Resumo de Educação Artística - Técnicas e Materiais Pictóricos e Escultóricos

Técnicas e Materiais Pictóricos e Escultóricos

Técnicas e Materiais Pictóricos e Escultóricos para Concursos Públicos

1. Técnicas Pictóricas

Pintura a Óleo: Utiliza pigmentos misturados com óleo (ex.: linhaça). Secagem lenta, cores vibrantes e textura maleável. Obras de Da Vinci e Van Gogh.

Aquarela: Pigmentos diluídos em água. Transparência e efeitos fluidos. Comum em paisagens e ilustrações.

Guache: Similar à aquarela, mas opaco. Ideal para ilustrações e pôsteres.

Afresco: Pigmentos aplicados sobre gesso úmido. Durabilidade alta (ex.: Capela Sistina).

Têmpera: Pigmentos com emulsão (ex.: ovo). Secagem rápida e cores brilhantes.

2. Materiais Pictóricos

Suportes: Tela (linho/algodão), madeira, papel (gramatura alta para aquarela).

Ferramentas: Pincéis (cerda natural/sintética), espátulas, rolos.

Outros: Solventes (aguarrás), vernizes (proteção/finalização).

3. Técnicas Escultóricas

Talha: Esculpir em madeira ou pedra (subtractiva). Ex.: Bernini.

Modelagem: Adição de material (argila, cera). Moldagem manual ou com ferramentas.

Fundição: Derramar metal líquido em molde (bronze). Técnica "cera perdida".

Montagem: Unir objetos (colagem, solda). Arte contemporânea (ex.: Picasso).

4. Materiais Escultóricos

Argila: Flexível, queimada em forno (cerâmica).

Mármore/Granito: Pedras duras para talha.

Bronze: Ligas metálicas para fundição.

Gesso: Moldes e reproduções.

5. Conceitos-Chave para Concursos

Diferenças entre técnicas: Subtrativas (talha) vs. aditivas (modelagem).

Artistas referenciais: Michelangelo (talha), Rodin (fundição).

Conservação: Fatores de degradação (umidade, luz) e métodos de preservação.

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