Questões de Educação Artística

Limpar Busca

Esta dança surgiu a partir dos povos originários do Nordeste no século XVI. Ao som de pífano e flautas, na época do carnaval, as pessoas com vestimentas compostas por penas na cinta e nos tornozelos, cocares e adereços (como os criadores), saem às ruas, representando cenas de caça e combate, fazendo movimentos rápidos e desenvoltos, saltando, abaixando e levantando de modo ritmado e ágil.
Trata-se de

  • A Caboclinhos.
  • B Forró.
  • C Ciranda.
  • D Frevo.

As músicas “Falsa Baiana” e “As rosas não falam” foram criadas, respectivamente, por

  • A Alfredo da Rocha Vianna Filho (Pixinguinha) e Luiz Gonzaga.
  • B Geraldo Pereira e Noel Rosa.
  • C Geraldo Pereira e Angenor de Oliveira (Cartola).
  • D Noel Rosa e Alfredo da Rocha Vianna Filho (Pixinguinha).

Linguagem artística geralmente usada para descrever obras tridimensionais inseridas em espaços específicos. A obra é projetada para ter um relacionamento específico, temporário ou permanente, com seu ambiente espacial em um nível arquitetônico, conceitual ou social. Suas representações se apropriam do diálogo entre a proposta, espaço utilizado e espectador. Trata-se de um lugar, sala ou outro espaço onde o próprio artista e/ou o espectador é também tratado como um material.


Trata-se de

  • A Performance.
  • B Instalação.
  • C Minimal Art.
  • D Body Art.

Fundado em 1953, como uma alternativa à cena teatral da época, se constituiu em um dos principais grupos de Teatro do Brasil. Um dos marcos do grupo foi a apresentação da peça, em 1958, “Eles não usam Black-Tie”, de Gianfrancesco Guarnieri. Essa afirmativa se refere ao

  • A Teatro Oficina.
  • B Teatro do Oprimido.
  • C Teatro Paulista.
  • D Teatro de Arena.

Um importante quadro para discutir as questões raciais a partir do ensino das Artes Visuais é “A redenção de Cam”, pintado em 1895. O criador dessa obra foi

  • A Modesto Brocos.
  • B Victor Meirelles.
  • C Pedro Américo.
  • D Heitor dos Prazeres.