Reações Químicas são as manifestações de substâncias que, ao serem estimuladas, formam outros elementos. Esse fenômeno está presente no dia a dia de diversas formas e a oxidação é um exemplo.
Para que ocorram as Reações Químicas é necessário que as substâncias estimuladas entrem em contato para que haja a quebra de ligações
e, então, deem origem a novas substâncias e compostos. Nesse processo, pelo menos uma ligação química é desfeita ou criada.
A velocidade com que uma reação química ocorre é variável de acordo com três fatores
, sendo: condição de temperatura, concentração de substâncias e contato entre os elementos químicos.
Das Reações Químicas resultam novas moléculas, mas os átomos das substâncias permanecem inalterados
. Contudo, a massa, os átomos e íons permanecem conservados sob a Lei de Lavoisier, Lei de Proust e um dos modelos atômicos: de Dalton.
As Reações Químicas podem ocorrer de forma endotérmica, quando absorvem energia, e exotérmicas, quando liberam energia
. Para esse processo, é importante saber que a energia química dos reagentes é menor que a dos produtos e a energia química dos reagentes é maior que a dos produtos.
Antes de dar início à parte mais complexa do assunto, que tal conferir como ocorrem algumas Reações Químicas na prática? Assista ao vídeo abaixo!
Classificações das Reações Químicas
- Síntese ou Adição (A+B → AB): essa reação ocorre quando duas substâncias reagentes formam uma mais complexa.
- Análise ou Decomposição (AB → A+B): é a reação em que uma substância reagente se divide em duas ou mais substâncias simples. Pode ocorrer por três maneiras de decomposição: por calor (pirólise), pela luz (fotólise) e pela eletricidade (eletrólise).
- Deslocamento, Substituição ou Simples Troca (AB+C → AC+B ou AB+C → CB+A): essa reação ocorre entre uma substância simples e outra composta, levando à transformação da substância composta em simples.
- Dupla-Troca ou Dupla Substituição (AB+CD → AD+CB): quando ocorre esse tipo de reação, as duas substâncias compostas trocam entre si os elementos químicos e geram duas novas substâncias compostas.
Equação das Reações Químicas
As Reações Químicas são apresentadas por meio de uma equação, que é a representação gráfica que dispõe os elementos envolvidos na reação de forma abreviada e com símbolos padronizados.
Na equação das Reações Químicas as substâncias são classificadas como produtos ou reagentes
. Os elementos que ficam no início da reação são aqueles que sofrem a transformação e recebem o nome de reagentes. Já as substâncias que aparecem no segundo membro da equação são os resultados da reação e chamam-se produtos.
Um exemplo fácil para entender melhor esse assunto é a molécula de água. Sabe-se que a solução H2O é o resultado da reação química entre duas moléculas de gás hidrogênio (H2) e uma molécula de gás oxigênio (O2). Desse processo, tem-se a substância (produto) H2O.
Para representar a reação química, utiliza-se uma seta apontando para o lado direito, indicando a transformação
.
Símbolos da equação
Para descrever uma equação química alguns símbolos são necessários, por isso é importante ter conhecimentos sobre cada um deles.
São usados os seguintes ícones:
∆ – calor
aq – aquoso (em água)
cat – catalisador
λ – energia luminosa
Em cada substância pode haver, ainda, os seguintes símbolos:
↑ – desprendimento de gás
↓ – precipitação de um sólido
Nas equações químicas as substâncias podem aparecer com seus estados físicos representados pelas suas iniciais:
(s) – sólido
(l) – líquido
(g) – gasoso
Exemplo
C (s) + O2 (g) → CO2 (g)
Legenda: carbono sólido mais oxigênio gasoso forma um dióxido de carbono em estado gasoso.
Balanceamento das equações químicas
Nas Reações Químicas o número de átomos dos reagentes deve ser igual ao número de átomos dos produtos
. Assim, quando isso acontecer, diz-se que a equação está balanceada.
Para entender melhor, têm-se os exemplos abaixo:
C + O2 → CO2 (equação balanceada)
Na equação acima há um carbono no reagente, um carbono no produto, dois oxigênios no reagente e dois oxigênios no produto.
H2 + O2 → H2O (equação não balanceada)
Nesse exemplo há dois hidrogênios no reagente, dois hidrogênios no produto, dois oxigênios no reagente e um oxigênio no produto.
Conclusão do balanceamento: para equilibrar a segunda equação deve-se colocar o número 2 na frente do H2 e o número 2 na frente de H2O, assim: 2 H2 + O2 → 2 H2O.