Questões de Gestão da informação e do conhecimento (Administração Geral)

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Com relação à notação BPMN, julgue os itens subsequentes.


Dentro de um fluxograma, uma decisão é representada por um losango com duas setas — uma representa verdadeiro para a decisão, e a outra, falso.

  • Certo
  • Errado

Acerca das técnicas utilizadas na análise de negócios, julgue os itens a seguir.


O diagrama de Ishikawa ou diagrama espinha de peixe é muito utilizado para a análise de causa e efeito, pois permite identificar quais são as causas fundamentais de um problema e as relações entre elas.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item, relativo à moderna técnica de gestão.


O conhecimento presente nas organizações pode ser tácito ou implícito. A gestão do conhecimento é um conjunto de tecnologias e processos voltados para o armazenamento e o compartilhamento de informações, experiências e conhecimentos dos seus colaboradores.

  • Certo
  • Errado

Durand (1998), seguindo as chaves do aprendizado individual de Pestalozzi, construiu um conceito de competência baseado em três dimensões, englobando não só questões técnicas mas também a cognição e as atitudes relacionadas ao trabalho. Nesse caso, competência diz respeito ao conjunto de:

  • A conhecimentos, habilidades e atitudes.
  • B comportamentos, crenças e atitudes.
  • C conhecimentos, comportamentos e atitudes.
  • D conhecimentos, habilidades e crenças.
  • E conhecimentos, crenças e comportamentos.

Alguns autores (EDVINSSON; MALONE, 1998; STEWART, 1998; SVEIBY, 1998) entendem que o conhecimento gerado e/ou adquirido e efetivamente mantido por uma organização é representado pelo seu conjunto de capitais do conhecimento, o qual reflete: (1) os talentos e competências dos seus funcionários; (2) a eficácia dos seus sistemas e processos gerenciais, sua cultura, patentes e outros conceitos e modelos desenvolvidos; e (3) o caráter de seus relacionamentos com clientes, fornecedores, etc., a força de suas marcas, e sua reputação ou imagem. Os capitais são:

  • A (1) humano - (2) estrutural - (3) de processos.
  • B (1) pessoal - (2) de processos - (3) de relacionamento.
  • C (1) humano - (2 de marketing - (3) de relacionamento.
  • D (1) pessoal - (2) estrutural - (3) de marketing.
  • E (1) humano - (2) estrutural - (3) de relacionamento.