercado.


II. Quando não há dados disponíveis acerca de um determinado alvo (mercado, concorrência, consumidor etc.), a empresa precisa coletar ela mesma os dados. Nesse caso, dados primários.


III. Ao se trabalhar com dados secundários provenientes de fontes externas à empresa, há riscos referentes a erros de amostragem, falta de resposta e delineamento, forçando o analista a verificar os potenciais fontes de erro e tendenciosidade.


Estão corretas as afirmativas

  • A I e II, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D I, II e III.