Resumo de Química - Fórmula Estrutural

A fórmula estrutural é uma das fórmulas da química orgânica usada para a representação da quantidade de átomos e dos tipos de ligações que formam uma substância ou molécula.

O esquema da fórmula estrutural revela a disposição dos átomos que formam a molécula, assim como o tipo de ligações entre os átomos.

Vale ressaltar que a fórmula estrutural vai representar as moléculas formadas por ligações covalentes.

Ligação covalente é um tipo de ligação química onde há o compartilhamento de pares de elétrons entre os átomos.

Um dos fatores que interferem na formação da fórmula estrutural de alguma molécula é a quantidade de elétrons que estão dispostos na última camada (camada de valência).

A importância da fórmula estrutural

Por representar como os átomos estão dispostos em uma molécula, com a fórmula estrutural é possível identificar as substâncias que são formadas pelos mesmos elementos químicos, mas são substâncias diferentes.

Por exemplo da água normal e da água oxigenada. São formadas pelos mesmos elementos, a diferença é que há um oxigênio a mais na água oxigenada.

Então, a disposição dos átomos no espaço, mesmo que sejam iguais, determinam o tipo de substância. É essa disposição que diferencia, por exemplo, os átomos de carbonos do diamante e do grafite.

Assim como a água normal e a água oxigenada, o diamante e o grafite são formandos pelos mesmos elementos, mas são diferentes devido à disposição dos átomos no espaço.

Tipos de fórmula estrutural

A fórmula estrutural pode ser plana, condensada, condensada linear ou de Lewis.

Plana

Também chamada de fórmula estrutural completa ou de Couper, a plana é o tipo que indica as ligações que ocorrem entre os elementos, podendo ser ligação simples, dupla, tripla ou ligação dativa.

Essa fórmula estrutural é representada pelo símbolo do traço (-), indicando os pares eletrônicos e o tipo de ligação.

A ligação simples é representada por apenas um traço (-), e indica o compartilhamento de apenas dois elétrons, sendo um de cada elemento.

A ligação dupla é representada por dois traços (=), e indica o compartilhamento de quatro elétrons, sendo dois de cada elemento.

A ligação tripla é representada por três traços (≡), e indica o compartilhamento de seis elétrons, sendo três de cada elemento.

A ligação dativa se trata do compartilhamento de elétrons entre um átomo já estável com outro que precisa de dois elétrons. Ou seja, se precisa de dois elétrons, se trata de uma ligação simples.

Observação: a utilização do tipo de ligação (simples, dupla, tripla ou dativa) depende da quantidade de átomos da molécula e da quantidade de ligações que cada átomo precisa para atingir a estabilidade.

Além disso, importante ressaltar que o número de ligações que um átomo precisa para se estabilizar é baseada na teoria do octeto.

Na lista abaixo, há os compostos formandos por ligação covalente e o número de ligações químicas que necessitam para serem estáveis.

Família / Elemento Quantidade de ligações
Todos os elementos da família VIIA 1 ligação
Família VIA: Oxigênio, Enxofre, Selênio e Telúrio 2 ligações
Família IIA: Berílio  2 ligações
Família VA: Nitrogênio, Fósforo e Arsênio 3 ligações
Família IIIA: Boro 3 ligações
Família IVA: Carbono e Silício  4 ligações

Condensada

A condensada é o formato simplificado da fórmula de uma substância. Isto porque, a plana pode ser longa e complexa em moléculas que possuem muitas ligações.

Desta forma, na condensada, as ligações são condensadas, apresentando apenas cada elemento e o número de átomo ligado a eles. Ou seja, diferente da plana, a condensada não mostra o tipo de ligação.

Exemplo: fórmula plana

H3C — CH2— CH2— CH2— CH2— OH
C — C — C — C — C — OH
H3 H2 H2 H2 H2

A fórmula condensada passa a ser C5H11OH, resultado da soma dos índices.

Condensada linear

A linear é representada por linhas em ziguezague. Geralmente, os átomos de carbonos e de hidrogênio não são mostrados.

Mas como mostra a imagem, eles ficam localizados em cada extremidade da linha.

Fórmula estrutural de Lewis

Também chamada de fórmula eletrônica, a fórmula de Lewis é representada por pontos (.), e mostra os números de elétrons que estão presentes nas camadas de valência.

Nessa fórmula é mostrado também as ligações existentes, sendo que a ligação dativa geralmente é representada por setas, por não ter compartilhamento de elétrons.

Veja na imagem uma das representações da fórmula de Lewis, essa é a mais moderna e correta.

"<yoastmark

Questões relacionadas a Fórmula Estrutural

+ Resumos de Química