Questões de Educação Artística

Limpar Busca

Durante uma oficina de artesanato promovida por uma escola pública em parceria com grupos de saberes tradicionais, uma educadora propôs atividades envolvendo o tricô como forma de expressão manual e terapêutica. Ao explicar os fundamentos da técnica, ela destacou que o tricô se diferencia de outras práticas têxteis por utilizar agulhas específicas e por sua construção basear-se na formação sequencial de laçadas. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica técnica própria do tricô:

  • A Produz peças a partir de laçadas interligadas com duas agulhas ou agulhas circulares, permitindo elasticidade e textura tridimensional.
  • B É realizado com auxílio de agulha de gancho único, formando nós e voltas fechadas.
  • C Utiliza um tear de pentes móveis para criar padrões geométricos com múltiplos fios simultâneos.
  • D Exige a utilização de agulhas planas e uso de cola têxtil para fixação dos pontos.
  • E Baseia-se em trama fixa e urdidura manual, sendo finalizado com bordado sobreposto.

O ensino de artes no contexto escolar é multidimensional, pois envolve não apenas a técnica, mas também a expressão, a sensibilidade, o pensamento crítico, a comunicação simbólica e a fruição estética. Portanto, sua metodologia precisa articular:

  • A Dimensão expressiva (produção), dimensão apreciativa (fruição) e dimensão contextual (histórica e social)
  • B Dimensão expressiva (produção), dimensão apreciativa (fruição) e dimensão geral (completa).
  • C Dimensão subjetiva (emocional), dimensão apreciativa (fruição) e dimensão contextual (histórica e social).
  • D Dimensão subjetiva (emocional), dimensão límbica (mental) e dimensão contextual (histórica e social).
  • E Dimensão expressiva (produção), dimensão límbica (mental) e dimensão geral (completa).

Considerando o papel fundamental da Educação Artística na formação integral dos indivíduos, avalie as seguintes afirmações sobre como a arte contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e da sensibilidade. Em seguida, assinale a alternativa que indica quais dessas afirmações estão corretas:

I.A exploração de diferentes materiais e técnicas artísticas estimula a experimentação e a descoberta, contribuindo para o desenvolvimento da sensibilidade estética e da capacidade de inovação.
II.A análise e interpretação de obras de arte de diferentes épocas e culturas promovem o desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade de contextualização e da compreensão de diferentes perspectivas.
III.A criação artística individual e coletiva oferece oportunidades para a expressão de ideias e emoções, fortalecendo a autonomia, a autoconfiança e a capacidade de comunicação sensível.

É correto o que se afirma em:

  • A II e III, apenas.
  • B I, II e III.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.

Considerando os principais movimentos artísticos do século XX no Brasil, analise as afirmativas a seguir.



I. O modernismo brasileiro, especialmente a partir da Semana de Arte Moderna de 1922, rompeu com padrões europeus e buscou uma arte nacional.


II. O concretismo valorizava a emoção e a subjetividade como fundamentos principais da criação artística.


III. O neoconcretismo surgiu como uma resposta à rigidez racional do concretismo, propondo maior subjetividade e participação do espectador.


IV. A arte contemporânea brasileira está desvinculada de questões sociais e políticas.



Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
  • C Apenas a afirmativa I está correta.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.

A professora Laura, em uma aula de Artes com seus alunos, propôs a seguinte atividade: cada estudante deveria, individualmente, escolher uma música que fosse significativa para si e, a partir das emoções e imagens evocadas pela canção, criar uma colagem visual utilizando diversos materiais (revistas, tecidos, papéis coloridos, fotografias, etc.). Após a conclusão das colagens individuais, a professora solicitou que os alunos se organizassem em grupos de quatro e, juntos, selecionassem elementos de suas colagens individuais que dialogassem entre si, criando uma nova colagem coletiva que representasse as conexões e os sentimentos compartilhados pelo grupo a partir das músicas escolhidas individualmente.
A atividade desenvolvida pela professora Laura promove o desenvolvimento da(s) expressão(ões):

  • A Estética, apenas.
  • B Individual, apenas.
  • C Individual e coletiva.
  • D Coletiva, apenas.