Técnicas e Materiais Pictóricos e Escultóricos
Técnicas e Materiais Pictóricos e Escultóricos para Concursos Públicos
1. Técnicas Pictóricas
Pintura a Óleo: Utiliza pigmentos misturados com óleo (ex.: linhaça). Secagem lenta, cores vibrantes e textura maleável. Obras de Da Vinci e Van Gogh.
Aquarela: Pigmentos diluídos em água. Transparência e efeitos fluidos. Comum em paisagens e ilustrações.
Guache: Similar à aquarela, mas opaco. Ideal para ilustrações e pôsteres.
Afresco: Pigmentos aplicados sobre gesso úmido. Durabilidade alta (ex.: Capela Sistina).
Têmpera: Pigmentos com emulsão (ex.: ovo). Secagem rápida e cores brilhantes.
2. Materiais Pictóricos
Suportes: Tela (linho/algodão), madeira, papel (gramatura alta para aquarela).
Ferramentas: Pincéis (cerda natural/sintética), espátulas, rolos.
Outros: Solventes (aguarrás), vernizes (proteção/finalização).
3. Técnicas Escultóricas
Talha: Esculpir em madeira ou pedra (subtractiva). Ex.: Bernini.
Modelagem: Adição de material (argila, cera). Moldagem manual ou com ferramentas.
Fundição: Derramar metal líquido em molde (bronze). Técnica "cera perdida".
Montagem: Unir objetos (colagem, solda). Arte contemporânea (ex.: Picasso).
4. Materiais Escultóricos
Argila: Flexível, queimada em forno (cerâmica).
Mármore/Granito: Pedras duras para talha.
Bronze: Ligas metálicas para fundição.
Gesso: Moldes e reproduções.
5. Conceitos-Chave para Concursos
Diferenças entre técnicas: Subtrativas (talha) vs. aditivas (modelagem).
Artistas referenciais: Michelangelo (talha), Rodin (fundição).
Conservação: Fatores de degradação (umidade, luz) e métodos de preservação.