Resumo de Pedagogia - Educação Profissional e Técnica

Educação Profissional e Técnica

Educação Profissional e Técnica: Conceito e Fundamentos

A Educação Profissional e Técnica (EPT) é uma modalidade educacional que articula formação básica e tecnológica, preparando estudantes para o mundo do trabalho. Baseia-se na Lei nº 9.394/96 (LDB), no Decreto nº 5.154/2004 e no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Divide-se em três níveis: Formação Inicial e Continuada (FIC), Técnico de Nível Médio e Tecnólogo (Nível Superior).

Objetivos da Educação Profissional e Técnica

  • Promover a qualificação, requalificação e aperfeiçoamento profissional.
  • Integrar educação básica e tecnológica.
  • Preparar para exercício de profissões técnicas.
  • Estimular a articulação com setor produtivo.

Modalidades de Oferta

Conforme o Decreto nº 5.154/2004, a EPT pode ser ofertada de forma:

  • Concomitante: Cursada paralelamente ao Ensino Médio.
  • Subsequente: Para quem já concluiu o Ensino Médio.
  • Integrada: Curso técnico articulado ao Ensino Médio, com matrícula única (Base na Resolução CNE/CEB nº 1/2005).

Princípios Pedagógicos

  • Flexibilidade curricular.
  • Valorização de competências práticas.
  • Articulação teoria-prática.
  • Certificação por competências.

Legislação Relevante para Concursos

  • LDB (Lei 9.394/96): Arts. 39 a 42 (EPT).
  • Decreto 5.154/2004: Regulamentação da EPT.
  • Lei 11.741/2008: Integração EPT com Educação Básica.
  • Resolução CNE/CEB nº 6/2012: Diretrizes Curriculares para EPT.

Desafios da Educação Profissional e Técnica

  • Garantir infraestrutura adequada.
  • Atualização constante de currículos.
  • Formação docente alinhada à demanda do mercado.
  • Equilibrar formação técnica e cidadã.