Questões de Técnicas e Materiais Pictóricos e Escultóricos (Educação Artística)

Limpar Busca

A produção e a leitura de imagens e obras de arte requerem um olhar atento para as relações entre cor, forma e contexto sociocultural. No movimento artístico do Impressionismo, por exemplo, a cor foi utilizada de maneira inovadora para captar impressões fugazes da realidade. No entanto, essa abordagem cromática foi amplamente contestada por movimentos artísticos posteriores. Sobre as concepções de cor na arte e sua evolução histórica, marque a alternativa correta:

  • A A técnica do pontilhismo, desenvolvida pelos pós-impressionistas, rejeitou totalmente as investigações científicas sobre a percepção das cores, focando unicamente na expressividade subjetiva.
  • B O uso da cor pelos impressionistas rompeu com a tradição do chiaroscuro renascentista ao explorar a aplicação de pinceladas soltas e a justaposição ótica das cores, influenciado pelos estudos sobre a luz e a percepção visual.
  • C A cor sempre teve um papel estritamente secundário na arte ocidental, sendo utilizada apenas como complemento à forma e à composição, sem importância significativa para a construção do significado da obra.
  • D A cor na arte medieval europeia era simbólica e desvinculada de qualquer preocupação estética ou representação realista.
  • E A tradição acadêmica do século XIX valorizava a aplicação espontânea e intuitiva da cor, rejeitando regras fixas sobre tonalidade e gradação cromática.

O contraste claro-escuro pressupõe

  • A a oposição entre matizes que estão em lados opostos do círculo cromático.
  • B o contraste entre cores saturadas, vivas e puras, e dessaturadas, opacas.
  • C a sensação de temperatura gerada pelo impacto da combinação entre cores.
  • D a luminosidade das cores, escurecidas com o preto ou clareadas com o branco.

Analise a imagem e o texto a seguir.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

É uma técnica de gravura simples usada para aplicação de um desenho, símbolo ou qualquer outra forma ou imagem figurativa ou abstrata. Através do corte em papel ou acetato, é elaborado um molde vazado por onde passará a tinta e preencherá as partes escuras do desenho. É por meio do contraste das cores preto e branco (negativo/positivo, cheio/vazio) que se prepara o molde e então o desenho final.

A imagem e o texto descrevem a técnica de reprodução de imagens denominada

  • A xilogravura.
  • B estêncil.
  • C litografia.
  • D serigrafia.

Observe as imagens a seguir.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Com base na observação das imagens, é possível deduzir que

  • A as figuras são ambíguas pois carecem do contraste figurafundo.
  • B a oposição cheio-vazio determina uma percepção bidimensional das figuras em relação ao plano-fundo.
  • C as linhas constroem um efeito de relevo que pode ser invertido, o que gera diversas interpretações.
  • D a relação positivo-negativo causa uma percepção de expansão-contração das figuras.

A produção plástica do artista Athos Bulcão dialoga com a arquitetura dos edifícios da Rede Sarah. No Sarah Lago Norte (Brasília), o muro vazado é formado por um conjunto de peças autoportantes em argamassa armada, com duas larguras diferentes, em seis padrões dispostos alternados e de forma aleatória, como pode ser observado na imagem a seguir.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Athos Bulcão. Muro vazado em argamassa armada do Sarah Lago Norte (edifício principal, fachada oeste), Brasília, DF, 1998.

As afirmativas a seguir sobre o objeto artístico “muro vazado” proposto por Athos Bulcão caracterizam corretamente a relação entre arte e arquitetura nos edifícios da Rede Sarah, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A A argamassa armada permite construir um objeto escultórico, pois a ferragem associada ao concreto confere mais firmeza e possibilita criar espaços vazados na estrutura do muro.
  • B O muro vazado é um exemplo de arte concreta, pela geometrização e por adotar um princípio modular, de elementos únicos e indivisíveis que não podem ser combinados entre si.
  • C O muro faz um uso do suporte vazado que rompe com a tradição da relação figura-fundo, introduzindo uma maior liberdade compositiva, como proposto pelo movimento neoconcreto.
  • D A utilização de formas geométricas em recortes vazados no muro responde a uma exigência estética e funcional também, ao criar uma relação orgânica e utilitária com o espaço, já que favorece a circulação de ar e luz.