Resumo de Química - Modelo atômico de Dalton

O modelo atômico de Dalton é a base dos estudos sobre a composição e estrutura de um átomo. As ideias sobre a constituição da unidade básica da matéria começaram a surgir a partir dos estudos dos cientistas Leucipo e Demócrito, ainda na Grécia Antiga, por volta de 450 a.C.

Essa teoria foi essencial para o desenvolvimento das ideais sobre átomo desencadeadas posteriormente, uma vez que serviu de base para que evolução dos estudos por outros cientistas que demonstraram interesse pelo assunto tempos depois.

O modelo atômico de Dalton foi basicamente criado a partir de experimentos científicos, porém nenhum deles foi devidamente comprovado, sem conseguir identificar um átomo especificamente. Por este motivo, Dalton restringia o átomo à menor unidade básica de uma matéria.

O experimento apresenta mais teorias e poucas comprovações, sendo um modelo descartado por muitos pesquisadores. Veja os postulados apresentados por este modelo:

  • Os átomos são unidades com aspecto com maciço e apresentam forma esférica, comparados a uma bola de bilhar;
  • Diz-se nesta teoria que os átomos são indivisíveis;
  • De acordo com o modelo atômico de Dalton, os átomos são indestrutíveis;
  • Para Dalton, um elemento químico é um conjunto de átomos que possuem propriedades idênticas, ou seja, tamanho e massa iguais;
  • Os átomos que compõem diferentes elementos químicos apresentam propriedades diferentes uns dos outros;
  • Uma forma de diferenciar os átomos é comparando o peso relativo de cada um deles;
  • Substâncias químicas diferentes, em suas propriedades e características, são formadas pelo aglomerado de átomos diferentes;
  • A massa total de um composto qualquer é igual à soma das massas dos átomos dos mesmos elementos que o formam;
  • Nas transformações químicas ou reações químicas, os átomos sempre permanecem inalterados.

Já por volta do ano de 1808, Dalton fez a proposição da teoria do modelo atômico, delimitando que esta partícula possui como características uma estrutura microscópica esférica, maciça, impenetrável, indivisível e que não possui carga, seja ela negativa ou positiva.

Contribuições científicas do modelo atômico de Dalton

Lei da conservação da massa de Lavoisier

Lavoisier, conhecido químico francês, em 1785 afirmou que:

“em uma reação química a massa se conserva porque não ocorre criação nem destruição de átomos”.

Neste caso, a teoria da bolha de bilhar reforçou esta observação já que um dos tópicos do modelo de Dalton afirma que o átomo é uma partícula indestrutível.

Portanto, se houver a combustão do carvão na presença do oxigênio O2, existe uma reação química entre um átomo de carbono e dois átomos de oxigênio.

Essa reação é responsável por formar o dióxido de carbono, mais conhecido como gás carbônico, elemento que possui exatamente os mesmos compostos antes da reação química ocorrer.

Compreensão das substâncias simples

Ao utilizar como base o modelo atômico de Dalton, é possível também compreender as características fundamentais de uma substância simples, ou seja, aquela que possui átomos de mesma característica formando uma molécula. Portanto, neste tipo de composto existem átomos que fazem parte de um mesmo elemento químico.

Como exemplo, há o composto F2,um elemento constituído por dois átomos de flúor. Neste caso, usa-se dois tipos de átomos iguais na representação química, de acordo com a teoria atômica de Dalton.

Compreensão das substâncias compostas

Uma substância composta consiste em átomos com propriedades diferentes formando uma molécula. Portanto, as substâncias são formadas por diferentes elementos químicos que se associam.

A molécula da água, representada quimicamente pela fórmula estrutural H2O, por exemplo, apresenta três átomos, sendo dois deles de hidrogênio e apenas um de oxigênio.

Compreensão das misturas

O modelo atômico de Dalton também auxiliou na compreensão das misturas das substâncias químicas.

A compreensão de uma mistura, que consiste na união de duas ou mais substâncias diferentes por intermédio da teoria atômica de Dalton, é a seguinte: para perceber a mistura basta colocar duas moléculas diferentes em um mesmo recipiente.

Outras contribuições importantes de John Dalton

  • No início dos estudos, introduziu o conceito de massa atômica, estudada até os dias de hoje para esclarecimentos sobre o átomo;
  • Formulou a lei das pressões parciais dos gases;
  • Descobriu, a partir de experimentos, a doença relacionada à deficiência da visão, denominada daltonismo;
  • Estudou a dinâmica comportamental de vapores e gases em diferentes condições de ambiente e temperatura;
  • Descobriu que todos os gases possuem a capacidade de expansão, ou seja, ocupam o mesmo local no espaço de maneira uniforme.
Voltar

Questões