Os metais alcalinos são elementos químicos constituintes da tabela periódica, posicionados no grupo 1A, que possuem características peculiares entre eles.
Geralmente sofrem rápida reação com a água, formando hidróxidos – substâncias alcalinas ou básicas -, resultando na liberação de hidrogênio.
Os metais alcalinos podem também reagir facilmente com o oxigênio formando, neste caso, os óxidos. Os alcalinos encontrados em abundância no planeta são o Sódio (Na) e o Potássio (K).
Considerando suas peculiaridades, eles são considerados materiais moles, com densidade baixa, fácil poder de reação e eletropositividade elevada.
De acordo com a tendência de liberação de energia, em aspecto termodinâmico a eletropositividade destes metais tende a crescer de baixo para cima, dadas as características de organização da tabela periódica.
Isso ocorre porque quanto menor o valor da eletropositividade, mais rápido o elemento se hidrata, diminuindo consideravelmente o tempo de oxidação.
Já a reatividade dos metais alcalinos tem a tendência de crescer de cima para baixo. Pois quanto maior for o átomo, maior será sua facilidade em perder elétrons na camada de valência, reagindo com mais rapidez.
Apesar de estar posicionado no mesmo grupo, o hidrogênio (H) não é considerado um metal alcalino por causa das suas características particularidades, não estando associado a nenhuma das classificações das séries químicas.
O “H”, que possui apenas um elétron, necessita de mais energia do que qualquer alcalino para que este elétron seja retirado. Assim como os halogênios, o hidrogênio necessita de apenas um elétron na distribuição eletrônica para completar seu último nível.
Os hidrogênios podem formar sais chamados de hidretos (MH), ao reagirem com os alcalinos, à medida em que o metal cede um elétron para o hidrogênio. Nessa distribuição, o "H" funciona como se fosse um halogênio.
Características dos metais alcalinos
- São elementos com densidade baixa;
- Em temperaturas normais, condição ambiente, eles são sólidos;
- Geralmente são moles e coloridos;
- Assim como todos os metais, possuem boa condutividade elétrica;
- São elementos com alto poder de reatividade;
- Possuem eletronegatividade baixa e elevado poder de ionização;
- Na distribuição eletrônica, têm a tendência de perder elétrons;
- Na camada de valência possuem apenas um único elétron;
- Ao reagirem com o oxigênio, formam óxidos;
- Ao reagirem com água, formam hidróxidos;
- Possuem elevada eletropositividade.
Propriedades dos metais alcalinos
A tabela periódica é formada por seis metais alcalinos na família 1A. Abaixo, estão as características de cada um deles.
- Lítio (Li):
é o metal alcalino mais duro entre os seis elementos. Possui baixa solubilidade e tem também a menor densidade da família 1A.
Grande condutor de eletricidade e bastante reativo, o lítio reage com a água, formando hidróxidos e óxidos ao reagir com o ar. - Sódio (Na): é um metal mole, de baixa densidade e possui uma solubilidade mediana. Assim como o lítio, é um excelente condutor de eletricidade e alto poder de reatividade. Ele reage com a água, formando hidróxidos e óxidos ao reagir com o ar.
- Potássio (K): assim como o sódio, é um metal mole, de densidade baixa e excelente condutor de eletricidade. Também é altamente reativo e, em contato com água, apresenta boa solubilidade. Portanto, reage com água, formando hidróxidos e, ao reagir com ar, forma óxidos.
- Rubídio (Rb): é um metal mole, de densidade baixa e excelente condutor de eletricidade, possuindo grande solubilidade em água. Portanto, reage com água, formando hidróxidos e, ao reagir com ar, forma óxidos.
- Césio (Cs): o Césio é um metal mole, também de baixa densidade e excelente condutor de eletricidade, possuindo grande solubilidade em água. Sendo assim, reage com água, formando hidróxidos e, ao reagir com ar, forma óxidos.
- Frâncio (Fr): é um metal mole, de baixa densidade assim como os anteriores, excelente condutor de eletricidade e possui grande solubilidade em água. Neste caso, reage com água, formando hidróxidos e, ao reagir com ar, forma óxidos.
Metais Alcalino-Terrosos
Os metais alcalino-terrosos são aqueles que fazem parte da família 2A na tabela periódica.
Os elementos que integram este grupo são Berílio (Be), Magnésio (Mg), Cálcio (Ca), Estrôncio (Sr), Bário (Ba) e Rádio (Ra).
Excepcionalmente o Rádio possui um tempo de vida mais curto em relação aos outros.
Dentre as características gerais dos metais alcalino-terrosos estão:
- Apresentam propriedades básicas ou também chamadas de alcalinas;
- Assim como os alcalinos, eles são de baixa densidade, moles e coloridos;
- São encontrados no meio ambiente em estado sólido;
- A oxidação possui valor de +2;
- Possuem facilidade de reação com halogênios, formando sais iônicos. Também reagem com água, produzindo hidróxidos.