Questões de Educação Artística

Limpar Busca

A Base Nacional Comum Curricular (2018) sugere uma abordagem das linguagens artísticas, Dança, Teatro, Música e Artes Visuais, que articule seis dimensões do conhecimento: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão; não havendo entre estas qualquer hierarquia ou ordem de atuação pedagógica. Sobre as dimensões citadas, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Refere-se ao processo de construir argumentos e ponderações sobre as fruições, as experiências e os processos criativos, artísticos e culturais. 2. Refere-se ao deleite, ao prazer, ao estranhamento e à abertura para se sensibilizar durante a participação em práticas artísticas e culturais. 3. Refere-se ao fazer artístico, quando os sujeitos criam, constroem, ou seja, é uma atitude intencional e investigativa que confere materialidade estética a sentimentos, ideias, acontecimentos etc. 4. Refere-se às impressões que impulsionam os sujeitos em direção a novas compreensões do espaço em que vivem, com base no estabelecimento de relações, por meio do estudo e da pesquisa, entre as diversas experiências e manifestações artísticas e culturais vividas e conhecidas.
( ) Criação. ( ) Reflexão. ( ) Crítica. ( ) Fruição.

  • A 1 – 3 – 2 – 4.
  • B 4 –3 – 1 – 2.
  • C 3 – 1 – 4 – 2.
  • D 2 – 1 – 3– 4.
  • E 1 – 2 – 4 – 3.

Além das quatro unidades temáticas presentes na Base Nacional Comum Curricular (2018): Dança, Teatro, Música e Artes Visuais, foi acrescentada uma quinta: as Artes Integradas. Sobre a abordagem apresentada pela BNCC em relação às unidades temáticas citadas, assinale a alternativa correta.

  • A A unidade temática Dança também é abordada pelo componente curricular Educação Física, mas se diferencia da aula de Arte ao constituir-se como prática artística pelo pensamento e sentimento do corpo, mediante a articulação dos processos cognitivos e experiências sensíveis dos movimentos.
  • B A unidade temática Teatro não deve abordar temas polêmicos da nossa sociedade, uma vez que o objetivo é ensaiar peças teatrais que favoreçam o entretenimento da comunidade escolar, principalmente preparando os alunos para as apresentações e eventos escolares.
  • C A unidade temática Música tem como objetivo que os alunos aprendam a tocar ao menos um instrumento musical ao longo de sua vida escolar. O instrumento em questão fica a critério da escola/colégio.
  • D A unidade temática Artes Integradas exige que na mesma aula o professor aborde todas as linguagens referentes a determinado período ou movimento artístico, proporcionando uma educação artisticamente plena.
  • E A unidade temática Artes Visuais sugere que os alunos vivenciem a experiência de decoração do ambiente escolar, tendo como principal objetivo tornar a escola um espaço mais bonito.
No ensino de Arte do Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Arte, aponta “Elementos da linguagem” como objeto de conhecimento do “teatro” a ser trabalhado com os alunos do 6º ao 9º ano. De tal forma, ao desenvolver este objeto de conhecimento, espera-se que os alunos desenvolvam a seguinte habilidade:
  • A Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
  • B Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia e reconhecer seus vocabulários.
  • C Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.
  • D Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos.

Sobre o significado da arte na educação, Ferraz e fusari (2001) comenta“…a arte deve compor os conteúdos de estudo do curso de arte na escola e mobilizar as atividades que diversifiquem e ampliem a formação artística e estética do estudante”, logo modalidades artísticas como artes visuais, música, teatro, dança, artes audiovisuais apontam para um dever e uma abordagem na escola, identificados e justificados pelas autoras citadas acima, em uma das afirmações à abaixo:

  • A Deve abordar os componenetes “artista-aluno-movimento modern “pau brasil” europeu” e sociedade,
  • B Deve abordar os componentes “artista-obras-público-modos de comunicação” e suas maneiras de interagir na sociedade.
  • C Deve abordar apenas os componentes “artista-obras” e suas maneiras de interagir na sociedade.
  • D Deve abordar os componentes “aluno-professor-escola” e suas maneiras de interagir na sociedade.

A respeito da noção de pluriculturalismo no ensino de arte, julgue o item que se segue .



Sendo o teatro um produto histórico-cultural, a prática cênica em sala de aula favorece a identificação com outras realidades socioculturais.

  • Certo
  • Errado