A produção e a leitura de imagens e obras de arte requerem um olhar atento para as relações entre cor, forma e contexto sociocultural. No movimento artístico do Impressionismo, por exemplo, a cor foi utilizada de maneira inovadora para captar impressões fugazes da realidade. No entanto, essa abordagem cromática foi amplamente contestada por movimentos artísticos posteriores. Sobre as concepções de cor na arte e sua evolução histórica, marque a alternativa correta:
- A A técnica do pontilhismo, desenvolvida pelos pós-impressionistas, rejeitou totalmente as investigações científicas sobre a percepção das cores, focando unicamente na expressividade subjetiva.
- B O uso da cor pelos impressionistas rompeu com a tradição do chiaroscuro renascentista ao explorar a aplicação de pinceladas soltas e a justaposição ótica das cores, influenciado pelos estudos sobre a luz e a percepção visual.
- C A cor sempre teve um papel estritamente secundário na arte ocidental, sendo utilizada apenas como complemento à forma e à composição, sem importância significativa para a construção do significado da obra.
- D A cor na arte medieval europeia era simbólica e desvinculada de qualquer preocupação estética ou representação realista.
- E A tradição acadêmica do século XIX valorizava a aplicação espontânea e intuitiva da cor, rejeitando regras fixas sobre tonalidade e gradação cromática.